Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipollone, Laura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859
Resumo: Na perspectiva da pedagogia da diferença, o artigo traz resultados de pesquisas realizadas em creches e pré-escolas italianas sobre a relação educadora-menina e educadoramenino, assim como entre meninos e meninas. Oferece, então, pistas para a programação de percursos educativos nestas instituições para delinear os contornos de formação da identidade feminina desde os primeiros anos de vida.Abstract:This study presents the results of the research performed in Italian childcare institutions and preschools regarding the girl-educator and boy-educator relationships, as well as the relation berween boys and girls, from the framework of the pedagogy of the difference. Therefore, it is a source of clues for programming the educational course to be taken in these institutions in order to oudine the formation of the feminine identiry since the first years of life.Key-words: Gender relations. Childcare institution. Preschool. Italy. Small children. Early childhood education. Pedagogy of the difference
id UNICAMP-18_de10ae33f476de1291bf188b254ee0ad
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643859
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infânciaRelações de gênero. Creche. Pré-escola. Itália. Criança pequena. Educação infantil. Pedagogia'da diferençaEducaçãoNa perspectiva da pedagogia da diferença, o artigo traz resultados de pesquisas realizadas em creches e pré-escolas italianas sobre a relação educadora-menina e educadoramenino, assim como entre meninos e meninas. Oferece, então, pistas para a programação de percursos educativos nestas instituições para delinear os contornos de formação da identidade feminina desde os primeiros anos de vida.Abstract:This study presents the results of the research performed in Italian childcare institutions and preschools regarding the girl-educator and boy-educator relationships, as well as the relation berween boys and girls, from the framework of the pedagogy of the difference. Therefore, it is a source of clues for programming the educational course to be taken in these institutions in order to oudine the formation of the feminine identiry since the first years of life.Key-words: Gender relations. Childcare institution. Preschool. Italy. Small children. Early childhood education. Pedagogy of the differenceUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 25-39Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 25-39Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 25-391980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859/11336Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCipollone, Laura2016-03-03T14:02:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643859Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:02:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância
title Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância
spellingShingle Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância
Cipollone, Laura
Relações de gênero. Creche. Pré-escola. Itália. Criança pequena. Educação infantil. Pedagogia'da diferença
Educação
title_short Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância
title_full Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância
title_fullStr Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância
title_full_unstemmed Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância
title_sort Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância
author Cipollone, Laura
author_facet Cipollone, Laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipollone, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de gênero. Creche. Pré-escola. Itália. Criança pequena. Educação infantil. Pedagogia'da diferença
Educação
topic Relações de gênero. Creche. Pré-escola. Itália. Criança pequena. Educação infantil. Pedagogia'da diferença
Educação
description Na perspectiva da pedagogia da diferença, o artigo traz resultados de pesquisas realizadas em creches e pré-escolas italianas sobre a relação educadora-menina e educadoramenino, assim como entre meninos e meninas. Oferece, então, pistas para a programação de percursos educativos nestas instituições para delinear os contornos de formação da identidade feminina desde os primeiros anos de vida.Abstract:This study presents the results of the research performed in Italian childcare institutions and preschools regarding the girl-educator and boy-educator relationships, as well as the relation berween boys and girls, from the framework of the pedagogy of the difference. Therefore, it is a source of clues for programming the educational course to be taken in these institutions in order to oudine the formation of the feminine identiry since the first years of life.Key-words: Gender relations. Childcare institution. Preschool. Italy. Small children. Early childhood education. Pedagogy of the difference
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859/11336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 25-39
Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 25-39
Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 25-39
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186221948928