Fatores associados à proficiência abaixo do básico em língua portuguesa no SAEB 2017: uma análise de regressão hierárquica
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219282 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2020. |
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Fatores associados à proficiência abaixo do básico em língua portuguesa no SAEB 2017: uma análise de regressão hierárquicaCiênciaLíngua portuguesaRendimento escolarDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2020.Para identificar fatores associados à proficiência abaixo do básico em língua portuguesa de estudantes do 5º ano do ensino fundamental e participantes do Saeb 2017, foram pré-selecionadas 36 variáveis, sendo 28 relacionadas ao nível do estudante e 8 relacionadas ao nível da unidade escolar. Por conta do grande número de participantes na avaliação, optou-se em selecionar uma amostra de estudantes e de escolas para o estudo. A partir de um plano de amostragem, foram selecionados 38.964 estudantes de 1.769 unidades representativas. Um estudo descritivo com as variáveis pré-selecionadas foi realizado a fim de obter as primeiras características dos estudantes e das unidades selecionadas. Como a variável resposta em estudo é de natureza categórica (isto é, estudantes abaixo do básico compõem a categoria de interesse) e as variáveis explicativas são características associadas às escolas e aos estudantes, foi utilizado o modelo de regressão hierárquica logístico. Para selecionar as variáveis significativas para compor o modelo utilizou-se o método interativo stepwise, por meio do critério de informação bayesiano (BIC). O modelo final selecionado foi composto por 21 variáveis explicativas, sendo que a qualidade do ajuste, baseado em uma análise de resíduos, foi satisfatória, não violando as pressuposições do modelo assumido. Os resultados apontam categorias que possuem mais chance de obter proficiência abaixo do básico em língua portuguesa em relação às demais categorias, como, por exemplo: estudantes do sexo masculino, estudantes com faixa etária abaixo da correta para cursar o 5º ano, estudantes que quase nunca ou nunca leem livros, quadrinhos, estudantes provenientes de escolas da zona rural.Abstract: In order to identify factors associated with students, from the 5th year of elementary school and Saeb 2017 participants, with proficiency below the basic in Portuguese, 36 variables were pre-selected, 28 of which were related to the level of the student and related to the level of the school unit. Due to the large number of participants in the evaluation, it was decided to select a sample of students and schools for the study. From a sampling plan, 38,964 students and 1,769 representative units were selected. A descriptive study with the pre-selected variables was carried out in order to obtain the first characteristics of the indicators and the selected units. As the response variable under study is categorical in nature (that is, students below the basic make up the category of interest) and as explanatory variables are characteristics associated with schools and students, the logistic hierarchical regression model was used. To select the important variables to compose the model, the interactive method was used, through the Bayesian information criterion (BIC). The selected model is composed of 21 explanatory variables and the quality of the adjustment, based on a residual analysis, was satisfactory, not violating the assumptions of the assumed model. The results point to categories that are more likely to obtain proficiency below the basics in Portuguese in relation to the other categories, such as: male students, students below the correct age group to attend the 5th year, students who almost never or they never read books, comics, students from rural schools.Nakamura, Luiz RicardoReis, Marcelo MenezesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, André Felipe Zilio da2021-01-14T18:07:07Z2021-01-14T18:07:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis122 p.| il., gráfs.application/pdf370891https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219282porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:07:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219282Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:07:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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