Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658 |
Resumo: | O trabalho em questão procurou investigar pistas sobre as vivências de leituras de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas – futuros professores de Ciências da escola básica – tomando como fonte de pesquisa o relato de suas memórias. A tentativa é resgatar deste futuro professor-leitor, os modelos de leitura que possam influenciar sua prática pedagógica. Nesse sentido, o foco da pesquisa direciona-se para estes relatos escritos em que aparecem suas idéias, tipos de livros, pessoas envolvidas neste processo, entre outros. Para o exercício da análise dessas fontes de pesquisa, tomamos como referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, em destaque os autores Orlandi e Pêcheux. O material analisado mostrou-se bastante interessante, pois na maioria das vezes as narrativas pessoais estão ausentes em cursos dessa natureza, nos quais a ênfase dada é numa escrita técnica.Abstract: This work is aimed at investigating tracks on the reading experiences of biological science students – future science teachers in elementary school – taking the report of their memories as a source for research. It is an attempt to rescue the reading models that may influence these teachers-readers’ pedagogical practice. Thus, the focus of the research is on these written reports containing their ideas, types of books, and people involved in this process, among others. For the analysis of these sources, we have taken the discourse analysis of the French line as a theoretical reference, highlighting the authors Orlandi and Pêcheux. The analyzed material has proved to be very interesting, because personal narratives are usually absent in courses of this kind, in which technical writing is emphasized.Key words: Teacher formation. Science education. Reading |
id |
UNICAMP-18_4238a6c44ebab8dbbef5e65ce1706a55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643658 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍnciasFormação de professores. Educação em ciências. LeituraEducaçãoO trabalho em questão procurou investigar pistas sobre as vivências de leituras de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas – futuros professores de Ciências da escola básica – tomando como fonte de pesquisa o relato de suas memórias. A tentativa é resgatar deste futuro professor-leitor, os modelos de leitura que possam influenciar sua prática pedagógica. Nesse sentido, o foco da pesquisa direciona-se para estes relatos escritos em que aparecem suas idéias, tipos de livros, pessoas envolvidas neste processo, entre outros. Para o exercício da análise dessas fontes de pesquisa, tomamos como referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, em destaque os autores Orlandi e Pêcheux. O material analisado mostrou-se bastante interessante, pois na maioria das vezes as narrativas pessoais estão ausentes em cursos dessa natureza, nos quais a ênfase dada é numa escrita técnica.Abstract: This work is aimed at investigating tracks on the reading experiences of biological science students – future science teachers in elementary school – taking the report of their memories as a source for research. It is an attempt to rescue the reading models that may influence these teachers-readers’ pedagogical practice. Thus, the focus of the research is on these written reports containing their ideas, types of books, and people involved in this process, among others. For the analysis of these sources, we have taken the discourse analysis of the French line as a theoretical reference, highlighting the authors Orlandi and Pêcheux. The analyzed material has proved to be very interesting, because personal narratives are usually absent in courses of this kind, in which technical writing is emphasized.Key words: Teacher formation. Science education. ReadingUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 105-1161980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658/11175Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Suzani CassianiNascimento, Tatiana Galieta2016-02-29T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643658Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias |
title |
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias |
spellingShingle |
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias Souza, Suzani Cassiani Formação de professores. Educação em ciências. Leitura Educação |
title_short |
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias |
title_full |
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias |
title_fullStr |
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias |
title_full_unstemmed |
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias |
title_sort |
Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias |
author |
Souza, Suzani Cassiani |
author_facet |
Souza, Suzani Cassiani Nascimento, Tatiana Galieta |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Tatiana Galieta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Suzani Cassiani Nascimento, Tatiana Galieta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Educação em ciências. Leitura Educação |
topic |
Formação de professores. Educação em ciências. Leitura Educação |
description |
O trabalho em questão procurou investigar pistas sobre as vivências de leituras de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas – futuros professores de Ciências da escola básica – tomando como fonte de pesquisa o relato de suas memórias. A tentativa é resgatar deste futuro professor-leitor, os modelos de leitura que possam influenciar sua prática pedagógica. Nesse sentido, o foco da pesquisa direciona-se para estes relatos escritos em que aparecem suas idéias, tipos de livros, pessoas envolvidas neste processo, entre outros. Para o exercício da análise dessas fontes de pesquisa, tomamos como referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, em destaque os autores Orlandi e Pêcheux. O material analisado mostrou-se bastante interessante, pois na maioria das vezes as narrativas pessoais estão ausentes em cursos dessa natureza, nos quais a ênfase dada é numa escrita técnica.Abstract: This work is aimed at investigating tracks on the reading experiences of biological science students – future science teachers in elementary school – taking the report of their memories as a source for research. It is an attempt to rescue the reading models that may influence these teachers-readers’ pedagogical practice. Thus, the focus of the research is on these written reports containing their ideas, types of books, and people involved in this process, among others. For the analysis of these sources, we have taken the discourse analysis of the French line as a theoretical reference, highlighting the authors Orlandi and Pêcheux. The analyzed material has proved to be very interesting, because personal narratives are usually absent in courses of this kind, in which technical writing is emphasized.Key words: Teacher formation. Science education. Reading |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658/11175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116 Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116 Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185763721216 |