Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643527 |
Resumo: | Este texto focaliza uma aula de História desenvolvida com uma turma da 5ª série do Ensino Fundamental com o objetivo de discutir estratégias de pesquisa na investigação da aprendizagem e da construção de conhecimento em contextos escolares. A aprendizagem escolar é definida como processo de significação, que gera movimentos de compreensão do mundo material e simbólico. Destacamos as idéias de processo, significação e movimento e, em especial, de emergência de novidades que surgem na forma de novas informações, ou de um modo diferenciado de compreensão do assunto em pauta, seja ainda através de novas modalidades de uso da informação. A análise desdobra-se numa primeira etapa que caracteriza a tarefa proposta, o contexto e o encaminhamento do debate, a segunda etapa apontando para os movimentos de circulação de significações e as novidades aí presentes. |
id |
UNICAMP-18_2abef6315ba5d2f31707e39c5eec0185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643527 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicasAprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicasAprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicasAprendizagem. Construção de conhecimento. Indicadores de análiseEducaçãoEste texto focaliza uma aula de História desenvolvida com uma turma da 5ª série do Ensino Fundamental com o objetivo de discutir estratégias de pesquisa na investigação da aprendizagem e da construção de conhecimento em contextos escolares. A aprendizagem escolar é definida como processo de significação, que gera movimentos de compreensão do mundo material e simbólico. Destacamos as idéias de processo, significação e movimento e, em especial, de emergência de novidades que surgem na forma de novas informações, ou de um modo diferenciado de compreensão do assunto em pauta, seja ainda através de novas modalidades de uso da informação. A análise desdobra-se numa primeira etapa que caracteriza a tarefa proposta, o contexto e o encaminhamento do debate, a segunda etapa apontando para os movimentos de circulação de significações e as novidades aí presentes.Este texto focaliza uma aula de História desenvolvida com uma turma da 5ª série do Ensino Fundamental com o objetivo de discutir estratégias de pesquisa na investigação da aprendizagem e da construção de conhecimento em contextos escolares. A aprendizagem escolar é definida como processo de significação, que gera movimentos de compreensão do mundo material e simbólico. Destacamos as idéias de processo, significação e movimento e, em especial, de emergência de novidades que surgem na forma de novas informações, ou de um modo diferenciado de compreensão do assunto em pauta, seja ainda através de novas modalidades de uso da informação. A análise desdobra-se numa primeira etapa que caracteriza a tarefa proposta, o contexto e o encaminhamento do debate, a segunda etapa apontando para os movimentos de circulação de significações e as novidades aí presentes.Este texto focaliza uma aula de História desenvolvida com uma turma da 5ª série do Ensino Fundamental com o objetivo de discutir estratégias de pesquisa na investigação da aprendizagem e da construção de conhecimento em contextos escolares. A aprendizagem escolar é definida como processo de significação, que gera movimentos de compreensão do mundo material e simbólico. Destacamos as idéias de processo, significação e movimento e, em especial, de emergência de novidades que surgem na forma de novas informações, ou de um modo diferenciado de compreensão do assunto em pauta, seja ainda através de novas modalidades de uso da informação. A análise desdobra-se numa primeira etapa que caracteriza a tarefa proposta, o contexto e o encaminhamento do debate, a segunda etapa apontando para os movimentos de circulação de significações e as novidades aí presentes.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643527Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 29-51Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 29-51Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 29-511980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643527/29768Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColinvaux, Dominique2022-08-12T13:26:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643527Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-12T13:26:08Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas |
title |
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas |
spellingShingle |
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas Colinvaux, Dominique Aprendizagem. Construção de conhecimento. Indicadores de análise Educação |
title_short |
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas |
title_full |
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas |
title_fullStr |
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas |
title_sort |
Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas |
author |
Colinvaux, Dominique |
author_facet |
Colinvaux, Dominique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colinvaux, Dominique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Construção de conhecimento. Indicadores de análise Educação |
topic |
Aprendizagem. Construção de conhecimento. Indicadores de análise Educação |
description |
Este texto focaliza uma aula de História desenvolvida com uma turma da 5ª série do Ensino Fundamental com o objetivo de discutir estratégias de pesquisa na investigação da aprendizagem e da construção de conhecimento em contextos escolares. A aprendizagem escolar é definida como processo de significação, que gera movimentos de compreensão do mundo material e simbólico. Destacamos as idéias de processo, significação e movimento e, em especial, de emergência de novidades que surgem na forma de novas informações, ou de um modo diferenciado de compreensão do assunto em pauta, seja ainda através de novas modalidades de uso da informação. A análise desdobra-se numa primeira etapa que caracteriza a tarefa proposta, o contexto e o encaminhamento do debate, a segunda etapa apontando para os movimentos de circulação de significações e as novidades aí presentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643527 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643527/29768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 29-51 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 29-51 Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 29-51 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185291862016 |