O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domenici, Eloisa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643343
Resumo: Neste artigo, destaco a sinergia entre a educação somática e a dança, como um subespaço de produção de conhecimento qualificado sobre o corpo. Considero que as práticas de educação somática possibilitaram novos caminhos de investigação e criação, alterando profundamente os modos de fazer dança, para além da clássica epistemologia mecanicista em que se pauta o treinamento corporal tradicional. Minha hipótese é de que essa zona híbrida entre arte e ciência vem desestabilizando concepções importantes, tais como memória, cognição, movimento, hábito, natureza, cultura, entre outros, produzindo importantes subsídios na direção de novas epistemologias sobre o corpoAbstract: This article focuses on the collaboration between somatic education and dance as a sub-space for production of qualified knowledge on the body. It is argued that the practices of somatic education have provided new kinds of investigation and creation, making significant changes in the ways of making dance and producing new aesthetic concepts that present other ideas than the ones from the classical mechanist epistemology. Our hypothesis is that this hybrid zone between art and science has been mobilizing important conceptions, such as memory, cognition, movement, habit, nature, and culture, among others, producing an important support for new epistemologies on the body.Key words: Dance. Somatic education. Body. Epistemology
id UNICAMP-18_1bb4500e05f9b1874a274e0e83ad8c32
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643343
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpoDança. Educação somática. Corpo. EpistemologiaEducaçãoNeste artigo, destaco a sinergia entre a educação somática e a dança, como um subespaço de produção de conhecimento qualificado sobre o corpo. Considero que as práticas de educação somática possibilitaram novos caminhos de investigação e criação, alterando profundamente os modos de fazer dança, para além da clássica epistemologia mecanicista em que se pauta o treinamento corporal tradicional. Minha hipótese é de que essa zona híbrida entre arte e ciência vem desestabilizando concepções importantes, tais como memória, cognição, movimento, hábito, natureza, cultura, entre outros, produzindo importantes subsídios na direção de novas epistemologias sobre o corpoAbstract: This article focuses on the collaboration between somatic education and dance as a sub-space for production of qualified knowledge on the body. It is argued that the practices of somatic education have provided new kinds of investigation and creation, making significant changes in the ways of making dance and producing new aesthetic concepts that present other ideas than the ones from the classical mechanist epistemology. Our hypothesis is that this hybrid zone between art and science has been mobilizing important conceptions, such as memory, cognition, movement, habit, nature, and culture, among others, producing an important support for new epistemologies on the body.Key words: Dance. Somatic education. Body. EpistemologyUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643343Pro-Posições; Vol. 21 No. 2: maio.ago./2010[62]; 69-85Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 2: maio.ago./2010[62]; 69-85Pro-Posições; v. 21 n. 2: maio.ago./2010[62]; 69-851980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643343/10881Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomenici, Eloisa2016-02-18T14:33:15Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643343Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:15Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
title O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
spellingShingle O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
Domenici, Eloisa
Dança. Educação somática. Corpo. Epistemologia
Educação
title_short O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
title_full O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
title_fullStr O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
title_full_unstemmed O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
title_sort O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo
author Domenici, Eloisa
author_facet Domenici, Eloisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domenici, Eloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Dança. Educação somática. Corpo. Epistemologia
Educação
topic Dança. Educação somática. Corpo. Epistemologia
Educação
description Neste artigo, destaco a sinergia entre a educação somática e a dança, como um subespaço de produção de conhecimento qualificado sobre o corpo. Considero que as práticas de educação somática possibilitaram novos caminhos de investigação e criação, alterando profundamente os modos de fazer dança, para além da clássica epistemologia mecanicista em que se pauta o treinamento corporal tradicional. Minha hipótese é de que essa zona híbrida entre arte e ciência vem desestabilizando concepções importantes, tais como memória, cognição, movimento, hábito, natureza, cultura, entre outros, produzindo importantes subsídios na direção de novas epistemologias sobre o corpoAbstract: This article focuses on the collaboration between somatic education and dance as a sub-space for production of qualified knowledge on the body. It is argued that the practices of somatic education have provided new kinds of investigation and creation, making significant changes in the ways of making dance and producing new aesthetic concepts that present other ideas than the ones from the classical mechanist epistemology. Our hypothesis is that this hybrid zone between art and science has been mobilizing important conceptions, such as memory, cognition, movement, habit, nature, and culture, among others, producing an important support for new epistemologies on the body.Key words: Dance. Somatic education. Body. Epistemology
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643343
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643343/10881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 21 No. 2: maio.ago./2010[62]; 69-85
Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 2: maio.ago./2010[62]; 69-85
Pro-Posições; v. 21 n. 2: maio.ago./2010[62]; 69-85
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184815808512