Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feusp
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644208 |
Resumo: | De maio a agosto de 1996, compusemos a comissão encarregada, pela Congregaçãoda Faculdade da Universidade de São Paulo (Feusp), de elaborar os princípios norteadores do Projeto Pedagógico da Escola de Aplicação da mesma Faculdade. Durante as atividades da comissão, estávamos cientes de que, embora referido a uma unidade escolar determinada, nosso trabalho, pelo próprio fato de estar lidando com princípios, deveria ir muito além das questões específicas da escola em pauta. Era preciso, para dar conta do particular, ter presente, pela via dos princípios, a universalidade da própria educação, ou seja, impunha buscar, na particular escola de que tratávamos, a par de suas potencialidades, seu compromisso com valores que dizem respeito à educação em geral. Dessa forma, nossas reflexões e discussões se concentraram na explicitação do papel não de uma escola, mas da escola pública básica numa sociedade moderna e democrática. |
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Princípios norteadores para o projeto pedagógico da eseola básica: o caso da escola de aplicação da feuspEducaçãoDe maio a agosto de 1996, compusemos a comissão encarregada, pela Congregaçãoda Faculdade da Universidade de São Paulo (Feusp), de elaborar os princípios norteadores do Projeto Pedagógico da Escola de Aplicação da mesma Faculdade. Durante as atividades da comissão, estávamos cientes de que, embora referido a uma unidade escolar determinada, nosso trabalho, pelo próprio fato de estar lidando com princípios, deveria ir muito além das questões específicas da escola em pauta. Era preciso, para dar conta do particular, ter presente, pela via dos princípios, a universalidade da própria educação, ou seja, impunha buscar, na particular escola de que tratávamos, a par de suas potencialidades, seu compromisso com valores que dizem respeito à educação em geral. Dessa forma, nossas reflexões e discussões se concentraram na explicitação do papel não de uma escola, mas da escola pública básica numa sociedade moderna e democrática.Universidade Estadual de Campinas2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644208Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 100-106Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 100-106Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 100-1061980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644208/11637Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Manoel OrisvaldoAndré, Marli E.D.A.Oliveira, Marta KohlParo, Vitor Henrique2016-03-14T15:03:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644208Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-14T15:03:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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