Encontros e desencontros de crianças e adultos na Educação Infantil: uma análise a partir de Martin Buber
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647220 |
Resumo: | Este artigo apresenta pesquisa sobre práticas e interações em creches e pré-escolas, identificando convergências e divergências. O referencial teórico se baseia na filosofia do diálogo de Martin Buber, e o metodológico, na sociologia da infância, em que as contribuições de Corsaro e Ferreira possibilitam compreender interações e práticas de crianças e adultos em sete instituições de Educação Infantil. Os resultados evidenciaram nas creches: (i) positividades (escuta das crianças, relação dialógica, presença do outro; respeito às crianças; responsabilidade do adulto e preocupação com a qualidade); e (ii) ambiguidades (práticas repetitivas, intenção de ensinar). E nas pré-escolas: (i) alguma positividade (atividades de criação e diálogo); e (ii) negatividades (invisibilidade da criança, atividades instrucionais sem favorecer a expressão infantil; humilhação, constrangimento e anonimato das crianças). |
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Encontros e desencontros de crianças e adultos na Educação Infantil: uma análise a partir de Martin BuberInterações entre crianças e adultos. Práticas educativas. Martin Buber.Este artigo apresenta pesquisa sobre práticas e interações em creches e pré-escolas, identificando convergências e divergências. O referencial teórico se baseia na filosofia do diálogo de Martin Buber, e o metodológico, na sociologia da infância, em que as contribuições de Corsaro e Ferreira possibilitam compreender interações e práticas de crianças e adultos em sete instituições de Educação Infantil. Os resultados evidenciaram nas creches: (i) positividades (escuta das crianças, relação dialógica, presença do outro; respeito às crianças; responsabilidade do adulto e preocupação com a qualidade); e (ii) ambiguidades (práticas repetitivas, intenção de ensinar). E nas pré-escolas: (i) alguma positividade (atividades de criação e diálogo); e (ii) negatividades (invisibilidade da criança, atividades instrucionais sem favorecer a expressão infantil; humilhação, constrangimento e anonimato das crianças).Universidade Estadual de Campinas2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647220Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 135-154Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 135-154Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 135-1541980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647220/14158Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKramer, SoniaNunes, Maria Fernanda RezendePacheco, Alessandra Evelin BrandolimOliveira, Andrea Ferreira CamposMartins, Aline Lopes2017-03-10T10:43:12Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647220Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-03-10T10:43:12Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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