Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardonetii,Vivien Kelling
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira,Marilda Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100547
Resumo: Resumo Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diários (visuais e textuais) produzidos pelos acadêmicos do curso de graduação em artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria e nas redes de afetos que potencializaram ou não o pensar da experiência docente. Assim, com o intento de dar conta das exigências suscitadas pelas narrativas produzidas nos diários, passou-se a dialogar com o conceito de acontecimento. Neste tangenciar de narrativas próprias e alheias, foi possível desenhar outras paisagens e pensar na docência como um processo em constante renovação e invenção.
id UNICAMP-18_1d1f2c40e6b78fa22796a7221c0949a9
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73072019000100547
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativadiário de aulaexperiência educativaproblematizaçãoacontecimentoResumo Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diários (visuais e textuais) produzidos pelos acadêmicos do curso de graduação em artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria e nas redes de afetos que potencializaram ou não o pensar da experiência docente. Assim, com o intento de dar conta das exigências suscitadas pelas narrativas produzidas nos diários, passou-se a dialogar com o conceito de acontecimento. Neste tangenciar de narrativas próprias e alheias, foi possível desenhar outras paisagens e pensar na docência como um processo em constante renovação e invenção.UNICAMP - Faculdade de Educação2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100547Pro-Posições v.30 2019reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1980-6248-2017-0098info:eu-repo/semantics/openAccessCardonetii,Vivien KellingOliveira,Marilda Oliveira depor2019-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072019000100547Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2019-12-10T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
title Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
spellingShingle Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
Cardonetii,Vivien Kelling
diário de aula
experiência educativa
problematização
acontecimento
title_short Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
title_full Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
title_fullStr Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
title_full_unstemmed Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
title_sort Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa
author Cardonetii,Vivien Kelling
author_facet Cardonetii,Vivien Kelling
Oliveira,Marilda Oliveira de
author_role author
author2 Oliveira,Marilda Oliveira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardonetii,Vivien Kelling
Oliveira,Marilda Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv diário de aula
experiência educativa
problematização
acontecimento
topic diário de aula
experiência educativa
problematização
acontecimento
description Resumo Este texto, recorte de pesquisa de doutorado, intenciona discutir como ocorre em uma experiência educativa o encontro com diários de aula, oferecendo um sobrevoo sobre eles, com eles e para além deles. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada na problematização dos diários (visuais e textuais) produzidos pelos acadêmicos do curso de graduação em artes visuais da Universidade Federal de Santa Maria e nas redes de afetos que potencializaram ou não o pensar da experiência docente. Assim, com o intento de dar conta das exigências suscitadas pelas narrativas produzidas nos diários, passou-se a dialogar com o conceito de acontecimento. Neste tangenciar de narrativas próprias e alheias, foi possível desenhar outras paisagens e pensar na docência como um processo em constante renovação e invenção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100547
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-6248-2017-0098
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições v.30 2019
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1748950195405586432