Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becchi, Egle
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643860
Resumo: Pouco pesquisada tanto pelas ciências do desenvolvimento como pelo pensamento da diferença, a relação mãe-filha nos primeiros anos de vida é aqui discutida na perspectiva da pedagogia da diferença em creches. Revisitando a Psicanálise, o texto mostra que é necessário reconhecer a própria origem da relação com a mãe para elaborar a própria subjetividade. No entanto, diferente das abordagens centradas na adulta - filha ou mãe -, a pesquisa destaca a filha pequena.Abstract:The mother-daughter relationship during the first years of/ife has not been much researched by the development sciences or by the difference line of thought. It is here discussed according to the framework of the pedagogy of difference of childcare institutions. Revisiting Psychoanalysis, the text shows that it is necessary to recognize the origin of ones own relation with the mother to elabotate ones own subjectivity. However, different from the approaches centered on the adult - daughter or mother -, this research highlights the small daughter.Key-words: Mother-daughter relationship. Childcare center. Italy. Pedagogy of the difference. Small children. Gender relations
id UNICAMP-18_0d96f5f6bc4dc17dd7413e8ffd5bf7b3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643860
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'RRelação mãe-filha. Creche. Itália. Pedagogia da diferença. Criança pequena. Relações de gêneroEducaçãoPouco pesquisada tanto pelas ciências do desenvolvimento como pelo pensamento da diferença, a relação mãe-filha nos primeiros anos de vida é aqui discutida na perspectiva da pedagogia da diferença em creches. Revisitando a Psicanálise, o texto mostra que é necessário reconhecer a própria origem da relação com a mãe para elaborar a própria subjetividade. No entanto, diferente das abordagens centradas na adulta - filha ou mãe -, a pesquisa destaca a filha pequena.Abstract:The mother-daughter relationship during the first years of/ife has not been much researched by the development sciences or by the difference line of thought. It is here discussed according to the framework of the pedagogy of difference of childcare institutions. Revisiting Psychoanalysis, the text shows that it is necessary to recognize the origin of ones own relation with the mother to elabotate ones own subjectivity. However, different from the approaches centered on the adult - daughter or mother -, this research highlights the small daughter.Key-words: Mother-daughter relationship. Childcare center. Italy. Pedagogy of the difference. Small children. Gender relationsUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643860Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 41-52Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 41-52Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 41-521980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643860/11337Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecchi, Egle2016-03-03T14:02:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643860Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:02:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'
title Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'
spellingShingle Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'
Becchi, Egle
RRelação mãe-filha. Creche. Itália. Pedagogia da diferença. Criança pequena. Relações de gênero
Educação
title_short Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'
title_full Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'
title_fullStr Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'
title_full_unstemmed Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'
title_sort Ser menina ontem e hoje: notas para uma pré-história do feminino'
author Becchi, Egle
author_facet Becchi, Egle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becchi, Egle
dc.subject.por.fl_str_mv RRelação mãe-filha. Creche. Itália. Pedagogia da diferença. Criança pequena. Relações de gênero
Educação
topic RRelação mãe-filha. Creche. Itália. Pedagogia da diferença. Criança pequena. Relações de gênero
Educação
description Pouco pesquisada tanto pelas ciências do desenvolvimento como pelo pensamento da diferença, a relação mãe-filha nos primeiros anos de vida é aqui discutida na perspectiva da pedagogia da diferença em creches. Revisitando a Psicanálise, o texto mostra que é necessário reconhecer a própria origem da relação com a mãe para elaborar a própria subjetividade. No entanto, diferente das abordagens centradas na adulta - filha ou mãe -, a pesquisa destaca a filha pequena.Abstract:The mother-daughter relationship during the first years of/ife has not been much researched by the development sciences or by the difference line of thought. It is here discussed according to the framework of the pedagogy of difference of childcare institutions. Revisiting Psychoanalysis, the text shows that it is necessary to recognize the origin of ones own relation with the mother to elabotate ones own subjectivity. However, different from the approaches centered on the adult - daughter or mother -, this research highlights the small daughter.Key-words: Mother-daughter relationship. Childcare center. Italy. Pedagogy of the difference. Small children. Gender relations
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643860
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643860/11337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 41-52
Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 41-52
Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 41-52
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186462072832