A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36715 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento e o professor um mediador neste processo, fazendo uma relação desta metodologia com o modelo construtivista, pois o individuo precisa agir sobre o objeto de estudo para que possa entendê-lo. É a interação dos alunos com o meio físico e social que permite a construção do conhecimento dos mesmos. Essa investigação vem demonstraras etapas de construção do PA, ao mesmo tempo em que analisa o papel de professores alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento. No PA o conhecimento é construído de forma significativa, porque o aluno tem o papel de pesquisador e o professor assume uma postura de provocador, interferindo nas ações dos alunos e buscando a construção do conhecimento pelo educando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante o estágio curricular. Este trabalho fundamenta-se principalmente em Fagundes, Sato, Maçada ,Becker, Carvalho, Nevado, Menezes entre outros que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados durante o estágio realizado para a conclusão do curso de Pedagogia- Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Canoas, com uma turma de quarta série. A partir dos dados coletados e na fundamentação teórica dos mesmos conclui que o processo de conhecimento se dá de maneira satisfatória se houver uma ação do sujeito, no caso desta investigação os alunos e professores, sobre o objeto de estudo. |
id |
UFRGS-2_c6e6e093fb394aea3b00fc04429f0836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36715 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coelho, Viviane BizeloPorto, Leonardo SartoriPicetti, Jaqueline Santos2012-01-19T01:20:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/36715000818201O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento e o professor um mediador neste processo, fazendo uma relação desta metodologia com o modelo construtivista, pois o individuo precisa agir sobre o objeto de estudo para que possa entendê-lo. É a interação dos alunos com o meio físico e social que permite a construção do conhecimento dos mesmos. Essa investigação vem demonstraras etapas de construção do PA, ao mesmo tempo em que analisa o papel de professores alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento. No PA o conhecimento é construído de forma significativa, porque o aluno tem o papel de pesquisador e o professor assume uma postura de provocador, interferindo nas ações dos alunos e buscando a construção do conhecimento pelo educando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante o estágio curricular. Este trabalho fundamenta-se principalmente em Fagundes, Sato, Maçada ,Becker, Carvalho, Nevado, Menezes entre outros que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados durante o estágio realizado para a conclusão do curso de Pedagogia- Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Canoas, com uma turma de quarta série. A partir dos dados coletados e na fundamentação teórica dos mesmos conclui que o processo de conhecimento se dá de maneira satisfatória se houver uma ação do sujeito, no caso desta investigação os alunos e professores, sobre o objeto de estudo.application/pdfporConstrução do conhecimentoConstrutivismoA contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto alegre BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818201.pdf000818201.pdfTexto completoapplication/pdf318604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/1/000818201.pdfebb07a206fc4160501940f39ad8ed054MD51TEXT000818201.pdf.txt000818201.pdf.txtExtracted Texttext/plain53179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/2/000818201.pdf.txte66ddaac628273439e44724f4b019142MD52THUMBNAIL000818201.pdf.jpg000818201.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/3/000818201.pdf.jpg25404c5d03801a36f6db8e2dd69263b8MD5310183/367152018-10-11 08:51:53.764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:51:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento |
title |
A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento |
spellingShingle |
A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento Coelho, Viviane Bizelo Construção do conhecimento Construtivismo |
title_short |
A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento |
title_full |
A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento |
title_fullStr |
A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento |
title_sort |
A contribuição do projeto de aprendizagem na construção do conhecimento |
author |
Coelho, Viviane Bizelo |
author_facet |
Coelho, Viviane Bizelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Viviane Bizelo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Picetti, Jaqueline Santos |
contributor_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori Picetti, Jaqueline Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento Construtivismo |
topic |
Construção do conhecimento Construtivismo |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto de Aprendizagem na construção do conhecimento. Apresenta o PA como uma forma diferenciada de aprendizagem onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento e o professor um mediador neste processo, fazendo uma relação desta metodologia com o modelo construtivista, pois o individuo precisa agir sobre o objeto de estudo para que possa entendê-lo. É a interação dos alunos com o meio físico e social que permite a construção do conhecimento dos mesmos. Essa investigação vem demonstraras etapas de construção do PA, ao mesmo tempo em que analisa o papel de professores alunos como sujeitos ativos na construção do conhecimento. No PA o conhecimento é construído de forma significativa, porque o aluno tem o papel de pesquisador e o professor assume uma postura de provocador, interferindo nas ações dos alunos e buscando a construção do conhecimento pelo educando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada durante o estágio curricular. Este trabalho fundamenta-se principalmente em Fagundes, Sato, Maçada ,Becker, Carvalho, Nevado, Menezes entre outros que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados durante o estágio realizado para a conclusão do curso de Pedagogia- Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola estadual de ensino fundamental na cidade de Canoas, com uma turma de quarta série. A partir dos dados coletados e na fundamentação teórica dos mesmos conclui que o processo de conhecimento se dá de maneira satisfatória se houver uma ação do sujeito, no caso desta investigação os alunos e professores, sobre o objeto de estudo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-19T01:20:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36715 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818201 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36715 |
identifier_str_mv |
000818201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/1/000818201.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/2/000818201.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36715/3/000818201.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebb07a206fc4160501940f39ad8ed054 e66ddaac628273439e44724f4b019142 25404c5d03801a36f6db8e2dd69263b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447071228952576 |