Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Gabriela Queiroz da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ehrenberg, Mônica Caldas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158
Resumo: Apresentando a problemática “O exercício de atividades culturais e esportivas extracurriculares pode influir no rendimento acadêmico do aluno? ”, a presente pesquisa incumbiu-se de investigar a relação da prática de atividades culturais e esportivas extracurriculares no desenvolvimento do estudante. Confrontou-se a pesquisa bibliográfica realizada em plataformas nacionais e internacionais com os dados tabulados, obtidos em um questionário aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, presumindo que, ao ingressarem em um vestibular de alta concorrência, tiveram acesso a diversas atividades culturais e esportivas extracurriculares, e esse fator poderia relacionar-se com seu desempenho acadêmico. Concluiu-se que, com a realização de tais práticas, o indivíduo é beneficiado pela melhoria dos diferentes domínios do desenvolvimento, sejam no aspecto motor, afetivo, social e cognitivo, sejam na capacidade de correlacionar habilidades e competências.
id UNICAMP-18_0a940f72c36ac263f1e11ff05c9a6e49
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649158
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discenteAtividades culturais. Práticas extracurriculares. Sucesso acadêmico.Apresentando a problemática “O exercício de atividades culturais e esportivas extracurriculares pode influir no rendimento acadêmico do aluno? ”, a presente pesquisa incumbiu-se de investigar a relação da prática de atividades culturais e esportivas extracurriculares no desenvolvimento do estudante. Confrontou-se a pesquisa bibliográfica realizada em plataformas nacionais e internacionais com os dados tabulados, obtidos em um questionário aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, presumindo que, ao ingressarem em um vestibular de alta concorrência, tiveram acesso a diversas atividades culturais e esportivas extracurriculares, e esse fator poderia relacionar-se com seu desempenho acadêmico. Concluiu-se que, com a realização de tais práticas, o indivíduo é beneficiado pela melhoria dos diferentes domínios do desenvolvimento, sejam no aspecto motor, afetivo, social e cognitivo, sejam na capacidade de correlacionar habilidades e competências.Universidade Estadual de Campinas2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158Pro-Posições; Vol. 28 No. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32Pro-Posições; Vol. 28 Núm. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32Pro-Posições; v. 28 n. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-321980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158/15720https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158/17844Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Gabriela Queiroz daEhrenberg, Mônica Caldas2018-04-04T13:34:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649158Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:34:08Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
title Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
spellingShingle Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
Silva, Maria Gabriela Queiroz da
Atividades culturais. Práticas extracurriculares. Sucesso acadêmico.
title_short Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
title_full Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
title_fullStr Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
title_full_unstemmed Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
title_sort Atividades culturais e esportivas extracurriculares: influência sobre a vida escolar do discente
author Silva, Maria Gabriela Queiroz da
author_facet Silva, Maria Gabriela Queiroz da
Ehrenberg, Mônica Caldas
author_role author
author2 Ehrenberg, Mônica Caldas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Gabriela Queiroz da
Ehrenberg, Mônica Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades culturais. Práticas extracurriculares. Sucesso acadêmico.
topic Atividades culturais. Práticas extracurriculares. Sucesso acadêmico.
description Apresentando a problemática “O exercício de atividades culturais e esportivas extracurriculares pode influir no rendimento acadêmico do aluno? ”, a presente pesquisa incumbiu-se de investigar a relação da prática de atividades culturais e esportivas extracurriculares no desenvolvimento do estudante. Confrontou-se a pesquisa bibliográfica realizada em plataformas nacionais e internacionais com os dados tabulados, obtidos em um questionário aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, presumindo que, ao ingressarem em um vestibular de alta concorrência, tiveram acesso a diversas atividades culturais e esportivas extracurriculares, e esse fator poderia relacionar-se com seu desempenho acadêmico. Concluiu-se que, com a realização de tais práticas, o indivíduo é beneficiado pela melhoria dos diferentes domínios do desenvolvimento, sejam no aspecto motor, afetivo, social e cognitivo, sejam na capacidade de correlacionar habilidades e competências.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158/15720
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649158/17844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 28 No. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32
Pro-Posições; Vol. 28 Núm. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32
Pro-Posições; v. 28 n. 1 (2017): jan./abr. [82]; 15-32
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188453318656