Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kishimoto, Tizuko Morchida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643684
Resumo: O texto analisa o Curso de Pedagogia e a formação do professor(a) de Educação Infantil, tendo como base 12 cursos de Pedagogia da rede privada no Brasil. Questiona, à luz dos recentes estudos sobre a profissionalização no campo da formação de professor, a falta de especificidade da formação docente, pela adoção de perfis híbridos; com a formação conjugada do professor de Educação Infantil, das séries iniciais do Ensino Fundamental e do pedagogo.Abstract: The curriculum of Pedagogy course and teacher preparation to childhood education is analised by the text, discussing 12 courses of Pedagogy in Brazil in private institutions. The adoption of an hybrid profile and the lack of specific teacher preparation including the conjunction of childhood education, primary education and pedagogy is discussed by recent studies of profissionalization in the teacher preparation area.Key-words: Profissionalization. Teacher preparation. Childhood education. Pedagogy Course. Curriculum of teacher preparation
id UNICAMP-18_195201f334a0740bd0e4a4fe9c258a68
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643684
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o InfantilProfissionalização. Formação de professor. Educação Infantil. Curso de Pedagogia. Currículo de formação de professorEducaçãoO texto analisa o Curso de Pedagogia e a formação do professor(a) de Educação Infantil, tendo como base 12 cursos de Pedagogia da rede privada no Brasil. Questiona, à luz dos recentes estudos sobre a profissionalização no campo da formação de professor, a falta de especificidade da formação docente, pela adoção de perfis híbridos; com a formação conjugada do professor de Educação Infantil, das séries iniciais do Ensino Fundamental e do pedagogo.Abstract: The curriculum of Pedagogy course and teacher preparation to childhood education is analised by the text, discussing 12 courses of Pedagogy in Brazil in private institutions. The adoption of an hybrid profile and the lack of specific teacher preparation including the conjunction of childhood education, primary education and pedagogy is discussed by recent studies of profissionalization in the teacher preparation area.Key-words: Profissionalization. Teacher preparation. Childhood education. Pedagogy Course. Curriculum of teacher preparationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643684Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 181-193Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 181-193Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 181-1931980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643684/11200Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKishimoto, Tizuko Morchida2016-02-29T13:59:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643684Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T13:59:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil
title Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil
spellingShingle Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil
Kishimoto, Tizuko Morchida
Profissionalização. Formação de professor. Educação Infantil. Curso de Pedagogia. Currículo de formação de professor
Educação
title_short Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil
title_full Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil
title_fullStr Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil
title_full_unstemmed Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil
title_sort Pedagogia e a formaÁ„o de professores(as) de EducaÁ„o Infantil
author Kishimoto, Tizuko Morchida
author_facet Kishimoto, Tizuko Morchida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kishimoto, Tizuko Morchida
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalização. Formação de professor. Educação Infantil. Curso de Pedagogia. Currículo de formação de professor
Educação
topic Profissionalização. Formação de professor. Educação Infantil. Curso de Pedagogia. Currículo de formação de professor
Educação
description O texto analisa o Curso de Pedagogia e a formação do professor(a) de Educação Infantil, tendo como base 12 cursos de Pedagogia da rede privada no Brasil. Questiona, à luz dos recentes estudos sobre a profissionalização no campo da formação de professor, a falta de especificidade da formação docente, pela adoção de perfis híbridos; com a formação conjugada do professor de Educação Infantil, das séries iniciais do Ensino Fundamental e do pedagogo.Abstract: The curriculum of Pedagogy course and teacher preparation to childhood education is analised by the text, discussing 12 courses of Pedagogy in Brazil in private institutions. The adoption of an hybrid profile and the lack of specific teacher preparation including the conjunction of childhood education, primary education and pedagogy is discussed by recent studies of profissionalization in the teacher preparation area.Key-words: Profissionalization. Teacher preparation. Childhood education. Pedagogy Course. Curriculum of teacher preparation
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643684
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643684/11200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 181-193
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 181-193
Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 181-193
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186094022656