Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levisky, David Léo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643939
Resumo: O autor aborda as relações existentes entre os processos de identificação educacional, à luz da psicanálise, na construção da subjetividade da criança e do adolescente, na sociedade contemporânea. Questões como violência, cidadania, liberdade, democracia são frutos de relações precoces estabelecidas no seio familiar e na cultura, através da educação. Descreve a interação entre as relações educacionais, afetivas, constitucionais, sociais, econômicas na formação e desenvolvimento do seb,do ego e do superego, resultando na organização de diferentes "configurações" psicodinâmicas. Estas configurações podem ser favorecedoras ou não na integração social. Salienta a importância do contexto social na edificação do mundo interno do sujeito e nas formas de vazão da vida pulsional, simbólica e do pensamento.Abstract:The author studies, from a psychoanalytic approach, the relationship between the identification and the educational processes in the organization of the subjectivity of children and adolescents in contemporary society. Values like violence, citizenship, freedom and democracy are formed by society according to the early relationships the child establishes with the family and culture, through education. The author describes the interaction among the educational, emotional, constitutional, social and economic aspects in the formation and development of the self, ego and super-ego. This dynamic interaction accounts for the different psychodynamic configurations, which can be positive or negative, for social integration. He stresses the importance of the social context in the organization of the inner world of the individual, bis thoughts, bis symbolic and emotional characteristics.Key-words: Identification process. Education. Subject. Subjectivity. Violence
id UNICAMP-18_184e3435c96b333dea70a6f0ec6b04f5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643939
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalíticaProcesso de identificação. Educação. Sujeito. Subjetividade. ViolênciaEducaçãoO autor aborda as relações existentes entre os processos de identificação educacional, à luz da psicanálise, na construção da subjetividade da criança e do adolescente, na sociedade contemporânea. Questões como violência, cidadania, liberdade, democracia são frutos de relações precoces estabelecidas no seio familiar e na cultura, através da educação. Descreve a interação entre as relações educacionais, afetivas, constitucionais, sociais, econômicas na formação e desenvolvimento do seb,do ego e do superego, resultando na organização de diferentes "configurações" psicodinâmicas. Estas configurações podem ser favorecedoras ou não na integração social. Salienta a importância do contexto social na edificação do mundo interno do sujeito e nas formas de vazão da vida pulsional, simbólica e do pensamento.Abstract:The author studies, from a psychoanalytic approach, the relationship between the identification and the educational processes in the organization of the subjectivity of children and adolescents in contemporary society. Values like violence, citizenship, freedom and democracy are formed by society according to the early relationships the child establishes with the family and culture, through education. The author describes the interaction among the educational, emotional, constitutional, social and economic aspects in the formation and development of the self, ego and super-ego. This dynamic interaction accounts for the different psychodynamic configurations, which can be positive or negative, for social integration. He stresses the importance of the social context in the organization of the inner world of the individual, bis thoughts, bis symbolic and emotional characteristics.Key-words: Identification process. Education. Subject. Subjectivity. ViolenceUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643939Pro-Posições; Vol. 13 No. 3: set./dez.2002[39]; 99-112Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 3: set./dez.2002[39]; 99-112Pro-Posições; v. 13 n. 3: set./dez.2002[39]; 99-1121980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643939/11395Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLevisky, David Léo2016-03-07T13:57:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643939Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T13:57:22Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica
title Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica
spellingShingle Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica
Levisky, David Léo
Processo de identificação. Educação. Sujeito. Subjetividade. Violência
Educação
title_short Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica
title_full Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica
title_fullStr Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica
title_full_unstemmed Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica
title_sort Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica
author Levisky, David Léo
author_facet Levisky, David Léo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Levisky, David Léo
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de identificação. Educação. Sujeito. Subjetividade. Violência
Educação
topic Processo de identificação. Educação. Sujeito. Subjetividade. Violência
Educação
description O autor aborda as relações existentes entre os processos de identificação educacional, à luz da psicanálise, na construção da subjetividade da criança e do adolescente, na sociedade contemporânea. Questões como violência, cidadania, liberdade, democracia são frutos de relações precoces estabelecidas no seio familiar e na cultura, através da educação. Descreve a interação entre as relações educacionais, afetivas, constitucionais, sociais, econômicas na formação e desenvolvimento do seb,do ego e do superego, resultando na organização de diferentes "configurações" psicodinâmicas. Estas configurações podem ser favorecedoras ou não na integração social. Salienta a importância do contexto social na edificação do mundo interno do sujeito e nas formas de vazão da vida pulsional, simbólica e do pensamento.Abstract:The author studies, from a psychoanalytic approach, the relationship between the identification and the educational processes in the organization of the subjectivity of children and adolescents in contemporary society. Values like violence, citizenship, freedom and democracy are formed by society according to the early relationships the child establishes with the family and culture, through education. The author describes the interaction among the educational, emotional, constitutional, social and economic aspects in the formation and development of the self, ego and super-ego. This dynamic interaction accounts for the different psychodynamic configurations, which can be positive or negative, for social integration. He stresses the importance of the social context in the organization of the inner world of the individual, bis thoughts, bis symbolic and emotional characteristics.Key-words: Identification process. Education. Subject. Subjectivity. Violence
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643939
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643939/11395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 13 No. 3: set./dez.2002[39]; 99-112
Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 3: set./dez.2002[39]; 99-112
Pro-Posições; v. 13 n. 3: set./dez.2002[39]; 99-112
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186548056064