Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbi, Márcia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644106
Resumo: O presente artigo, resultado da dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Educação da Unicamp, busca identificar relações de gênero em quatro meninos e quatro meninas, na faixa etária de quatro anos, em sua primeira experiência "discente" em uma escola municipal de educação infantil, no distrito de Pirituba, periferia paulistana. A pesquisa foi realizada durante o período letivo de 1995, tendo como pesquisadora também a professora da turma. Partindo do princípio de que os desenhos são verdadeiros documentos produzidos pelas crianças e que com base neles é possível conhecer muito de sua realidade vivida e perceber as crianças como falantes e criadoras de cultura, pretende conjugar relações de gênero a duas linguagens: desenho e oralidade. Neste trabalho, com o propósito de complementar as falas das crianças e o que estava contido em seus desenhos, foram feitas entrevistas semi dirigidas com seus pais e mães.Abstract:The current article, result of a master dissertation presented at Faculdade de EducaçãoUnicamp, seeksto identify gender relationships in the drawings of four boys and four girls in their first experienceas "students", in the four year-oldage group, "students" of a municipal pre school, in Pirituba district, a suburb in São Paulo. The research was accomplished during the school tenn of 1995 the researcher being also the teacher of the group. Assuming from the outset that the drawings are true documents produced by the children and that from them it is possible for us to know a lot of their lived reality, percieving the children as speakers and creators of culture, this work intends to conjugate gender relationships in two languages: drawing and orality. With the purpose of complementing the children's speeches and what was contained in their drawings semi driven interviews have been conducted with their parents .Descriptors: Childhood. Gender relationships. Early childhood education. Child drawing
id UNICAMP-18_3e3ba5c153459cac6e35c15980e97dd7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644106
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenasInfância. Relações de gênero. Educaçã. Infantil. Desenho infantilEducaçãoO presente artigo, resultado da dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Educação da Unicamp, busca identificar relações de gênero em quatro meninos e quatro meninas, na faixa etária de quatro anos, em sua primeira experiência "discente" em uma escola municipal de educação infantil, no distrito de Pirituba, periferia paulistana. A pesquisa foi realizada durante o período letivo de 1995, tendo como pesquisadora também a professora da turma. Partindo do princípio de que os desenhos são verdadeiros documentos produzidos pelas crianças e que com base neles é possível conhecer muito de sua realidade vivida e perceber as crianças como falantes e criadoras de cultura, pretende conjugar relações de gênero a duas linguagens: desenho e oralidade. Neste trabalho, com o propósito de complementar as falas das crianças e o que estava contido em seus desenhos, foram feitas entrevistas semi dirigidas com seus pais e mães.Abstract:The current article, result of a master dissertation presented at Faculdade de EducaçãoUnicamp, seeksto identify gender relationships in the drawings of four boys and four girls in their first experienceas "students", in the four year-oldage group, "students" of a municipal pre school, in Pirituba district, a suburb in São Paulo. The research was accomplished during the school tenn of 1995 the researcher being also the teacher of the group. Assuming from the outset that the drawings are true documents produced by the children and that from them it is possible for us to know a lot of their lived reality, percieving the children as speakers and creators of culture, this work intends to conjugate gender relationships in two languages: drawing and orality. With the purpose of complementing the children's speeches and what was contained in their drawings semi driven interviews have been conducted with their parents .Descriptors: Childhood. Gender relationships. Early childhood education. Child drawingUniversidade Estadual de Campinas2016-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644106Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 139-156Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 139-156Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 139-1561980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644106/11544Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGobbi, Márcia2016-03-10T14:04:19Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644106Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-10T14:04:19Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas
title Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas
spellingShingle Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas
Gobbi, Márcia
Infância. Relações de gênero. Educaçã. Infantil. Desenho infantil
Educação
title_short Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas
title_full Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas
title_fullStr Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas
title_full_unstemmed Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas
title_sort Lápis vermelho é de mulherzinha: Desenho infantil, relações de gênero e crianças pequenas
author Gobbi, Márcia
author_facet Gobbi, Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbi, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Relações de gênero. Educaçã. Infantil. Desenho infantil
Educação
topic Infância. Relações de gênero. Educaçã. Infantil. Desenho infantil
Educação
description O presente artigo, resultado da dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Educação da Unicamp, busca identificar relações de gênero em quatro meninos e quatro meninas, na faixa etária de quatro anos, em sua primeira experiência "discente" em uma escola municipal de educação infantil, no distrito de Pirituba, periferia paulistana. A pesquisa foi realizada durante o período letivo de 1995, tendo como pesquisadora também a professora da turma. Partindo do princípio de que os desenhos são verdadeiros documentos produzidos pelas crianças e que com base neles é possível conhecer muito de sua realidade vivida e perceber as crianças como falantes e criadoras de cultura, pretende conjugar relações de gênero a duas linguagens: desenho e oralidade. Neste trabalho, com o propósito de complementar as falas das crianças e o que estava contido em seus desenhos, foram feitas entrevistas semi dirigidas com seus pais e mães.Abstract:The current article, result of a master dissertation presented at Faculdade de EducaçãoUnicamp, seeksto identify gender relationships in the drawings of four boys and four girls in their first experienceas "students", in the four year-oldage group, "students" of a municipal pre school, in Pirituba district, a suburb in São Paulo. The research was accomplished during the school tenn of 1995 the researcher being also the teacher of the group. Assuming from the outset that the drawings are true documents produced by the children and that from them it is possible for us to know a lot of their lived reality, percieving the children as speakers and creators of culture, this work intends to conjugate gender relationships in two languages: drawing and orality. With the purpose of complementing the children's speeches and what was contained in their drawings semi driven interviews have been conducted with their parents .Descriptors: Childhood. Gender relationships. Early childhood education. Child drawing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644106
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644106/11544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 10 No. 1: mar./1999[28]; 139-156
Pro-Posições; Vol. 10 Núm. 1: mar./1999[28]; 139-156
Pro-Posições; v. 10 n. 1: mar./1999[28]; 139-156
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186990555136