Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Gabriela Abuhab
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8652057
Resumo: Busca-se com este artigo aprofundar os entendimentos sobre a laicidade brasileira. Pretende-se retomar o debate público sobre a laicidade na escola pública brasileira na atualidade. Além disso, questionam-se o propósito e o lugar da disciplina de Ensino Religioso como integrante do currículo escolar no Ensino Fundamental, tendo como inspiração um estudo de campo realizado em uma escola municipal de Santo André, São Paulo. Conclui-se que o Estado deveria responsabilizar-se de forma mais engajada pela temática, cuja inclusão na formação de professores é essencial, e que o debate sobre o assunto tende a favorecer o conhecimento e a definição do modelo de laicidade brasileiro.
id UNICAMP-18_1136bb52bfd2bb5f5dd82d979e9b07ea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652057
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexõesLaicidade. Ensino religioso. Religiosidade. Escola pública. BrasilBusca-se com este artigo aprofundar os entendimentos sobre a laicidade brasileira. Pretende-se retomar o debate público sobre a laicidade na escola pública brasileira na atualidade. Além disso, questionam-se o propósito e o lugar da disciplina de Ensino Religioso como integrante do currículo escolar no Ensino Fundamental, tendo como inspiração um estudo de campo realizado em uma escola municipal de Santo André, São Paulo. Conclui-se que o Estado deveria responsabilizar-se de forma mais engajada pela temática, cuja inclusão na formação de professores é essencial, e que o debate sobre o assunto tende a favorecer o conhecimento e a definição do modelo de laicidade brasileiro.Universidade Estadual de Campinas2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8652057Pro-Posições; Vol. 29 No. 1 (2018): jan./abr. [86]; 107-127Pro-Posições; Vol. 29 Núm. 1 (2018): jan./abr. [86]; 107-127Pro-Posições; v. 29 n. 1 (2018): jan./abr. [86]; 107-1271980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8652057/17802Copyright (c) 2018 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Gabriela Abuhab2018-04-04T13:29:55Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652057Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:29:55Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
title Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
spellingShingle Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
Valente, Gabriela Abuhab
Laicidade. Ensino religioso. Religiosidade. Escola pública. Brasil
title_short Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
title_full Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
title_fullStr Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
title_full_unstemmed Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
title_sort Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões
author Valente, Gabriela Abuhab
author_facet Valente, Gabriela Abuhab
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Gabriela Abuhab
dc.subject.por.fl_str_mv Laicidade. Ensino religioso. Religiosidade. Escola pública. Brasil
topic Laicidade. Ensino religioso. Religiosidade. Escola pública. Brasil
description Busca-se com este artigo aprofundar os entendimentos sobre a laicidade brasileira. Pretende-se retomar o debate público sobre a laicidade na escola pública brasileira na atualidade. Além disso, questionam-se o propósito e o lugar da disciplina de Ensino Religioso como integrante do currículo escolar no Ensino Fundamental, tendo como inspiração um estudo de campo realizado em uma escola municipal de Santo André, São Paulo. Conclui-se que o Estado deveria responsabilizar-se de forma mais engajada pela temática, cuja inclusão na formação de professores é essencial, e que o debate sobre o assunto tende a favorecer o conhecimento e a definição do modelo de laicidade brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8652057
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8652057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8652057/17802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 29 No. 1 (2018): jan./abr. [86]; 107-127
Pro-Posições; Vol. 29 Núm. 1 (2018): jan./abr. [86]; 107-127
Pro-Posições; v. 29 n. 1 (2018): jan./abr. [86]; 107-127
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188833951744