Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859 |
Resumo: | Na perspectiva da pedagogia da diferença, o artigo traz resultados de pesquisas realizadas em creches e pré-escolas italianas sobre a relação educadora-menina e educadoramenino, assim como entre meninos e meninas. Oferece, então, pistas para a programação de percursos educativos nestas instituições para delinear os contornos de formação da identidade feminina desde os primeiros anos de vida.Abstract:This study presents the results of the research performed in Italian childcare institutions and preschools regarding the girl-educator and boy-educator relationships, as well as the relation berween boys and girls, from the framework of the pedagogy of the difference. Therefore, it is a source of clues for programming the educational course to be taken in these institutions in order to oudine the formation of the feminine identiry since the first years of life.Key-words: Gender relations. Childcare institution. Preschool. Italy. Small children. Early childhood education. Pedagogy of the difference |
id |
UNICAMP-18_de10ae33f476de1291bf188b254ee0ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643859 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infânciaRelações de gênero. Creche. Pré-escola. Itália. Criança pequena. Educação infantil. Pedagogia'da diferençaEducaçãoNa perspectiva da pedagogia da diferença, o artigo traz resultados de pesquisas realizadas em creches e pré-escolas italianas sobre a relação educadora-menina e educadoramenino, assim como entre meninos e meninas. Oferece, então, pistas para a programação de percursos educativos nestas instituições para delinear os contornos de formação da identidade feminina desde os primeiros anos de vida.Abstract:This study presents the results of the research performed in Italian childcare institutions and preschools regarding the girl-educator and boy-educator relationships, as well as the relation berween boys and girls, from the framework of the pedagogy of the difference. Therefore, it is a source of clues for programming the educational course to be taken in these institutions in order to oudine the formation of the feminine identiry since the first years of life.Key-words: Gender relations. Childcare institution. Preschool. Italy. Small children. Early childhood education. Pedagogy of the differenceUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 25-39Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 25-39Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 25-391980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859/11336Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCipollone, Laura2016-03-03T14:02:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643859Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:02:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância |
title |
Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância |
spellingShingle |
Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância Cipollone, Laura Relações de gênero. Creche. Pré-escola. Itália. Criança pequena. Educação infantil. Pedagogia'da diferença Educação |
title_short |
Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância |
title_full |
Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância |
title_fullStr |
Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância |
title_full_unstemmed |
Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância |
title_sort |
Diferença sexual, dimensão interpessoal e afetividade nos contextos educacionais para a infância |
author |
Cipollone, Laura |
author_facet |
Cipollone, Laura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cipollone, Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações de gênero. Creche. Pré-escola. Itália. Criança pequena. Educação infantil. Pedagogia'da diferença Educação |
topic |
Relações de gênero. Creche. Pré-escola. Itália. Criança pequena. Educação infantil. Pedagogia'da diferença Educação |
description |
Na perspectiva da pedagogia da diferença, o artigo traz resultados de pesquisas realizadas em creches e pré-escolas italianas sobre a relação educadora-menina e educadoramenino, assim como entre meninos e meninas. Oferece, então, pistas para a programação de percursos educativos nestas instituições para delinear os contornos de formação da identidade feminina desde os primeiros anos de vida.Abstract:This study presents the results of the research performed in Italian childcare institutions and preschools regarding the girl-educator and boy-educator relationships, as well as the relation berween boys and girls, from the framework of the pedagogy of the difference. Therefore, it is a source of clues for programming the educational course to be taken in these institutions in order to oudine the formation of the feminine identiry since the first years of life.Key-words: Gender relations. Childcare institution. Preschool. Italy. Small children. Early childhood education. Pedagogy of the difference |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643859/11336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 25-39 Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 25-39 Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 25-39 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186221948928 |