Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Jane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Berenblum, Andréa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643441
Resumo: O presente trabalho apresenta, socializa e discute alguns resultados da pesquisa realizada em 2005/2006 em parceria com a Unesco, sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa buscou conhecer, por meio de uma amostra estatística, as concepções de livro, leitura, escrita e biblioteca de docentes, de alunos, de diretores e de comunidades de escolas públicas brasileiras envolvidas com o recebimento de acervos individuais e coletivos, no âmbito do Programa. A investigação constituiu uma avaliação diagnóstica acerca do funcionamento do PNBE que se centra, desde 1998, principalmente, na distribuição de obras literárias às escolas públicas. O trabalho apresenta não apenas algumas conclusões relativas aos impactos produzidos nas práticas pedagógicas e educativas a partir da política oficial de distribuição de livros, mas também as diversas formas de apropriação e implementação dessa política por parte dos diversos atores da escola envolvidos.Abstract:This work presents, shares and discusses some of the outcomes of the research carried out in partnership with Unesco, in the years 2005/2006, focussing the School Library National Program (PNBE) developed by the Office of Basic Education (SEB), at the Brazilian Ministry of Education (MEC). By means of a statistical sample, the research attempted to reveal the teachers’, the students’, the school principals’ and the Brazilian public school communities’ representations of book, reading, writing and library. The Brazilian public schools participating in the research were those responsible for the reception of individual and group collections of books, within the scope of the Program. The investigation consisted of a diagnostic assessment focussed on the execution of the PNBE, which since 1998 has centered its activities mainly on the distribution of literary works to the public schools. The work offers a number of conclusions related to the impacts on the pedagogical and educational practices, which have been observed in connection with the official policies of book distribution, as well as the various ways in which such policies are assumed and implemented by several of the school agents involved in the process.Key words: School library. Reading book. Literary reading
id UNICAMP-18_1d954376cf70f735476a1d32c6aaa552
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643441
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnósticaBiblioteca da escola. Livro e leitura. Leitura literáriaEducaçãoO presente trabalho apresenta, socializa e discute alguns resultados da pesquisa realizada em 2005/2006 em parceria com a Unesco, sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa buscou conhecer, por meio de uma amostra estatística, as concepções de livro, leitura, escrita e biblioteca de docentes, de alunos, de diretores e de comunidades de escolas públicas brasileiras envolvidas com o recebimento de acervos individuais e coletivos, no âmbito do Programa. A investigação constituiu uma avaliação diagnóstica acerca do funcionamento do PNBE que se centra, desde 1998, principalmente, na distribuição de obras literárias às escolas públicas. O trabalho apresenta não apenas algumas conclusões relativas aos impactos produzidos nas práticas pedagógicas e educativas a partir da política oficial de distribuição de livros, mas também as diversas formas de apropriação e implementação dessa política por parte dos diversos atores da escola envolvidos.Abstract:This work presents, shares and discusses some of the outcomes of the research carried out in partnership with Unesco, in the years 2005/2006, focussing the School Library National Program (PNBE) developed by the Office of Basic Education (SEB), at the Brazilian Ministry of Education (MEC). By means of a statistical sample, the research attempted to reveal the teachers’, the students’, the school principals’ and the Brazilian public school communities’ representations of book, reading, writing and library. The Brazilian public schools participating in the research were those responsible for the reception of individual and group collections of books, within the scope of the Program. The investigation consisted of a diagnostic assessment focussed on the execution of the PNBE, which since 1998 has centered its activities mainly on the distribution of literary works to the public schools. The work offers a number of conclusions related to the impacts on the pedagogical and educational practices, which have been observed in connection with the official policies of book distribution, as well as the various ways in which such policies are assumed and implemented by several of the school agents involved in the process.Key words: School library. Reading book. Literary readingUniversidade Estadual de Campinas2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643441Pro-Posições; Vol. 20 No. 1: jan./abr.2009[58]; 173-188Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 1: jan./abr.2009[58]; 173-188Pro-Posições; v. 20 n. 1: jan./abr.2009[58]; 173-1881980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643441/10973Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, JaneBerenblum, Andréa2016-02-18T14:25:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643441Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:25:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica
title Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica
spellingShingle Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica
Paiva, Jane
Biblioteca da escola. Livro e leitura. Leitura literária
Educação
title_short Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica
title_full Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica
title_fullStr Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica
title_full_unstemmed Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica
title_sort Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica
author Paiva, Jane
author_facet Paiva, Jane
Berenblum, Andréa
author_role author
author2 Berenblum, Andréa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Jane
Berenblum, Andréa
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca da escola. Livro e leitura. Leitura literária
Educação
topic Biblioteca da escola. Livro e leitura. Leitura literária
Educação
description O presente trabalho apresenta, socializa e discute alguns resultados da pesquisa realizada em 2005/2006 em parceria com a Unesco, sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa buscou conhecer, por meio de uma amostra estatística, as concepções de livro, leitura, escrita e biblioteca de docentes, de alunos, de diretores e de comunidades de escolas públicas brasileiras envolvidas com o recebimento de acervos individuais e coletivos, no âmbito do Programa. A investigação constituiu uma avaliação diagnóstica acerca do funcionamento do PNBE que se centra, desde 1998, principalmente, na distribuição de obras literárias às escolas públicas. O trabalho apresenta não apenas algumas conclusões relativas aos impactos produzidos nas práticas pedagógicas e educativas a partir da política oficial de distribuição de livros, mas também as diversas formas de apropriação e implementação dessa política por parte dos diversos atores da escola envolvidos.Abstract:This work presents, shares and discusses some of the outcomes of the research carried out in partnership with Unesco, in the years 2005/2006, focussing the School Library National Program (PNBE) developed by the Office of Basic Education (SEB), at the Brazilian Ministry of Education (MEC). By means of a statistical sample, the research attempted to reveal the teachers’, the students’, the school principals’ and the Brazilian public school communities’ representations of book, reading, writing and library. The Brazilian public schools participating in the research were those responsible for the reception of individual and group collections of books, within the scope of the Program. The investigation consisted of a diagnostic assessment focussed on the execution of the PNBE, which since 1998 has centered its activities mainly on the distribution of literary works to the public schools. The work offers a number of conclusions related to the impacts on the pedagogical and educational practices, which have been observed in connection with the official policies of book distribution, as well as the various ways in which such policies are assumed and implemented by several of the school agents involved in the process.Key words: School library. Reading book. Literary reading
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643441
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643441/10973
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 20 No. 1: jan./abr.2009[58]; 173-188
Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 1: jan./abr.2009[58]; 173-188
Pro-Posições; v. 20 n. 1: jan./abr.2009[58]; 173-188
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185194344448