Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100547 |
Resumo: | Resumo Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diários (visuais e textuais) produzidos pelos acadêmicos do curso de graduação em artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria e nas redes de afetos que potencializaram ou não o pensar da experiência docente. Assim, com o intento de dar conta das exigências suscitadas pelas narrativas produzidas nos diários, passou-se a dialogar com o conceito de acontecimento. Neste tangenciar de narrativas próprias e alheias, foi possível desenhar outras paisagens e pensar na docência como um processo em constante renovação e invenção. |
id |
UNICAMP-18_1d1f2c40e6b78fa22796a7221c0949a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-73072019000100547 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativadiário de aulaexperiência educativaproblematizaçãoacontecimentoResumo Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diários (visuais e textuais) produzidos pelos acadêmicos do curso de graduação em artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria e nas redes de afetos que potencializaram ou não o pensar da experiência docente. Assim, com o intento de dar conta das exigências suscitadas pelas narrativas produzidas nos diários, passou-se a dialogar com o conceito de acontecimento. Neste tangenciar de narrativas próprias e alheias, foi possível desenhar outras paisagens e pensar na docência como um processo em constante renovação e invenção.UNICAMP - Faculdade de Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100547Pro-Posições v.30 2019reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1980-6248-2017-0098info:eu-repo/semantics/openAccessCardonetii,Vivien KellingOliveira,Marilda Oliveira depor2019-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072019000100547Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2019-12-10T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa |
title |
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa |
spellingShingle |
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa Cardonetii,Vivien Kelling diário de aula experiência educativa problematização acontecimento |
title_short |
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa |
title_full |
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa |
title_fullStr |
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa |
title_full_unstemmed |
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa |
title_sort |
Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa |
author |
Cardonetii,Vivien Kelling |
author_facet |
Cardonetii,Vivien Kelling Oliveira,Marilda Oliveira de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Marilda Oliveira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardonetii,Vivien Kelling Oliveira,Marilda Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diário de aula experiência educativa problematização acontecimento |
topic |
diário de aula experiência educativa problematização acontecimento |
description |
Resumo Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diários (visuais e textuais) produzidos pelos acadêmicos do curso de graduação em artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria e nas redes de afetos que potencializaram ou não o pensar da experiência docente. Assim, com o intento de dar conta das exigências suscitadas pelas narrativas produzidas nos diários, passou-se a dialogar com o conceito de acontecimento. Neste tangenciar de narrativas próprias e alheias, foi possível desenhar outras paisagens e pensar na docência como um processo em constante renovação e invenção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100547 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-6248-2017-0098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições v.30 2019 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1748950195405586432 |