Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Teresa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Velosa, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218
Resumo: Pretende-se, no presente artigo, demonstrar que, nos livros para crianças, a relação dialogal e a fusão intersemiótica entre as linguagens verbal e icónica potenciam a instauração de uma atmosfera poética imprescindível na formação estético-literária da criança pré-leitora, que, no processo hermenêutico de apropriação e construção de sentidos, sozinha ou pela mão do adulto-mediador, se assume como um ser cognoscente e cocriador do universo textual, encetando um percurso enunciativo de intensa cooperação interpretativa. Pretende-se igualmente problematizar o lugar dos livros no jardim de infância e o seu contributo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança em idade pré-escolar, atribuindo pedagogicamente ao adulto-mediador um papel determinante nesse processo de construção do ser em crescimento nomeadamente através do recurso ao livro de qualidade estética e literária.
id UNICAMP-18_262f9930d613f79b9877f5b6ca7be519
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647218
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolarLiteratura para a infância. Educação pré-escolar. Formação estético-literária. Desenvolvimento infantil.Pretende-se, no presente artigo, demonstrar que, nos livros para crianças, a relação dialogal e a fusão intersemiótica entre as linguagens verbal e icónica potenciam a instauração de uma atmosfera poética imprescindível na formação estético-literária da criança pré-leitora, que, no processo hermenêutico de apropriação e construção de sentidos, sozinha ou pela mão do adulto-mediador, se assume como um ser cognoscente e cocriador do universo textual, encetando um percurso enunciativo de intensa cooperação interpretativa. Pretende-se igualmente problematizar o lugar dos livros no jardim de infância e o seu contributo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança em idade pré-escolar, atribuindo pedagogicamente ao adulto-mediador um papel determinante nesse processo de construção do ser em crescimento nomeadamente através do recurso ao livro de qualidade estética e literária.Universidade Estadual de Campinas2016-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-1321980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218/15079Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, TeresaVelosa, Marta2017-03-10T10:38:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647218Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-03-10T10:38:09Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
title Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
spellingShingle Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
Mendes, Teresa
Literatura para a infância. Educação pré-escolar. Formação estético-literária. Desenvolvimento infantil.
title_short Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
title_full Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
title_fullStr Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
title_sort Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
author Mendes, Teresa
author_facet Mendes, Teresa
Velosa, Marta
author_role author
author2 Velosa, Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Teresa
Velosa, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância. Educação pré-escolar. Formação estético-literária. Desenvolvimento infantil.
topic Literatura para a infância. Educação pré-escolar. Formação estético-literária. Desenvolvimento infantil.
description Pretende-se, no presente artigo, demonstrar que, nos livros para crianças, a relação dialogal e a fusão intersemiótica entre as linguagens verbal e icónica potenciam a instauração de uma atmosfera poética imprescindível na formação estético-literária da criança pré-leitora, que, no processo hermenêutico de apropriação e construção de sentidos, sozinha ou pela mão do adulto-mediador, se assume como um ser cognoscente e cocriador do universo textual, encetando um percurso enunciativo de intensa cooperação interpretativa. Pretende-se igualmente problematizar o lugar dos livros no jardim de infância e o seu contributo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança em idade pré-escolar, atribuindo pedagogicamente ao adulto-mediador um papel determinante nesse processo de construção do ser em crescimento nomeadamente através do recurso ao livro de qualidade estética e literária.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647218/15079
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 27 No. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132
Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132
Pro-Posições; v. 27 n. 2 (2016): maio/ago. 2016 [80]; 115-132
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188419764224