O currículo e a moralidade da estética
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644133 |
Resumo: | Neste artigo a autora discute a dimensão estética do currículo, tomando a dan- ça como centro de seu argumento a favor de um ensino que se preocupe com a moral, com a visão crítica do mundo e com a possibilidade dos alunos e alunas conectarem suas experiências à consciência daquilo que significa ser humano neste mundo, da maneira com que podemos viver juntos. A autora discute as principais correntes tanto da estética da dança ocidental no século XX quanto suas implicações e relações com o ensino de dança nas escolas, enfatizando, através de experiência pessoal, as possibilidades de uma educação em dança que ultrapasse as quatro paredes da sala de aulaAbstract:In this article the author discusses the aesthetic dimension of curriculum taking dance education as central to her argument in favor of an educational process concerned with moral, a critica I view of the world and the possibility of students to connect their experiences to the significant questions of what is to be human in this world? How shall we live together? The author discusses the main aesthetic proposals in Western 20.h century dance and its implications and relationships with the teaching of dance in schools. Through personal experience, the author emphasizes the possibility of an education in dance that goes beyond the studio walls.Descriptors: Aesthetics. Morality. Dance. Education. Curriculum |
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O currículo e a moralidade da estéticaEstética. Moral. Dança. Educação. CurrículoEducaçãoNeste artigo a autora discute a dimensão estética do currículo, tomando a dan- ça como centro de seu argumento a favor de um ensino que se preocupe com a moral, com a visão crítica do mundo e com a possibilidade dos alunos e alunas conectarem suas experiências à consciência daquilo que significa ser humano neste mundo, da maneira com que podemos viver juntos. A autora discute as principais correntes tanto da estética da dança ocidental no século XX quanto suas implicações e relações com o ensino de dança nas escolas, enfatizando, através de experiência pessoal, as possibilidades de uma educação em dança que ultrapasse as quatro paredes da sala de aulaAbstract:In this article the author discusses the aesthetic dimension of curriculum taking dance education as central to her argument in favor of an educational process concerned with moral, a critica I view of the world and the possibility of students to connect their experiences to the significant questions of what is to be human in this world? How shall we live together? The author discusses the main aesthetic proposals in Western 20.h century dance and its implications and relationships with the teaching of dance in schools. Through personal experience, the author emphasizes the possibility of an education in dance that goes beyond the studio walls.Descriptors: Aesthetics. Morality. Dance. Education. CurriculumUniversidade Estadual de Campinas2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644133Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 23-34Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 23-34Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 23-341980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644133/11570Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessStinson, Susan2016-03-11T13:44:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644133Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-11T13:44:09Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Neste artigo a autora discute a dimensão estética do currículo, tomando a dan- ça como centro de seu argumento a favor de um ensino que se preocupe com a moral, com a visão crítica do mundo e com a possibilidade dos alunos e alunas conectarem suas experiências à consciência daquilo que significa ser humano neste mundo, da maneira com que podemos viver juntos. A autora discute as principais correntes tanto da estética da dança ocidental no século XX quanto suas implicações e relações com o ensino de dança nas escolas, enfatizando, através de experiência pessoal, as possibilidades de uma educação em dança que ultrapasse as quatro paredes da sala de aulaAbstract:In this article the author discusses the aesthetic dimension of curriculum taking dance education as central to her argument in favor of an educational process concerned with moral, a critica I view of the world and the possibility of students to connect their experiences to the significant questions of what is to be human in this world? How shall we live together? The author discusses the main aesthetic proposals in Western 20.h century dance and its implications and relationships with the teaching of dance in schools. Through personal experience, the author emphasizes the possibility of an education in dance that goes beyond the studio walls.Descriptors: Aesthetics. Morality. Dance. Education. Curriculum |
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