Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortin, Sylvie
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139
Resumo: Neste artigo a autora discute o ensino de técnica de dança moderna através de um estudo de caso na linha a pesquisa qualitativa. Analisa a possibilidade de uma técnica de dança sem estilo, fundada em princípios anatõmicos funcionais na qual é dada prioridade à sensação do corpo através do trabalho de educação somática. Sem a intenção de estar prescrevendo modelos ou até mesmo ditando novas regras para o ensino de dança, a autora ponta em sua conclusão dados que podem ser transportados e adaptados para o ensino de qualquer técnica de dança codificada. Com isto, acredita estar expandindo as fronteiras do que hoje se reconhece como ensino de dança.Abstract:in this the author discusses the teaching of modern dance technique via a qualitative approach to research. She analysis the possibility of teaching dance with no style, based on anatomical principies that give priority to body sensation through the understanding of dance science and somatics. Without dictating models or even suggesting new rules to the teaching of dance, the author points out in her conclusion data that can be either trasnported or adapted to the teaching of any dance technique. She believes this approach expands the boundaries of what could be considered dance education nowadays.Descriptors: Body. Technique. Dance. Somatic education 
id UNICAMP-18_ba0b2106f1aab36e8a8288be4338b07c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644139
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *Corpo. Ttécnica. Dança. Educação somáticaEducaçãoNeste artigo a autora discute o ensino de técnica de dança moderna através de um estudo de caso na linha a pesquisa qualitativa. Analisa a possibilidade de uma técnica de dança sem estilo, fundada em princípios anatõmicos funcionais na qual é dada prioridade à sensação do corpo através do trabalho de educação somática. Sem a intenção de estar prescrevendo modelos ou até mesmo ditando novas regras para o ensino de dança, a autora ponta em sua conclusão dados que podem ser transportados e adaptados para o ensino de qualquer técnica de dança codificada. Com isto, acredita estar expandindo as fronteiras do que hoje se reconhece como ensino de dança.Abstract:in this the author discusses the teaching of modern dance technique via a qualitative approach to research. She analysis the possibility of teaching dance with no style, based on anatomical principies that give priority to body sensation through the understanding of dance science and somatics. Without dictating models or even suggesting new rules to the teaching of dance, the author points out in her conclusion data that can be either trasnported or adapted to the teaching of any dance technique. She believes this approach expands the boundaries of what could be considered dance education nowadays.Descriptors: Body. Technique. Dance. Somatic education Universidade Estadual de Campinas2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 79-95Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 79-95Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 79-951980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139/11577Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortin, Sylvie2016-03-11T13:44:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644139Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-11T13:44:09Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *
title Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *
spellingShingle Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *
Fortin, Sylvie
Corpo. Ttécnica. Dança. Educação somática
Educação
title_short Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *
title_full Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *
title_fullStr Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *
title_full_unstemmed Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *
title_sort Quando a ciência da dança e a educação somática entram na aula técnica de dança *
author Fortin, Sylvie
author_facet Fortin, Sylvie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortin, Sylvie
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo. Ttécnica. Dança. Educação somática
Educação
topic Corpo. Ttécnica. Dança. Educação somática
Educação
description Neste artigo a autora discute o ensino de técnica de dança moderna através de um estudo de caso na linha a pesquisa qualitativa. Analisa a possibilidade de uma técnica de dança sem estilo, fundada em princípios anatõmicos funcionais na qual é dada prioridade à sensação do corpo através do trabalho de educação somática. Sem a intenção de estar prescrevendo modelos ou até mesmo ditando novas regras para o ensino de dança, a autora ponta em sua conclusão dados que podem ser transportados e adaptados para o ensino de qualquer técnica de dança codificada. Com isto, acredita estar expandindo as fronteiras do que hoje se reconhece como ensino de dança.Abstract:in this the author discusses the teaching of modern dance technique via a qualitative approach to research. She analysis the possibility of teaching dance with no style, based on anatomical principies that give priority to body sensation through the understanding of dance science and somatics. Without dictating models or even suggesting new rules to the teaching of dance, the author points out in her conclusion data that can be either trasnported or adapted to the teaching of any dance technique. She believes this approach expands the boundaries of what could be considered dance education nowadays.Descriptors: Body. Technique. Dance. Somatic education 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644139/11577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 79-95
Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 79-95
Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 79-95
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217187365945344