Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Heloisa Andreia de Matos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642370
Resumo: O presente trabalho faz um balanço dos artigos publicados em periódicos científicos arbitrados e vinculados ao Scientific Electronic Library Online (SciElo), no período de 2009 a 2014, em âmbito nacional. A partir de um levantamento quantitativo dessas produções, propõe-se a discussão das principais tendências no campo, interpretadas no relevo dos resumos desse corpus constituído, com base em leitura flutuante e na criação de seis categorias: 1) áreas temáticas, 2)referenciais teóricos acerca da surdez, 3) temas afeitos aos estudos surdos na perspectiva bilíngue/antropológica, 4) temas afeitos aos estudos surdos na concepção clínico-terapêutica, 5) novos temas afeitos aos estudos surdos e 6) produção por ano, instituições (públicas/privadas/ localização geográfica).Palavras-chave: Surdez. Educação de surdos. Estudos surdos. Concepções de surdez. Levantamento bibliográficoAbstract This article presents the results of a literature review on Deafness and Deaf Education. Based on the articles published between 2009 and 2014 present in the SciELO (Scientific Electronic Library Online) database, the analysis shows that the production on these subjects has increased steadily in the period, and that most of the articles were produced in the field of education, followed by Linguistic/Applied Linguistics, Health, Phonoaudiology, and Psychology. The study also identified a tendency to treat deafness as a linguistic specificity in an anthropological perspective. The majority of the articles discuss reading and writing whether as part of teaching and learning processes or as practices. Other frequent themes are bilingual education, deaf culture and identity, digital technologies, teaching practices in different subjects, translation and interpretation. Finally, the review shows a lack of studies on the deaf person in other contexts outside the classroom and the importance of research, teaching and extension initiatives carried in public universities for the strengthening of the field.Keywords: deafness. deaf education. deaf studies. deafness conceptions, bibliographic survey
id UNICAMP-18_33f0ae8a580b77c4134597f248e3d394
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642370
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdosO presente trabalho faz um balanço dos artigos publicados em periódicos científicos arbitrados e vinculados ao Scientific Electronic Library Online (SciElo), no período de 2009 a 2014, em âmbito nacional. A partir de um levantamento quantitativo dessas produções, propõe-se a discussão das principais tendências no campo, interpretadas no relevo dos resumos desse corpus constituído, com base em leitura flutuante e na criação de seis categorias: 1) áreas temáticas, 2)referenciais teóricos acerca da surdez, 3) temas afeitos aos estudos surdos na perspectiva bilíngue/antropológica, 4) temas afeitos aos estudos surdos na concepção clínico-terapêutica, 5) novos temas afeitos aos estudos surdos e 6) produção por ano, instituições (públicas/privadas/ localização geográfica).Palavras-chave: Surdez. Educação de surdos. Estudos surdos. Concepções de surdez. Levantamento bibliográficoAbstract This article presents the results of a literature review on Deafness and Deaf Education. Based on the articles published between 2009 and 2014 present in the SciELO (Scientific Electronic Library Online) database, the analysis shows that the production on these subjects has increased steadily in the period, and that most of the articles were produced in the field of education, followed by Linguistic/Applied Linguistics, Health, Phonoaudiology, and Psychology. The study also identified a tendency to treat deafness as a linguistic specificity in an anthropological perspective. The majority of the articles discuss reading and writing whether as part of teaching and learning processes or as practices. Other frequent themes are bilingual education, deaf culture and identity, digital technologies, teaching practices in different subjects, translation and interpretation. Finally, the review shows a lack of studies on the deaf person in other contexts outside the classroom and the importance of research, teaching and extension initiatives carried in public universities for the strengthening of the field.Keywords: deafness. deaf education. deaf studies. deafness conceptions, bibliographic surveyUniversidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642370Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 27-40Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 27-40Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 27-401980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642370/9886Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLins, Heloisa Andreia de MatosNascimento, Lilian Cristine Ribeiro2016-04-07T13:45:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642370Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-04-07T13:45:05Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdos
title Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdos
spellingShingle Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdos
Lins, Heloisa Andreia de Matos
title_short Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdos
title_full Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdos
title_fullStr Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdos
title_full_unstemmed Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdos
title_sort Algumas tendências e perspectivas em artigos publicados de 2009 a 2014 sobre surdez e educação de surdos
author Lins, Heloisa Andreia de Matos
author_facet Lins, Heloisa Andreia de Matos
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
author_role author
author2 Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Heloisa Andreia de Matos
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
description O presente trabalho faz um balanço dos artigos publicados em periódicos científicos arbitrados e vinculados ao Scientific Electronic Library Online (SciElo), no período de 2009 a 2014, em âmbito nacional. A partir de um levantamento quantitativo dessas produções, propõe-se a discussão das principais tendências no campo, interpretadas no relevo dos resumos desse corpus constituído, com base em leitura flutuante e na criação de seis categorias: 1) áreas temáticas, 2)referenciais teóricos acerca da surdez, 3) temas afeitos aos estudos surdos na perspectiva bilíngue/antropológica, 4) temas afeitos aos estudos surdos na concepção clínico-terapêutica, 5) novos temas afeitos aos estudos surdos e 6) produção por ano, instituições (públicas/privadas/ localização geográfica).Palavras-chave: Surdez. Educação de surdos. Estudos surdos. Concepções de surdez. Levantamento bibliográficoAbstract This article presents the results of a literature review on Deafness and Deaf Education. Based on the articles published between 2009 and 2014 present in the SciELO (Scientific Electronic Library Online) database, the analysis shows that the production on these subjects has increased steadily in the period, and that most of the articles were produced in the field of education, followed by Linguistic/Applied Linguistics, Health, Phonoaudiology, and Psychology. The study also identified a tendency to treat deafness as a linguistic specificity in an anthropological perspective. The majority of the articles discuss reading and writing whether as part of teaching and learning processes or as practices. Other frequent themes are bilingual education, deaf culture and identity, digital technologies, teaching practices in different subjects, translation and interpretation. Finally, the review shows a lack of studies on the deaf person in other contexts outside the classroom and the importance of research, teaching and extension initiatives carried in public universities for the strengthening of the field.Keywords: deafness. deaf education. deaf studies. deafness conceptions, bibliographic survey
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642370
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642370/9886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 27-40
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 27-40
Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 27-40
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183823855616