Ecos da poesia no leitor mirim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206 |
Resumo: | Este artigo relata, a partir de pesquisa empírica, como estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental configuram o poético, por meio do estudo orientado de poemas veiculados em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Parte de investigação maior, o artigo propõe procedimentos mediadores para o poema “O eco”, de Cecília Meireles, problematizando o letramento poético. A investigação apoia-se principalmente em Huizinga e Kirinus. O problema posto justifica-se em virtude de a formação de leitores ser um desafio para o âmbito educacional e para a criação e a manutenção de políticas públicas. O artigo contribui para apresentar possibilidade de inserção escolar do acervo do PNBE e aponta caminhos para o desenvolvimento do poético, que tende a ser pouco explorado na escola. |
id |
UNICAMP-18_04aee64023929ab77a060c089a719b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647206 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ecos da poesia no leitor mirimMediação cultural. Literatura infantil. LeituraEste artigo relata, a partir de pesquisa empírica, como estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental configuram o poético, por meio do estudo orientado de poemas veiculados em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Parte de investigação maior, o artigo propõe procedimentos mediadores para o poema “O eco”, de Cecília Meireles, problematizando o letramento poético. A investigação apoia-se principalmente em Huizinga e Kirinus. O problema posto justifica-se em virtude de a formação de leitores ser um desafio para o âmbito educacional e para a criação e a manutenção de políticas públicas. O artigo contribui para apresentar possibilidade de inserção escolar do acervo do PNBE e aponta caminhos para o desenvolvimento do poético, que tende a ser pouco explorado na escola.Universidade Estadual de Campinas2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-921980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206/14124Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Flávia BrocchettoMarangoni, Marli Cristina Tasca2017-03-10T10:34:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647206Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-03-10T10:34:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecos da poesia no leitor mirim |
title |
Ecos da poesia no leitor mirim |
spellingShingle |
Ecos da poesia no leitor mirim Ramos, Flávia Brocchetto Mediação cultural. Literatura infantil. Leitura |
title_short |
Ecos da poesia no leitor mirim |
title_full |
Ecos da poesia no leitor mirim |
title_fullStr |
Ecos da poesia no leitor mirim |
title_full_unstemmed |
Ecos da poesia no leitor mirim |
title_sort |
Ecos da poesia no leitor mirim |
author |
Ramos, Flávia Brocchetto |
author_facet |
Ramos, Flávia Brocchetto Marangoni, Marli Cristina Tasca |
author_role |
author |
author2 |
Marangoni, Marli Cristina Tasca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Flávia Brocchetto Marangoni, Marli Cristina Tasca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação cultural. Literatura infantil. Leitura |
topic |
Mediação cultural. Literatura infantil. Leitura |
description |
Este artigo relata, a partir de pesquisa empírica, como estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental configuram o poético, por meio do estudo orientado de poemas veiculados em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Parte de investigação maior, o artigo propõe procedimentos mediadores para o poema “O eco”, de Cecília Meireles, problematizando o letramento poético. A investigação apoia-se principalmente em Huizinga e Kirinus. O problema posto justifica-se em virtude de a formação de leitores ser um desafio para o âmbito educacional e para a criação e a manutenção de políticas públicas. O artigo contribui para apresentar possibilidade de inserção escolar do acervo do PNBE e aponta caminhos para o desenvolvimento do poético, que tende a ser pouco explorado na escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647206/14124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92 Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92 Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 67-92 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188416618496 |