A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Viviane Bizelo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36715
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento e o professor um mediador neste processo, fazendo uma relação desta metodologia com o modelo construtivista, pois o individuo precisa agir sobre o objeto de estudo para que possa entendê-lo. É a interação dos alunos com o meio físico e social que permite a construção do conhecimento dos mesmos. Essa investigação vem demonstraras etapas de construção do PA, ao mesmo tempo em que analisa o papel de professores alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento. No PA o conhecimento é construído de forma significativa, porque o aluno tem o papel de pesquisador e o professor assume uma postura de provocador, interferindo nas ações dos alunos e buscando a construção do conhecimento pelo educando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante o estágio curricular. Este trabalho fundamenta-se principalmente em Fagundes, Sato, Maçada ,Becker, Carvalho, Nevado, Menezes entre outros que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados durante o estágio realizado para a conclusão do curso de Pedagogia- Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Canoas, com uma turma de quarta série. A partir dos dados coletados e na fundamentação teórica dos mesmos conclui que o processo de conhecimento se dá de maneira satisfatória se houver uma ação do sujeito, no caso desta investigação os alunos e professores, sobre o objeto de estudo.
id UFRGS-2_c6e6e093fb394aea3b00fc04429f0836
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36715
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coelho, Viviane BizeloPorto, Leonardo SartoriPicetti, Jaqueline Santos2012-01-19T01:20:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/36715000818201O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento e o professor um mediador neste processo, fazendo uma relação desta metodologia com o modelo construtivista, pois o individuo precisa agir sobre o objeto de estudo para que possa entendê-lo. É a interação dos alunos com o meio físico e social que permite a construção do conhecimento dos mesmos. Essa investigação vem demonstraras etapas de construção do PA, ao mesmo tempo em que analisa o papel de professores alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento. No PA o conhecimento é construído de forma significativa, porque o aluno tem o papel de pesquisador e o professor assume uma postura de provocador, interferindo nas ações dos alunos e buscando a construção do conhecimento pelo educando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante o estágio curricular. Este trabalho fundamenta-se principalmente em Fagundes, Sato, Maçada ,Becker, Carvalho, Nevado, Menezes entre outros que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados durante o estágio realizado para a conclusão do curso de Pedagogia- Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Canoas, com uma turma de quarta série. A partir dos dados coletados e na fundamentação teórica dos mesmos conclui que o processo de conhecimento se dá de maneira satisfatória se houver uma ação do sujeito, no caso desta investigação os alunos e professores, sobre o objeto de estudo.application/pdfporConstrução do conhecimentoConstrutivismoA contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto alegre BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818201.pdf000818201.pdfTexto completoapplication/pdf318604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/1/000818201.pdfebb07a206fc4160501940f39ad8ed054MD51TEXT000818201.pdf.txt000818201.pdf.txtExtracted Texttext/plain53179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/2/000818201.pdf.txte66ddaac628273439e44724f4b019142MD52THUMBNAIL000818201.pdf.jpg000818201.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/3/000818201.pdf.jpg25404c5d03801a36f6db8e2dd69263b8MD5310183/367152018-10-11 08:51:53.764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:51:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
title A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
spellingShingle A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
Coelho, Viviane Bizelo
Construção do conhecimento
Construtivismo
title_short A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
title_full A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
title_fullStr A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
title_full_unstemmed A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
title_sort A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
author Coelho, Viviane Bizelo
author_facet Coelho, Viviane Bizelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Viviane Bizelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Leonardo Sartori
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Picetti, Jaqueline Santos
contributor_str_mv Porto, Leonardo Sartori
Picetti, Jaqueline Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Construtivismo
topic Construção do conhecimento
Construtivismo
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento e o professor um mediador neste processo, fazendo uma relação desta metodologia com o modelo construtivista, pois o individuo precisa agir sobre o objeto de estudo para que possa entendê-lo. É a interação dos alunos com o meio físico e social que permite a construção do conhecimento dos mesmos. Essa investigação vem demonstraras etapas de construção do PA, ao mesmo tempo em que analisa o papel de professores alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento. No PA o conhecimento é construído de forma significativa, porque o aluno tem o papel de pesquisador e o professor assume uma postura de provocador, interferindo nas ações dos alunos e buscando a construção do conhecimento pelo educando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante o estágio curricular. Este trabalho fundamenta-se principalmente em Fagundes, Sato, Maçada ,Becker, Carvalho, Nevado, Menezes entre outros que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados durante o estágio realizado para a conclusão do curso de Pedagogia- Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Canoas, com uma turma de quarta série. A partir dos dados coletados e na fundamentação teórica dos mesmos conclui que o processo de conhecimento se dá de maneira satisfatória se houver uma ação do sujeito, no caso desta investigação os alunos e professores, sobre o objeto de estudo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-19T01:20:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36715
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818201
url http://hdl.handle.net/10183/36715
identifier_str_mv 000818201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/1/000818201.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/2/000818201.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/3/000818201.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebb07a206fc4160501940f39ad8ed054
e66ddaac628273439e44724f4b019142
25404c5d03801a36f6db8e2dd69263b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447071228952576