Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218 |
Resumo: | Pretende-se, no presente artigo, demonstrar que, nos livros para crianças, a relação dialogal e a fusão intersemiótica entre as linguagens verbal e icónica potenciam a instauração de uma atmosfera poética imprescindível na formação estético-literária da criança pré-leitora, que, no processo hermenêutico de apropriação e construção de sentidos, sozinha ou pela mão do adulto-mediador, se assume como um ser cognoscente e cocriador do universo textual, encetando um percurso enunciativo de intensa cooperação interpretativa. Pretende-se igualmente problematizar o lugar dos livros no jardim de infância e o seu contributo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança em idade pré-escolar, atribuindo pedagogicamente ao adulto-mediador um papel determinante nesse processo de construção do ser em crescimento nomeadamente através do recurso ao livro de qualidade estética e literária. |
id |
UNICAMP-18_262f9930d613f79b9877f5b6ca7be519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647218 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolarLiteratura para a infância. Educação pré-escolar. Formação estético-literária. Desenvolvimento infantil.Pretende-se, no presente artigo, demonstrar que, nos livros para crianças, a relação dialogal e a fusão intersemiótica entre as linguagens verbal e icónica potenciam a instauração de uma atmosfera poética imprescindível na formação estético-literária da criança pré-leitora, que, no processo hermenêutico de apropriação e construção de sentidos, sozinha ou pela mão do adulto-mediador, se assume como um ser cognoscente e cocriador do universo textual, encetando um percurso enunciativo de intensa cooperação interpretativa. Pretende-se igualmente problematizar o lugar dos livros no jardim de infância e o seu contributo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança em idade pré-escolar, atribuindo pedagogicamente ao adulto-mediador um papel determinante nesse processo de construção do ser em crescimento nomeadamente através do recurso ao livro de qualidade estética e literária.Universidade Estadual de Campinas2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-1321980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218/15079Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, TeresaVelosa, Marta2017-03-10T10:38:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647218Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-03-10T10:38:09Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar |
title |
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar |
spellingShingle |
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar Mendes, Teresa Literatura para a infância. Educação pré-escolar. Formação estético-literária. Desenvolvimento infantil. |
title_short |
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar |
title_full |
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar |
title_fullStr |
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar |
title_sort |
Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar |
author |
Mendes, Teresa |
author_facet |
Mendes, Teresa Velosa, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Velosa, Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Teresa Velosa, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura para a infância. Educação pré-escolar. Formação estético-literária. Desenvolvimento infantil. |
topic |
Literatura para a infância. Educação pré-escolar. Formação estético-literária. Desenvolvimento infantil. |
description |
Pretende-se, no presente artigo, demonstrar que, nos livros para crianças, a relação dialogal e a fusão intersemiótica entre as linguagens verbal e icónica potenciam a instauração de uma atmosfera poética imprescindível na formação estético-literária da criança pré-leitora, que, no processo hermenêutico de apropriação e construção de sentidos, sozinha ou pela mão do adulto-mediador, se assume como um ser cognoscente e cocriador do universo textual, encetando um percurso enunciativo de intensa cooperação interpretativa. Pretende-se igualmente problematizar o lugar dos livros no jardim de infância e o seu contributo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança em idade pré-escolar, atribuindo pedagogicamente ao adulto-mediador um papel determinante nesse processo de construção do ser em crescimento nomeadamente através do recurso ao livro de qualidade estética e literária. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218/15079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132 Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132 Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188419764224 |