O currículo e a moralidade da estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stinson, Susan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644133
Resumo: Neste artigo a autora discute a dimensão estética do currículo, tomando a dan- ça como centro de seu argumento a favor de um ensino que se preocupe com a moral, com a visão crítica do mundo e com a possibilidade dos alunos e alunas conectarem suas experiências à consciência daquilo que significa ser humano neste mundo, da maneira com que podemos viver juntos. A autora discute as principais correntes tanto da estética da dança ocidental no século XX quanto suas implicações e relações com o ensino de dança nas escolas, enfatizando, através de experiência pessoal, as possibilidades de uma educação em dança que ultrapasse as quatro paredes da sala de aulaAbstract:In this article the author discusses the aesthetic dimension of curriculum taking dance education as central to her argument in favor of an educational process concerned with moral, a critica I view of the world and the possibility of students to connect their experiences to the significant questions of what is to be human in this world? How shall we live together? The author discusses the main aesthetic proposals in Western 20.h century dance and its implications and relationships with the teaching of dance in schools. Through personal experience, the author emphasizes the possibility of an education in dance that goes beyond the studio walls.Descriptors: Aesthetics. Morality. Dance. Education. Curriculum
id UNICAMP-18_3ee7ad4f33e24953b436179ded2a6570
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644133
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O currículo e a moralidade da estéticaEstética. Moral. Dança. Educação. CurrículoEducaçãoNeste artigo a autora discute a dimensão estética do currículo, tomando a dan- ça como centro de seu argumento a favor de um ensino que se preocupe com a moral, com a visão crítica do mundo e com a possibilidade dos alunos e alunas conectarem suas experiências à consciência daquilo que significa ser humano neste mundo, da maneira com que podemos viver juntos. A autora discute as principais correntes tanto da estética da dança ocidental no século XX quanto suas implicações e relações com o ensino de dança nas escolas, enfatizando, através de experiência pessoal, as possibilidades de uma educação em dança que ultrapasse as quatro paredes da sala de aulaAbstract:In this article the author discusses the aesthetic dimension of curriculum taking dance education as central to her argument in favor of an educational process concerned with moral, a critica I view of the world and the possibility of students to connect their experiences to the significant questions of what is to be human in this world? How shall we live together? The author discusses the main aesthetic proposals in Western 20.h century dance and its implications and relationships with the teaching of dance in schools. Through personal experience, the author emphasizes the possibility of an education in dance that goes beyond the studio walls.Descriptors: Aesthetics. Morality. Dance. Education. CurriculumUniversidade Estadual de Campinas2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644133Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 23-34Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 23-34Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 23-341980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644133/11570Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessStinson, Susan2016-03-11T13:44:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644133Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-11T13:44:09Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo e a moralidade da estética
title O currículo e a moralidade da estética
spellingShingle O currículo e a moralidade da estética
Stinson, Susan
Estética. Moral. Dança. Educação. Currículo
Educação
title_short O currículo e a moralidade da estética
title_full O currículo e a moralidade da estética
title_fullStr O currículo e a moralidade da estética
title_full_unstemmed O currículo e a moralidade da estética
title_sort O currículo e a moralidade da estética
author Stinson, Susan
author_facet Stinson, Susan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stinson, Susan
dc.subject.por.fl_str_mv Estética. Moral. Dança. Educação. Currículo
Educação
topic Estética. Moral. Dança. Educação. Currículo
Educação
description Neste artigo a autora discute a dimensão estética do currículo, tomando a dan- ça como centro de seu argumento a favor de um ensino que se preocupe com a moral, com a visão crítica do mundo e com a possibilidade dos alunos e alunas conectarem suas experiências à consciência daquilo que significa ser humano neste mundo, da maneira com que podemos viver juntos. A autora discute as principais correntes tanto da estética da dança ocidental no século XX quanto suas implicações e relações com o ensino de dança nas escolas, enfatizando, através de experiência pessoal, as possibilidades de uma educação em dança que ultrapasse as quatro paredes da sala de aulaAbstract:In this article the author discusses the aesthetic dimension of curriculum taking dance education as central to her argument in favor of an educational process concerned with moral, a critica I view of the world and the possibility of students to connect their experiences to the significant questions of what is to be human in this world? How shall we live together? The author discusses the main aesthetic proposals in Western 20.h century dance and its implications and relationships with the teaching of dance in schools. Through personal experience, the author emphasizes the possibility of an education in dance that goes beyond the studio walls.Descriptors: Aesthetics. Morality. Dance. Education. Curriculum
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644133
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644133/11570
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 23-34
Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 23-34
Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 23-34
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217187355459584