O enfraquecimento da experiência na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572 |
Resumo: | Este artigo analisa as conseqüências das novas tecnologias na educação escolar, explorando uma das dimensões constituintes da humanidade do homem: a experiência. Nesse sentido, apresenta uma série de situações escolares em que os professores transferem sua função mediadora aos instrumentos, tornando a aula um simples espetáculo. Não se trata de um comportamento “luddista”, mas de um apelo à razão emancipadora que recupere a qualidade básica da educação: o diálogo que contribui à formaçãoAbstract: This article is aimed at analyzing the consequences of the use of new technological resources in school education, exploring one of the dimensions that constitute man’s humanity: experience. In this sense, it presents a series of school situations in which teachers transfer their mediating function to instruments, converting a class into a mere spectacle. It is not intended to be a sample of luddist behavior, but an appeal to emancipatory reason to recover the basic quality of education: the dialogue which contributes to Bildung.Key words: Experience (Erfahrung). Living (Erlebnis). Education (Bildung). Spectacle. Technology |
id |
UNICAMP-18_009daa0395dc13d5465d9de831b8696a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643572 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O enfraquecimento da experiência na sala de aulaErfharung (experiência). Erlebnis (vivência). Bildung (formação). espetáculo. TecnologiaEducaçãoEste artigo analisa as conseqüências das novas tecnologias na educação escolar, explorando uma das dimensões constituintes da humanidade do homem: a experiência. Nesse sentido, apresenta uma série de situações escolares em que os professores transferem sua função mediadora aos instrumentos, tornando a aula um simples espetáculo. Não se trata de um comportamento “luddista”, mas de um apelo à razão emancipadora que recupere a qualidade básica da educação: o diálogo que contribui à formaçãoAbstract: This article is aimed at analyzing the consequences of the use of new technological resources in school education, exploring one of the dimensions that constitute man’s humanity: experience. In this sense, it presents a series of school situations in which teachers transfer their mediating function to instruments, converting a class into a mere spectacle. It is not intended to be a sample of luddist behavior, but an appeal to emancipatory reason to recover the basic quality of education: the dialogue which contributes to Bildung.Key words: Experience (Erfahrung). Living (Erlebnis). Education (Bildung). Spectacle. TechnologyUniversidade Estadual de Campinas2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 41-501980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572/11093Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPucci, BrunoOliveira, Newton Ramos2016-02-22T11:55:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643572Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T11:55:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O enfraquecimento da experiência na sala de aula |
title |
O enfraquecimento da experiência na sala de aula |
spellingShingle |
O enfraquecimento da experiência na sala de aula Pucci, Bruno Erfharung (experiência). Erlebnis (vivência). Bildung (formação). espetáculo. Tecnologia Educação |
title_short |
O enfraquecimento da experiência na sala de aula |
title_full |
O enfraquecimento da experiência na sala de aula |
title_fullStr |
O enfraquecimento da experiência na sala de aula |
title_full_unstemmed |
O enfraquecimento da experiência na sala de aula |
title_sort |
O enfraquecimento da experiência na sala de aula |
author |
Pucci, Bruno |
author_facet |
Pucci, Bruno Oliveira, Newton Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Newton Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pucci, Bruno Oliveira, Newton Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erfharung (experiência). Erlebnis (vivência). Bildung (formação). espetáculo. Tecnologia Educação |
topic |
Erfharung (experiência). Erlebnis (vivência). Bildung (formação). espetáculo. Tecnologia Educação |
description |
Este artigo analisa as conseqüências das novas tecnologias na educação escolar, explorando uma das dimensões constituintes da humanidade do homem: a experiência. Nesse sentido, apresenta uma série de situações escolares em que os professores transferem sua função mediadora aos instrumentos, tornando a aula um simples espetáculo. Não se trata de um comportamento “luddista”, mas de um apelo à razão emancipadora que recupere a qualidade básica da educação: o diálogo que contribui à formaçãoAbstract: This article is aimed at analyzing the consequences of the use of new technological resources in school education, exploring one of the dimensions that constitute man’s humanity: experience. In this sense, it presents a series of school situations in which teachers transfer their mediating function to instruments, converting a class into a mere spectacle. It is not intended to be a sample of luddist behavior, but an appeal to emancipatory reason to recover the basic quality of education: the dialogue which contributes to Bildung.Key words: Experience (Erfahrung). Living (Erlebnis). Education (Bildung). Spectacle. Technology |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643572/11093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50 Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 41-50 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185641037824 |