Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850 |
Resumo: | Este artigo analisa repercussões satíricas dos processos de escolarização do social no Brasil, presentes em antigos programas humorísticos de rádio, que, geralmente organizados pelo diálogo entre um professor e seus alunos, foram simultaneamente grandes sucessos em termos de audiência e alvos de uma crítica sistemática por parte daqueles que defendiam a radiodifusão como instrumento de divulgação da “verdadeira” cultura. Por meio do uso de fontes sonoras e impressas, objetiva compreender as razões do sucesso do gênero e, neste percurso, identificar as críticas à escola, à educação e seus sujeitos, que, jocosamente, veicularam, explicitadas em conflitos entre sonoras tradições populares e saberes escolares.AbstractThis article analyzes satirical repercussions of the social schooling processes in Brazil found in old radio comedies which, usually built around the dialogue between a teacher and his or her students, were, on the one hand, huge audience successes and, on the other hand, subjected to systematic criticism from those who believed that radio broadcasting should be used as an instrument to disseminate the “true” culture. Through the use of sound and print records, the text seeks to understand the reasons behind the success of this genre and, in so doing, to identify the criticisms that these programs directed through humor at the school, at education and its agents, which were brought forward in conflicts between sonorous popular traditions and school knowledge.Key words Tadio broadcasting. Humor. Education |
id |
UNICAMP-18_427af0708fa7f3ee0c9e40747dd443c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642850 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)Radiodifusão. Humor. EducaçãoEducaçãoEste artigo analisa repercussões satíricas dos processos de escolarização do social no Brasil, presentes em antigos programas humorísticos de rádio, que, geralmente organizados pelo diálogo entre um professor e seus alunos, foram simultaneamente grandes sucessos em termos de audiência e alvos de uma crítica sistemática por parte daqueles que defendiam a radiodifusão como instrumento de divulgação da “verdadeira” cultura. Por meio do uso de fontes sonoras e impressas, objetiva compreender as razões do sucesso do gênero e, neste percurso, identificar as críticas à escola, à educação e seus sujeitos, que, jocosamente, veicularam, explicitadas em conflitos entre sonoras tradições populares e saberes escolares.AbstractThis article analyzes satirical repercussions of the social schooling processes in Brazil found in old radio comedies which, usually built around the dialogue between a teacher and his or her students, were, on the one hand, huge audience successes and, on the other hand, subjected to systematic criticism from those who believed that radio broadcasting should be used as an instrument to disseminate the “true” culture. Through the use of sound and print records, the text seeks to understand the reasons behind the success of this genre and, in so doing, to identify the criticisms that these programs directed through humor at the school, at education and its agents, which were brought forward in conflicts between sonorous popular traditions and school knowledge.Key words Tadio broadcasting. Humor. EducationUniversidade Estadual de Campinas2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 195-212Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 195-212Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 195-2121980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850/10424Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvadori, Maria Angela Borges2016-02-18T14:43:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642850Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:31Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940) |
title |
Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940) |
spellingShingle |
Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940) Salvadori, Maria Angela Borges Radiodifusão. Humor. Educação Educação |
title_short |
Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940) |
title_full |
Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940) |
title_fullStr |
Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940) |
title_full_unstemmed |
Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940) |
title_sort |
Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940) |
author |
Salvadori, Maria Angela Borges |
author_facet |
Salvadori, Maria Angela Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvadori, Maria Angela Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radiodifusão. Humor. Educação Educação |
topic |
Radiodifusão. Humor. Educação Educação |
description |
Este artigo analisa repercussões satíricas dos processos de escolarização do social no Brasil, presentes em antigos programas humorísticos de rádio, que, geralmente organizados pelo diálogo entre um professor e seus alunos, foram simultaneamente grandes sucessos em termos de audiência e alvos de uma crítica sistemática por parte daqueles que defendiam a radiodifusão como instrumento de divulgação da “verdadeira” cultura. Por meio do uso de fontes sonoras e impressas, objetiva compreender as razões do sucesso do gênero e, neste percurso, identificar as críticas à escola, à educação e seus sujeitos, que, jocosamente, veicularam, explicitadas em conflitos entre sonoras tradições populares e saberes escolares.AbstractThis article analyzes satirical repercussions of the social schooling processes in Brazil found in old radio comedies which, usually built around the dialogue between a teacher and his or her students, were, on the one hand, huge audience successes and, on the other hand, subjected to systematic criticism from those who believed that radio broadcasting should be used as an instrument to disseminate the “true” culture. Through the use of sound and print records, the text seeks to understand the reasons behind the success of this genre and, in so doing, to identify the criticisms that these programs directed through humor at the school, at education and its agents, which were brought forward in conflicts between sonorous popular traditions and school knowledge.Key words Tadio broadcasting. Humor. Education |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850/10424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 195-212 Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 195-212 Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 195-212 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184338706432 |