o Espaço e o tempo no Jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644105 |
Resumo: | Será apresentada a síntese de um trabalho de investigação realizado em salas da rede pública de educação de infância do Ministério da Educação de Portugal. Partindo-se . do estudo da organização do espaço e do tempo das salas de atividades, pretendeu-se chegar a uma maior compreensão das práticas educativas do Jardim de infância, assim como a uma melhor percepção de algumas das dificuldades com que se confrontam os educadores em relação à organização do seu trabalho. Foi também objetivo deste estudo a construção de instrumentos de observação, para a caracterização das práticas desenvolvidas na educa- ção pré-escolar.Abstract: The purpose of this paper is to present a synthesis of the research in public classes of early childhood education of the Ministry of Education of Portugal. Through the organization of the school space and the school time study we intended to increase our knowledge about the education practices in the kindergarten and about the problems of the educators with the school space organization. It was also the aim of this research to construct observation instruments for the preschool practices.Descriptors: Preschool. Kindergarten. Early childhood education. School space |
id |
UNICAMP-18_6f8018a477a02bbd65fe2fd73b1dbb82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644105 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
o Espaço e o tempo no Jardim de infânciaPré-escola. Jardim de infância. Educação infantil. Espaço escolarEducaçãoSerá apresentada a síntese de um trabalho de investigação realizado em salas da rede pública de educação de infância do Ministério da Educação de Portugal. Partindo-se . do estudo da organização do espaço e do tempo das salas de atividades, pretendeu-se chegar a uma maior compreensão das práticas educativas do Jardim de infância, assim como a uma melhor percepção de algumas das dificuldades com que se confrontam os educadores em relação à organização do seu trabalho. Foi também objetivo deste estudo a construção de instrumentos de observação, para a caracterização das práticas desenvolvidas na educa- ção pré-escolar.Abstract: The purpose of this paper is to present a synthesis of the research in public classes of early childhood education of the Ministry of Education of Portugal. Through the organization of the school space and the school time study we intended to increase our knowledge about the education practices in the kindergarten and about the problems of the educators with the school space organization. It was also the aim of this research to construct observation instruments for the preschool practices.Descriptors: Preschool. Kindergarten. Early childhood education. School spaceUniversidade Estadual de Campinas2016-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644105Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 132-138Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 132-138Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 132-1381980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644105/11543Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardona, Maria João2016-03-10T14:04:19Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644105Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-10T14:04:19Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
o Espaço e o tempo no Jardim de infância |
title |
o Espaço e o tempo no Jardim de infância |
spellingShingle |
o Espaço e o tempo no Jardim de infância Cardona, Maria João Pré-escola. Jardim de infância. Educação infantil. Espaço escolar Educação |
title_short |
o Espaço e o tempo no Jardim de infância |
title_full |
o Espaço e o tempo no Jardim de infância |
title_fullStr |
o Espaço e o tempo no Jardim de infância |
title_full_unstemmed |
o Espaço e o tempo no Jardim de infância |
title_sort |
o Espaço e o tempo no Jardim de infância |
author |
Cardona, Maria João |
author_facet |
Cardona, Maria João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardona, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escola. Jardim de infância. Educação infantil. Espaço escolar Educação |
topic |
Pré-escola. Jardim de infância. Educação infantil. Espaço escolar Educação |
description |
Será apresentada a síntese de um trabalho de investigação realizado em salas da rede pública de educação de infância do Ministério da Educação de Portugal. Partindo-se . do estudo da organização do espaço e do tempo das salas de atividades, pretendeu-se chegar a uma maior compreensão das práticas educativas do Jardim de infância, assim como a uma melhor percepção de algumas das dificuldades com que se confrontam os educadores em relação à organização do seu trabalho. Foi também objetivo deste estudo a construção de instrumentos de observação, para a caracterização das práticas desenvolvidas na educa- ção pré-escolar.Abstract: The purpose of this paper is to present a synthesis of the research in public classes of early childhood education of the Ministry of Education of Portugal. Through the organization of the school space and the school time study we intended to increase our knowledge about the education practices in the kindergarten and about the problems of the educators with the school space organization. It was also the aim of this research to construct observation instruments for the preschool practices.Descriptors: Preschool. Kindergarten. Early childhood education. School space |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644105 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644105/11543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 132-138 Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 132-138 Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 132-138 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186988457984 |