Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piozzi, Patrizia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644095
Resumo: Este artigo examina a proposta pedagógica implementada por Robert Owen em New Lanark, a partir das concepções antropológicas e da filosofia da história a ela subjacentes, tendo como fonte os textos onde o famoso "socialista utópico" trata dos meios e formas de transição para uma sociedade racional e cooperativa. Tal análise tem por objetivo mostrar que o entrelaçamento entre uma visão antropológica otimista e um diagnóstico sombrio do processo civilizatório constitui a base para a ênfase na necessidade de uma "revolução das mentes", a ser operada por um programa educativo integral iniciado nos primeiríssimos anos de vida. Nesta perspectiva, a autora identifica na educação o principal instrumento - alternativo à luta social- para a construção da utopia oweniana.Abstract:This article looks into a pedagogic proposal implemented by Robert Owen in New Lanark, from the under1ying anthropologic conceptions to philosophy of history taking as a source texts in which the famous "utopic socialist" treats the means and patterns of transition to a rational and cooperative society. The goal of this analysis is to show that the intertwining of an optimistic anthropologic view with a gloomy diagnosis of the civilization process makes up the basis to the emphasis in the necessity of a "minds revolution", to be performed by an integrated educational program started in the very ear1y years of life. Through this perspective , the author identifies in education the main instrument- alternative to the social struggle - to the construction of the Owenian utopia.Decriptors: Order. Nature. History. Education. Science. Cooperation
id UNICAMP-18_3657126cc271aa24ff755ce5dc35838f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644095
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?Ordem. Natureza. História. Educação. Ciência. CooperaçãoEducaçãoEste artigo examina a proposta pedagógica implementada por Robert Owen em New Lanark, a partir das concepções antropológicas e da filosofia da história a ela subjacentes, tendo como fonte os textos onde o famoso "socialista utópico" trata dos meios e formas de transição para uma sociedade racional e cooperativa. Tal análise tem por objetivo mostrar que o entrelaçamento entre uma visão antropológica otimista e um diagnóstico sombrio do processo civilizatório constitui a base para a ênfase na necessidade de uma "revolução das mentes", a ser operada por um programa educativo integral iniciado nos primeiríssimos anos de vida. Nesta perspectiva, a autora identifica na educação o principal instrumento - alternativo à luta social- para a construção da utopia oweniana.Abstract:This article looks into a pedagogic proposal implemented by Robert Owen in New Lanark, from the under1ying anthropologic conceptions to philosophy of history taking as a source texts in which the famous "utopic socialist" treats the means and patterns of transition to a rational and cooperative society. The goal of this analysis is to show that the intertwining of an optimistic anthropologic view with a gloomy diagnosis of the civilization process makes up the basis to the emphasis in the necessity of a "minds revolution", to be performed by an integrated educational program started in the very ear1y years of life. Through this perspective , the author identifies in education the main instrument- alternative to the social struggle - to the construction of the Owenian utopia.Decriptors: Order. Nature. History. Education. Science. CooperationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644095Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 7-15Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 7-15Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 7-151980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644095/14993Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiozzi, Patrizia2018-07-11T08:31:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644095Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-07-11T08:31:57Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?
title Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?
spellingShingle Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?
Piozzi, Patrizia
Ordem. Natureza. História. Educação. Ciência. Cooperação
Educação
title_short Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?
title_full Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?
title_fullStr Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?
title_full_unstemmed Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?
title_sort Robert Owen em New Lanark: Umlaboratório do futuro?
author Piozzi, Patrizia
author_facet Piozzi, Patrizia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piozzi, Patrizia
dc.subject.por.fl_str_mv Ordem. Natureza. História. Educação. Ciência. Cooperação
Educação
topic Ordem. Natureza. História. Educação. Ciência. Cooperação
Educação
description Este artigo examina a proposta pedagógica implementada por Robert Owen em New Lanark, a partir das concepções antropológicas e da filosofia da história a ela subjacentes, tendo como fonte os textos onde o famoso "socialista utópico" trata dos meios e formas de transição para uma sociedade racional e cooperativa. Tal análise tem por objetivo mostrar que o entrelaçamento entre uma visão antropológica otimista e um diagnóstico sombrio do processo civilizatório constitui a base para a ênfase na necessidade de uma "revolução das mentes", a ser operada por um programa educativo integral iniciado nos primeiríssimos anos de vida. Nesta perspectiva, a autora identifica na educação o principal instrumento - alternativo à luta social- para a construção da utopia oweniana.Abstract:This article looks into a pedagogic proposal implemented by Robert Owen in New Lanark, from the under1ying anthropologic conceptions to philosophy of history taking as a source texts in which the famous "utopic socialist" treats the means and patterns of transition to a rational and cooperative society. The goal of this analysis is to show that the intertwining of an optimistic anthropologic view with a gloomy diagnosis of the civilization process makes up the basis to the emphasis in the necessity of a "minds revolution", to be performed by an integrated educational program started in the very ear1y years of life. Through this perspective , the author identifies in education the main instrument- alternative to the social struggle - to the construction of the Owenian utopia.Decriptors: Order. Nature. History. Education. Science. Cooperation
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644095
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644095/14993
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 7-15
Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 7-15
Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 7-15
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186973777921