Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villani, Alberto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barolli, Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643662
Resumo: As condições para que se efetive a articulação entre ensino e aprendizagem colocamse, atualmente, como um dos principais temas de pesquisa no Ensino de Ciências. Apesar dos muitos esforços dos educadores no sentido de propor diferentes estratégias de ensino, concebidas com base em recentes resultados de pesquisa, essa articulação vem se mostrando como uma meta difícil de ser alcançada. A exploração de analogias entre os discursos de Lacan e os do professor em sala de aula, desenvolvida neste trabalho, pretende, por um lado, constituir-se numa contribuição para refletirmos sobre as posições implícitas que o professor assume na sua prática docente ao colocar em ação diferentes saberes. Por outro lado, procuraremos mostrar que a utilização do esquema lacaniano dos discursos do inconsciente permite explorar os efeitos dessas posições e ampliar nossa compreensão acerca das possibilidades de articulação entre os processos de ensinar e aprender.Abstract:The conditions to accomplish the joint enter education and learning is placed, currently, as one of the main subjects of research in science teaching. Despite the many efforts of the educators in the direction considering different strategies of education, conceived on the basis of recent results of research, this joint has been showing itself as a difficult goal of being reached. The exploration of analogies between the speeches of Lacan and of the professor in classroom, developed in this work, intends, on one hand, to constitute a contribution to reflect about the implicit positions that the professor assumes in its practice when placing in action different knowledges. On the other hand, we intend to explicit that the use of the lacanian project of the speeches of the unconscious allows to explore the effect of these positions and to extend our understanding concerning the joint possibilities between the processes of teaching and learning.Key words: Teaching. Science learning. Lacanian speeches
id UNICAMP-18_187dd279a58d6adb9b3efbe874b458cb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643662
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Os discursos do professor e o ensino de CiÍnciasEnsino. Aprendizagem em ciências. Discursos lacanianosEducaçãoAs condições para que se efetive a articulação entre ensino e aprendizagem colocamse, atualmente, como um dos principais temas de pesquisa no Ensino de Ciências. Apesar dos muitos esforços dos educadores no sentido de propor diferentes estratégias de ensino, concebidas com base em recentes resultados de pesquisa, essa articulação vem se mostrando como uma meta difícil de ser alcançada. A exploração de analogias entre os discursos de Lacan e os do professor em sala de aula, desenvolvida neste trabalho, pretende, por um lado, constituir-se numa contribuição para refletirmos sobre as posições implícitas que o professor assume na sua prática docente ao colocar em ação diferentes saberes. Por outro lado, procuraremos mostrar que a utilização do esquema lacaniano dos discursos do inconsciente permite explorar os efeitos dessas posições e ampliar nossa compreensão acerca das possibilidades de articulação entre os processos de ensinar e aprender.Abstract:The conditions to accomplish the joint enter education and learning is placed, currently, as one of the main subjects of research in science teaching. Despite the many efforts of the educators in the direction considering different strategies of education, conceived on the basis of recent results of research, this joint has been showing itself as a difficult goal of being reached. The exploration of analogies between the speeches of Lacan and of the professor in classroom, developed in this work, intends, on one hand, to constitute a contribution to reflect about the implicit positions that the professor assumes in its practice when placing in action different knowledges. On the other hand, we intend to explicit that the use of the lacanian project of the speeches of the unconscious allows to explore the effect of these positions and to extend our understanding concerning the joint possibilities between the processes of teaching and learning.Key words: Teaching. Science learning. Lacanian speechesUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643662Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 155-175Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 155-175Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 155-1751980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643662/11179Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVillani, AlbertoBarolli, Elisabeth2016-02-29T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643662Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias
title Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias
spellingShingle Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias
Villani, Alberto
Ensino. Aprendizagem em ciências. Discursos lacanianos
Educação
title_short Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias
title_full Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias
title_fullStr Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias
title_full_unstemmed Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias
title_sort Os discursos do professor e o ensino de CiÍncias
author Villani, Alberto
author_facet Villani, Alberto
Barolli, Elisabeth
author_role author
author2 Barolli, Elisabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villani, Alberto
Barolli, Elisabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Aprendizagem em ciências. Discursos lacanianos
Educação
topic Ensino. Aprendizagem em ciências. Discursos lacanianos
Educação
description As condições para que se efetive a articulação entre ensino e aprendizagem colocamse, atualmente, como um dos principais temas de pesquisa no Ensino de Ciências. Apesar dos muitos esforços dos educadores no sentido de propor diferentes estratégias de ensino, concebidas com base em recentes resultados de pesquisa, essa articulação vem se mostrando como uma meta difícil de ser alcançada. A exploração de analogias entre os discursos de Lacan e os do professor em sala de aula, desenvolvida neste trabalho, pretende, por um lado, constituir-se numa contribuição para refletirmos sobre as posições implícitas que o professor assume na sua prática docente ao colocar em ação diferentes saberes. Por outro lado, procuraremos mostrar que a utilização do esquema lacaniano dos discursos do inconsciente permite explorar os efeitos dessas posições e ampliar nossa compreensão acerca das possibilidades de articulação entre os processos de ensinar e aprender.Abstract:The conditions to accomplish the joint enter education and learning is placed, currently, as one of the main subjects of research in science teaching. Despite the many efforts of the educators in the direction considering different strategies of education, conceived on the basis of recent results of research, this joint has been showing itself as a difficult goal of being reached. The exploration of analogies between the speeches of Lacan and of the professor in classroom, developed in this work, intends, on one hand, to constitute a contribution to reflect about the implicit positions that the professor assumes in its practice when placing in action different knowledges. On the other hand, we intend to explicit that the use of the lacanian project of the speeches of the unconscious allows to explore the effect of these positions and to extend our understanding concerning the joint possibilities between the processes of teaching and learning.Key words: Teaching. Science learning. Lacanian speeches
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643662
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643662/11179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 155-175
Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 155-175
Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 155-175
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185771061248