Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643887 |
Resumo: | Neste texto, analisamos o processo de constitUição do que chamamos depedagogia dos corpos retos, um conjunto de procedimentos destinado a ajustar/endireitar físicos desengonçados e espíritos desconformes aos princípios de retidão do porte e da rigidez do caráter, emergentes nos discursos especializados sobre corpo humano, no final do século XVIII e início do século XIX. Por meio de alguns elementos da literatUra, da mídia, e baseados principalmente nas formulações de Georges Vigarello e Michel Foucault, apresentamos algumas considerações a respeito da obsessão contemporânea pelos corpos alinhados, lisos e esbeltos, a partir dos rastros de um longo processo de degradação moral das mais diferentes e detalhadas deformidades orgânicas, processo que vem tornando mais reluzentes e "naturais" os ideais retilíneos de beleza e bem-estar físico.Abstract: In this text we analyze the process of constitUtion of what we callpedagogy ofthe straight bodies, a group of procedures designed to adjust/straighten disjoint physiques and spirits not in accordance to the principies of straighteness of postUre and austerity of character; emergent in the specialized dissertations regarding the human body at the end of the 18th century and beginning of the 19th. Through some eIements of literature, media, and based mainly on the formulations of Georges Vigarello and Michel Foucault, we present some considerations regarding the contemporary obsession for aligned, smooth and slim bodies, starting from the tracks of a lengthy process of moral degradation of the most distinct and detailed organic deformities; a process which highlights the ~,dealso~,the beauty of straighteness and physical well-being making them become more natural .Key-words: Pedagogy. History of the bodies. Straighteness of posture |
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Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadasPedagogia. História dos corpos. Retidão do porteEducaçãoNeste texto, analisamos o processo de constitUição do que chamamos depedagogia dos corpos retos, um conjunto de procedimentos destinado a ajustar/endireitar físicos desengonçados e espíritos desconformes aos princípios de retidão do porte e da rigidez do caráter, emergentes nos discursos especializados sobre corpo humano, no final do século XVIII e início do século XIX. Por meio de alguns elementos da literatUra, da mídia, e baseados principalmente nas formulações de Georges Vigarello e Michel Foucault, apresentamos algumas considerações a respeito da obsessão contemporânea pelos corpos alinhados, lisos e esbeltos, a partir dos rastros de um longo processo de degradação moral das mais diferentes e detalhadas deformidades orgânicas, processo que vem tornando mais reluzentes e "naturais" os ideais retilíneos de beleza e bem-estar físico.Abstract: In this text we analyze the process of constitUtion of what we callpedagogy ofthe straight bodies, a group of procedures designed to adjust/straighten disjoint physiques and spirits not in accordance to the principies of straighteness of postUre and austerity of character; emergent in the specialized dissertations regarding the human body at the end of the 18th century and beginning of the 19th. Through some eIements of literature, media, and based mainly on the formulations of Georges Vigarello and Michel Foucault, we present some considerations regarding the contemporary obsession for aligned, smooth and slim bodies, starting from the tracks of a lengthy process of moral degradation of the most distinct and detailed organic deformities; a process which highlights the ~,dealso~,the beauty of straighteness and physical well-being making them become more natural .Key-words: Pedagogy. History of the bodies. Straighteness of postureUniversidade Estadual de Campinas2016-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643887Pro-Posições; Vol. 14 No. 2: maio./ago.2003[41]; 77-90Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 2: maio./ago.2003[41]; 77-90Pro-Posições; v. 14 n. 2: maio./ago.2003[41]; 77-901980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643887/11357Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Carmen Lúcia2016-03-04T13:56:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643887Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-04T13:56:36Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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