Ecos da poesia no leitor mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Flávia Brocchetto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marangoni, Marli Cristina Tasca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206
Resumo: Este artigo relata, a partir de pesquisa empírica, como estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental configuram o poético, por meio do estudo orientado de poemas veiculados em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Parte de investigação maior, o artigo propõe procedimentos mediadores para o poema “O eco”, de Cecília Meireles, problematizando o letramento poético. A investigação apoia-se principalmente em Huizinga e Kirinus. O problema posto justifica-se em virtude de a formação de leitores ser um desafio para o âmbito educacional e para a criação e a manutenção de políticas públicas. O artigo contribui para apresentar possibilidade de inserção escolar do acervo do PNBE e aponta caminhos para o desenvolvimento do poético, que tende a ser pouco explorado na escola.
id UNICAMP-18_04aee64023929ab77a060c089a719b65
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647206
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Ecos da poesia no leitor mirimMediação cultural. Literatura infantil. LeituraEste artigo relata, a partir de pesquisa empírica, como estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental configuram o poético, por meio do estudo orientado de poemas veiculados em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Parte de investigação maior, o artigo propõe procedimentos mediadores para o poema “O eco”, de Cecília Meireles, problematizando o letramento poético. A investigação apoia-se principalmente em Huizinga e Kirinus. O problema posto justifica-se em virtude de a formação de leitores ser um desafio para o âmbito educacional e para a criação e a manutenção de políticas públicas. O artigo contribui para apresentar possibilidade de inserção escolar do acervo do PNBE e aponta caminhos para o desenvolvimento do poético, que tende a ser pouco explorado na escola.Universidade Estadual de Campinas2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-921980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206/14124Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Flávia BrocchettoMarangoni, Marli Cristina Tasca2017-03-10T10:34:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647206Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-03-10T10:34:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecos da poesia no leitor mirim
title Ecos da poesia no leitor mirim
spellingShingle Ecos da poesia no leitor mirim
Ramos, Flávia Brocchetto
Mediação cultural. Literatura infantil. Leitura
title_short Ecos da poesia no leitor mirim
title_full Ecos da poesia no leitor mirim
title_fullStr Ecos da poesia no leitor mirim
title_full_unstemmed Ecos da poesia no leitor mirim
title_sort Ecos da poesia no leitor mirim
author Ramos, Flávia Brocchetto
author_facet Ramos, Flávia Brocchetto
Marangoni, Marli Cristina Tasca
author_role author
author2 Marangoni, Marli Cristina Tasca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
Marangoni, Marli Cristina Tasca
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação cultural. Literatura infantil. Leitura
topic Mediação cultural. Literatura infantil. Leitura
description Este artigo relata, a partir de pesquisa empírica, como estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental configuram o poético, por meio do estudo orientado de poemas veiculados em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Parte de investigação maior, o artigo propõe procedimentos mediadores para o poema “O eco”, de Cecília Meireles, problematizando o letramento poético. A investigação apoia-se principalmente em Huizinga e Kirinus. O problema posto justifica-se em virtude de a formação de leitores ser um desafio para o âmbito educacional e para a criação e a manutenção de políticas públicas. O artigo contribui para apresentar possibilidade de inserção escolar do acervo do PNBE e aponta caminhos para o desenvolvimento do poético, que tende a ser pouco explorado na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206/14124
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92
Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92
Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188416618496