Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159 |
Resumo: | O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola |
id |
UNICAMP-18_0f39fc200f058bd70fd7c57c8feceb9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649159 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino FundamentalInfluência da família. Rendimento escolar. Métodos estatísticos.O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escolaUniversidade Estadual de Campinas2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodos quantitativosapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159Pro-Posições; Vol. 28 No. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54Pro-Posições; Vol. 28 Núm. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54Pro-Posições; v. 28 n. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-541980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/15723https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/17845Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Daniel Abud SeabraNogueira, Maria AliceResende, Tânia de FreitasNogueira, Claudio Marques MartinsAlves, Maria Teresa Gonzaga2018-04-04T13:35:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649159Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:35:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental |
title |
Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental Matos, Daniel Abud Seabra Influência da família. Rendimento escolar. Métodos estatísticos. |
title_short |
Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental |
title_full |
Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental |
title_sort |
Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental |
author |
Matos, Daniel Abud Seabra |
author_facet |
Matos, Daniel Abud Seabra Nogueira, Maria Alice Resende, Tânia de Freitas Nogueira, Claudio Marques Martins Alves, Maria Teresa Gonzaga |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Maria Alice Resende, Tânia de Freitas Nogueira, Claudio Marques Martins Alves, Maria Teresa Gonzaga |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Daniel Abud Seabra Nogueira, Maria Alice Resende, Tânia de Freitas Nogueira, Claudio Marques Martins Alves, Maria Teresa Gonzaga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influência da família. Rendimento escolar. Métodos estatísticos. |
topic |
Influência da família. Rendimento escolar. Métodos estatísticos. |
description |
O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Métodos quantitativos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/15723 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649159/17845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 28 No. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54 Pro-Posições; Vol. 28 Núm. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54 Pro-Posições; v. 28 n. 1 (2017): jan./abr. [82]; 33-54 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188455415808 |