Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Daniel Abud Seabra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nogueira, Maria Alice, Resende, Tânia de Freitas, Nogueira, Claudio Marques Martins, Alves, Maria Teresa Gonzaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159
Resumo: O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola
id UNICAMP-18_0f39fc200f058bd70fd7c57c8feceb9a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649159
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino FundamentalInfluência da família. Rendimento escolar. Métodos estatísticos.O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escolaUniversidade Estadual de Campinas2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodos quantitativosapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159Pro-Posições; Vol. 28 No. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54Pro-Posições; Vol. 28 Núm. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54Pro-Posições; v. 28 n. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-541980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/15723https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/17845Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Daniel Abud SeabraNogueira, Maria AliceResende, Tânia de FreitasNogueira, Claudio Marques MartinsAlves, Maria Teresa Gonzaga2018-04-04T13:35:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649159Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:35:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
title Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
spellingShingle Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
Matos, Daniel Abud Seabra
Influência da família. Rendimento escolar. Métodos estatísticos.
title_short Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
title_full Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
title_fullStr Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
title_sort Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
author Matos, Daniel Abud Seabra
author_facet Matos, Daniel Abud Seabra
Nogueira, Maria Alice
Resende, Tânia de Freitas
Nogueira, Claudio Marques Martins
Alves, Maria Teresa Gonzaga
author_role author
author2 Nogueira, Maria Alice
Resende, Tânia de Freitas
Nogueira, Claudio Marques Martins
Alves, Maria Teresa Gonzaga
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Daniel Abud Seabra
Nogueira, Maria Alice
Resende, Tânia de Freitas
Nogueira, Claudio Marques Martins
Alves, Maria Teresa Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Influência da família. Rendimento escolar. Métodos estatísticos.
topic Influência da família. Rendimento escolar. Métodos estatísticos.
description O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Métodos quantitativos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/15723
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/17845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 28 No. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54
Pro-Posições; Vol. 28 Núm. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54
Pro-Posições; v. 28 n. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188455415808