Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Suzani Cassiani
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Tatiana Galieta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658
Resumo: O trabalho em questão procurou investigar pistas sobre as vivências de leituras de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas – futuros professores de Ciências da escola básica – tomando como fonte de pesquisa o relato de suas memórias. A tentativa é resgatar deste futuro professor-leitor, os modelos de leitura que possam influenciar sua prática pedagógica. Nesse sentido, o foco da pesquisa direciona-se para estes relatos escritos em que aparecem suas idéias, tipos de livros, pessoas envolvidas neste processo, entre outros. Para o exercício da análise dessas fontes de pesquisa, tomamos como referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, em destaque os autores Orlandi e Pêcheux. O material analisado mostrou-se bastante interessante, pois na maioria das vezes as narrativas pessoais estão ausentes em cursos dessa natureza, nos quais a ênfase dada é numa escrita técnica.Abstract: This work is aimed at investigating tracks on the reading experiences of biological science students – future science teachers in elementary school – taking the report of their memories as a source for research. It is an attempt to rescue the reading models that may influence these teachers-readers’ pedagogical practice. Thus, the focus of the research is on these written reports containing their ideas, types of books, and people involved in this process, among others. For the analysis of these sources, we have taken the discourse analysis of the French line as a theoretical reference, highlighting the authors Orlandi and Pêcheux. The analyzed material has proved to be very interesting, because personal narratives are usually absent in courses of this kind, in which technical writing is emphasized.Key words: Teacher formation. Science education. Reading
id UNICAMP-18_4238a6c44ebab8dbbef5e65ce1706a55
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643658
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍnciasFormação de professores. Educação em ciências. LeituraEducaçãoO trabalho em questão procurou investigar pistas sobre as vivências de leituras de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas – futuros professores de Ciências da escola básica – tomando como fonte de pesquisa o relato de suas memórias. A tentativa é resgatar deste futuro professor-leitor, os modelos de leitura que possam influenciar sua prática pedagógica. Nesse sentido, o foco da pesquisa direciona-se para estes relatos escritos em que aparecem suas idéias, tipos de livros, pessoas envolvidas neste processo, entre outros. Para o exercício da análise dessas fontes de pesquisa, tomamos como referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, em destaque os autores Orlandi e Pêcheux. O material analisado mostrou-se bastante interessante, pois na maioria das vezes as narrativas pessoais estão ausentes em cursos dessa natureza, nos quais a ênfase dada é numa escrita técnica.Abstract: This work is aimed at investigating tracks on the reading experiences of biological science students – future science teachers in elementary school – taking the report of their memories as a source for research. It is an attempt to rescue the reading models that may influence these teachers-readers’ pedagogical practice. Thus, the focus of the research is on these written reports containing their ideas, types of books, and people involved in this process, among others. For the analysis of these sources, we have taken the discourse analysis of the French line as a theoretical reference, highlighting the authors Orlandi and Pêcheux. The analyzed material has proved to be very interesting, because personal narratives are usually absent in courses of this kind, in which technical writing is emphasized.Key words: Teacher formation. Science education. ReadingUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 105-1161980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658/11175Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Suzani CassianiNascimento, Tatiana Galieta2016-02-29T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643658Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
title Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
spellingShingle Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
Souza, Suzani Cassiani
Formação de professores. Educação em ciências. Leitura
Educação
title_short Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
title_full Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
title_fullStr Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
title_full_unstemmed Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
title_sort Um di·logo com as histÛrias de leituras de futuros professores de CiÍncias
author Souza, Suzani Cassiani
author_facet Souza, Suzani Cassiani
Nascimento, Tatiana Galieta
author_role author
author2 Nascimento, Tatiana Galieta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Suzani Cassiani
Nascimento, Tatiana Galieta
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Educação em ciências. Leitura
Educação
topic Formação de professores. Educação em ciências. Leitura
Educação
description O trabalho em questão procurou investigar pistas sobre as vivências de leituras de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas – futuros professores de Ciências da escola básica – tomando como fonte de pesquisa o relato de suas memórias. A tentativa é resgatar deste futuro professor-leitor, os modelos de leitura que possam influenciar sua prática pedagógica. Nesse sentido, o foco da pesquisa direciona-se para estes relatos escritos em que aparecem suas idéias, tipos de livros, pessoas envolvidas neste processo, entre outros. Para o exercício da análise dessas fontes de pesquisa, tomamos como referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, em destaque os autores Orlandi e Pêcheux. O material analisado mostrou-se bastante interessante, pois na maioria das vezes as narrativas pessoais estão ausentes em cursos dessa natureza, nos quais a ênfase dada é numa escrita técnica.Abstract: This work is aimed at investigating tracks on the reading experiences of biological science students – future science teachers in elementary school – taking the report of their memories as a source for research. It is an attempt to rescue the reading models that may influence these teachers-readers’ pedagogical practice. Thus, the focus of the research is on these written reports containing their ideas, types of books, and people involved in this process, among others. For the analysis of these sources, we have taken the discourse analysis of the French line as a theoretical reference, highlighting the authors Orlandi and Pêcheux. The analyzed material has proved to be very interesting, because personal narratives are usually absent in courses of this kind, in which technical writing is emphasized.Key words: Teacher formation. Science education. Reading
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643658/11175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116
Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116
Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 105-116
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185763721216