Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158 |
Resumo: | Apresentando a problemática “O exercício de atividades culturais e esportivas extracurriculares pode influir no rendimento acadêmico do aluno? ”, a presente pesquisa incumbiu-se de investigar a relação da prática de atividades culturais e esportivas extracurriculares no desenvolvimento do estudante. Confrontou-se a pesquisa bibliográfica realizada em plataformas nacionais e internacionais com os dados tabulados, obtidos em um questionário aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, presumindo que, ao ingressarem em um vestibular de alta concorrência, tiveram acesso a diversas atividades culturais e esportivas extracurriculares, e esse fator poderia relacionar-se com seu desempenho acadêmico. Concluiu-se que, com a realização de tais práticas, o indivíduo é beneficiado pela melhoria dos diferentes domínios do desenvolvimento, sejam no aspecto motor, afetivo, social e cognitivo, sejam na capacidade de correlacionar habilidades e competências. |
id |
UNICAMP-18_0a940f72c36ac263f1e11ff05c9a6e49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649158 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discenteAtividades culturais. Práticas extracurriculares. Sucesso acadêmico.Apresentando a problemática “O exercício de atividades culturais e esportivas extracurriculares pode influir no rendimento acadêmico do aluno? ”, a presente pesquisa incumbiu-se de investigar a relação da prática de atividades culturais e esportivas extracurriculares no desenvolvimento do estudante. Confrontou-se a pesquisa bibliográfica realizada em plataformas nacionais e internacionais com os dados tabulados, obtidos em um questionário aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, presumindo que, ao ingressarem em um vestibular de alta concorrência, tiveram acesso a diversas atividades culturais e esportivas extracurriculares, e esse fator poderia relacionar-se com seu desempenho acadêmico. Concluiu-se que, com a realização de tais práticas, o indivíduo é beneficiado pela melhoria dos diferentes domínios do desenvolvimento, sejam no aspecto motor, afetivo, social e cognitivo, sejam na capacidade de correlacionar habilidades e competências.Universidade Estadual de Campinas2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158Pro-Posições; Vol. 28 No. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32Pro-Posições; Vol. 28 Núm. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32Pro-Posições; v. 28 n. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-321980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158/15720https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158/17844Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Gabriela Queiroz daEhrenberg, Mônica Caldas2018-04-04T13:34:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649158Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:34:08Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente |
title |
Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente |
spellingShingle |
Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente Silva, Maria Gabriela Queiroz da Atividades culturais. Práticas extracurriculares. Sucesso acadêmico. |
title_short |
Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente |
title_full |
Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente |
title_fullStr |
Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente |
title_full_unstemmed |
Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente |
title_sort |
Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente |
author |
Silva, Maria Gabriela Queiroz da |
author_facet |
Silva, Maria Gabriela Queiroz da Ehrenberg, Mônica Caldas |
author_role |
author |
author2 |
Ehrenberg, Mônica Caldas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Gabriela Queiroz da Ehrenberg, Mônica Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades culturais. Práticas extracurriculares. Sucesso acadêmico. |
topic |
Atividades culturais. Práticas extracurriculares. Sucesso acadêmico. |
description |
Apresentando a problemática “O exercício de atividades culturais e esportivas extracurriculares pode influir no rendimento acadêmico do aluno? ”, a presente pesquisa incumbiu-se de investigar a relação da prática de atividades culturais e esportivas extracurriculares no desenvolvimento do estudante. Confrontou-se a pesquisa bibliográfica realizada em plataformas nacionais e internacionais com os dados tabulados, obtidos em um questionário aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, presumindo que, ao ingressarem em um vestibular de alta concorrência, tiveram acesso a diversas atividades culturais e esportivas extracurriculares, e esse fator poderia relacionar-se com seu desempenho acadêmico. Concluiu-se que, com a realização de tais práticas, o indivíduo é beneficiado pela melhoria dos diferentes domínios do desenvolvimento, sejam no aspecto motor, afetivo, social e cognitivo, sejam na capacidade de correlacionar habilidades e competências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158/15720 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158/17844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 28 No. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32 Pro-Posições; Vol. 28 Núm. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32 Pro-Posições; v. 28 n. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188453318656 |