Formar, não treinar: o lugar da palavra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Inês
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643329
Resumo: Indiscriminam-se a formação(formar) e o treinamento(treinar), cada vez mais de modo generalizado e arraigado, quer no sistema de ensino regular, quer fora dele, no social, no momento presente, na sociedade brasileira. Com isso não há distinção entre ambos, tampouco entre as especificidades que os configuram. Preocupamo-nos em distinguir forma[r]ção e treina[r]namento sob a problemática do “sujeito”. Nesta distinção é destacado que a língua - a palavra - se situa no domínio da formação e esta, no da transmissão de conhecimentos, em que tem lugar a permanente tensão das dimensões do tempo criador (subjetivo) e de média da norma ao aceder-se aos conhecimentos; já a comunicação destes coloca-se no âmbito do treinamento, com a prevalência da segunda dimensão da norma nesse acesso. Aí a língua é reduzida a instrumento. É graças a essa distinção que são considerados os denominados “cursos” de “treinamento”, de “capacitação”, de “atualização” e/ou de “reciclagem” e cursos a distância/não presenciais.Abstract:Education (to educate) and training (to train) have become increasingly more indistinct from one another in a broad and widespread manner, whether in the regular school system or outside it, in the current Brazilian society. As a result, no differences remain between them and their distinguishing features have become blurred. We are concerned about making a distinction between education (to educate) and training (to train) from the standpoint of the “subject”. Under this differentiation, language - the word- belongs to the domain of education, which, in turn, belongs to the domain of knowledge transmission, where a permanent tension exists between the dimensions of creating time (subjective) and those of the average rule when a person has access to knowledge, whereas the communication of knowledge belongs to the domain of training and the second dimension of the rule prevails in this process of having access to knowledge. In this case, language is reduced to becoming an instrument. In the light of this differentiation, the so-called “training courses”, “skill-enhancing courses”, “update courses and/or “refresher courses” and “distance learning courses/courses, which lack the physical presence of the teacher”, are evaluated.Key words: Educate. Train. Language. Transmission. Communication. Rule
id UNICAMP-18_31c04dc4c03cc29696214b7215d161ed
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643329
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Formar, não treinar: o lugar da palavraFormar. Treinar. Língua. Transmissão. Comunicação. NormaEducaçãoIndiscriminam-se a formação(formar) e o treinamento(treinar), cada vez mais de modo generalizado e arraigado, quer no sistema de ensino regular, quer fora dele, no social, no momento presente, na sociedade brasileira. Com isso não há distinção entre ambos, tampouco entre as especificidades que os configuram. Preocupamo-nos em distinguir forma[r]ção e treina[r]namento sob a problemática do “sujeito”. Nesta distinção é destacado que a língua - a palavra - se situa no domínio da formação e esta, no da transmissão de conhecimentos, em que tem lugar a permanente tensão das dimensões do tempo criador (subjetivo) e de média da norma ao aceder-se aos conhecimentos; já a comunicação destes coloca-se no âmbito do treinamento, com a prevalência da segunda dimensão da norma nesse acesso. Aí a língua é reduzida a instrumento. É graças a essa distinção que são considerados os denominados “cursos” de “treinamento”, de “capacitação”, de “atualização” e/ou de “reciclagem” e cursos a distância/não presenciais.Abstract:Education (to educate) and training (to train) have become increasingly more indistinct from one another in a broad and widespread manner, whether in the regular school system or outside it, in the current Brazilian society. As a result, no differences remain between them and their distinguishing features have become blurred. We are concerned about making a distinction between education (to educate) and training (to train) from the standpoint of the “subject”. Under this differentiation, language - the word- belongs to the domain of education, which, in turn, belongs to the domain of knowledge transmission, where a permanent tension exists between the dimensions of creating time (subjective) and those of the average rule when a person has access to knowledge, whereas the communication of knowledge belongs to the domain of training and the second dimension of the rule prevails in this process of having access to knowledge. In this case, language is reduced to becoming an instrument. In the light of this differentiation, the so-called “training courses”, “skill-enhancing courses”, “update courses and/or “refresher courses” and “distance learning courses/courses, which lack the physical presence of the teacher”, are evaluated.Key words: Educate. Train. Language. Transmission. Communication. RuleUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643329Pro-Posições; Vol. 21 No. 3: set./dez.2010[63]; 155-172Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 3: set./dez.2010[63]; 155-172Pro-Posições; v. 21 n. 3: set./dez.2010[63]; 155-1721980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643329/10869Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Maria Inês2016-02-18T14:33:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643329Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:29Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formar, não treinar: o lugar da palavra
title Formar, não treinar: o lugar da palavra
spellingShingle Formar, não treinar: o lugar da palavra
Rosa, Maria Inês
Formar. Treinar. Língua. Transmissão. Comunicação. Norma
Educação
title_short Formar, não treinar: o lugar da palavra
title_full Formar, não treinar: o lugar da palavra
title_fullStr Formar, não treinar: o lugar da palavra
title_full_unstemmed Formar, não treinar: o lugar da palavra
title_sort Formar, não treinar: o lugar da palavra
author Rosa, Maria Inês
author_facet Rosa, Maria Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Formar. Treinar. Língua. Transmissão. Comunicação. Norma
Educação
topic Formar. Treinar. Língua. Transmissão. Comunicação. Norma
Educação
description Indiscriminam-se a formação(formar) e o treinamento(treinar), cada vez mais de modo generalizado e arraigado, quer no sistema de ensino regular, quer fora dele, no social, no momento presente, na sociedade brasileira. Com isso não há distinção entre ambos, tampouco entre as especificidades que os configuram. Preocupamo-nos em distinguir forma[r]ção e treina[r]namento sob a problemática do “sujeito”. Nesta distinção é destacado que a língua - a palavra - se situa no domínio da formação e esta, no da transmissão de conhecimentos, em que tem lugar a permanente tensão das dimensões do tempo criador (subjetivo) e de média da norma ao aceder-se aos conhecimentos; já a comunicação destes coloca-se no âmbito do treinamento, com a prevalência da segunda dimensão da norma nesse acesso. Aí a língua é reduzida a instrumento. É graças a essa distinção que são considerados os denominados “cursos” de “treinamento”, de “capacitação”, de “atualização” e/ou de “reciclagem” e cursos a distância/não presenciais.Abstract:Education (to educate) and training (to train) have become increasingly more indistinct from one another in a broad and widespread manner, whether in the regular school system or outside it, in the current Brazilian society. As a result, no differences remain between them and their distinguishing features have become blurred. We are concerned about making a distinction between education (to educate) and training (to train) from the standpoint of the “subject”. Under this differentiation, language - the word- belongs to the domain of education, which, in turn, belongs to the domain of knowledge transmission, where a permanent tension exists between the dimensions of creating time (subjective) and those of the average rule when a person has access to knowledge, whereas the communication of knowledge belongs to the domain of training and the second dimension of the rule prevails in this process of having access to knowledge. In this case, language is reduced to becoming an instrument. In the light of this differentiation, the so-called “training courses”, “skill-enhancing courses”, “update courses and/or “refresher courses” and “distance learning courses/courses, which lack the physical presence of the teacher”, are evaluated.Key words: Educate. Train. Language. Transmission. Communication. Rule
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643329
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643329/10869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 21 No. 3: set./dez.2010[63]; 155-172
Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 3: set./dez.2010[63]; 155-172
Pro-Posições; v. 21 n. 3: set./dez.2010[63]; 155-172
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184793788416