Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Manoel Orisvaldo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: André, Marli E.D.A., Oliveira, Marta Kohl, Paro, Vitor Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644208
Resumo: De maio a agosto de 1996, compusemos a comissão encarregada, pela Congregaçãoda Faculdade da Universidade de São Paulo (Feusp), de elaborar os princípios norteadores do Projeto Pedagógico da Escola de Aplicação da mesma Faculdade. Durante as atividades da comissão, estávamos cientes de que, embora referido a uma unidade escolar determinada, nosso trabalho, pelo próprio fato de estar lidando com princípios, deveria ir muito além das questões específicas da escola em pauta. Era preciso, para dar conta do particular, ter presente, pela via dos princípios, a universalidade da própria educação, ou seja, impunha buscar, na particular escola de que tratávamos, a par de suas potencialidades, seu compromisso com valores que dizem respeito à educação em geral. Dessa forma, nossas reflexões e discussões se concentraram na explicitação do papel não de uma escola, mas da escola pública básica numa sociedade moderna e democrática.
id UNICAMP-18_4214f3193b8de920ce8ffb224e4d6ad6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644208
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feuspEducaçãoDe maio a agosto de 1996, compusemos a comissão encarregada, pela Congregaçãoda Faculdade da Universidade de São Paulo (Feusp), de elaborar os princípios norteadores do Projeto Pedagógico da Escola de Aplicação da mesma Faculdade. Durante as atividades da comissão, estávamos cientes de que, embora referido a uma unidade escolar determinada, nosso trabalho, pelo próprio fato de estar lidando com princípios, deveria ir muito além das questões específicas da escola em pauta. Era preciso, para dar conta do particular, ter presente, pela via dos princípios, a universalidade da própria educação, ou seja, impunha buscar, na particular escola de que tratávamos, a par de suas potencialidades, seu compromisso com valores que dizem respeito à educação em geral. Dessa forma, nossas reflexões e discussões se concentraram na explicitação do papel não de uma escola, mas da escola pública básica numa sociedade moderna e democrática.Universidade Estadual de Campinas2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644208Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 100-106Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 100-106Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 100-1061980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644208/11637Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Manoel OrisvaldoAndré, Marli E.D.A.Oliveira, Marta KohlParo, Vitor Henrique2016-03-14T15:03:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644208Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-14T15:03:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp
title Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp
spellingShingle Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp
Moura, Manoel Orisvaldo
Educação
title_short Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp
title_full Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp
title_fullStr Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp
title_full_unstemmed Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp
title_sort Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp
author Moura, Manoel Orisvaldo
author_facet Moura, Manoel Orisvaldo
André, Marli E.D.A.
Oliveira, Marta Kohl
Paro, Vitor Henrique
author_role author
author2 André, Marli E.D.A.
Oliveira, Marta Kohl
Paro, Vitor Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Manoel Orisvaldo
André, Marli E.D.A.
Oliveira, Marta Kohl
Paro, Vitor Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description De maio a agosto de 1996, compusemos a comissão encarregada, pela Congregaçãoda Faculdade da Universidade de São Paulo (Feusp), de elaborar os princípios norteadores do Projeto Pedagógico da Escola de Aplicação da mesma Faculdade. Durante as atividades da comissão, estávamos cientes de que, embora referido a uma unidade escolar determinada, nosso trabalho, pelo próprio fato de estar lidando com princípios, deveria ir muito além das questões específicas da escola em pauta. Era preciso, para dar conta do particular, ter presente, pela via dos princípios, a universalidade da própria educação, ou seja, impunha buscar, na particular escola de que tratávamos, a par de suas potencialidades, seu compromisso com valores que dizem respeito à educação em geral. Dessa forma, nossas reflexões e discussões se concentraram na explicitação do papel não de uma escola, mas da escola pública básica numa sociedade moderna e democrática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644208
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644208/11637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 100-106
Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 100-106
Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 100-106
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217187426762752