Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvadori, Maria Angela Borges
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850
Resumo: Este artigo analisa repercussões satíricas dos processos de escolarização do social no Brasil, presentes em antigos programas humorísticos de rádio, que, geralmente organizados pelo diálogo entre um professor e seus alunos, foram simultaneamente grandes sucessos em termos de audiência e alvos de uma crítica sistemática por parte daqueles que defendiam a radiodifusão como instrumento de divulgação da “verdadeira” cultura. Por meio do uso de fontes sonoras e impressas, objetiva compreender as razões do sucesso do gênero e, neste percurso, identificar as críticas à escola, à educação e seus sujeitos, que, jocosamente, veicularam, explicitadas em conflitos entre sonoras tradições populares e saberes escolares.AbstractThis article analyzes satirical repercussions of the social schooling processes in Brazil found in old radio comedies which, usually built around the dialogue between a teacher and his or her students, were, on the one hand, huge audience successes and, on the other hand, subjected to systematic criticism from those who believed that radio broadcasting should be used as an instrument to disseminate the “true” culture. Through the use of sound and print records, the text seeks to understand the reasons behind the success of this genre and, in so doing, to identify the criticisms that these programs directed through humor at the school, at education and its agents, which were brought forward in conflicts between sonorous popular traditions and school knowledge.Key words Tadio broadcasting. Humor. Education
id UNICAMP-18_427af0708fa7f3ee0c9e40747dd443c3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642850
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)Radiodifusão. Humor. EducaçãoEducaçãoEste artigo analisa repercussões satíricas dos processos de escolarização do social no Brasil, presentes em antigos programas humorísticos de rádio, que, geralmente organizados pelo diálogo entre um professor e seus alunos, foram simultaneamente grandes sucessos em termos de audiência e alvos de uma crítica sistemática por parte daqueles que defendiam a radiodifusão como instrumento de divulgação da “verdadeira” cultura. Por meio do uso de fontes sonoras e impressas, objetiva compreender as razões do sucesso do gênero e, neste percurso, identificar as críticas à escola, à educação e seus sujeitos, que, jocosamente, veicularam, explicitadas em conflitos entre sonoras tradições populares e saberes escolares.AbstractThis article analyzes satirical repercussions of the social schooling processes in Brazil found in old radio comedies which, usually built around the dialogue between a teacher and his or her students, were, on the one hand, huge audience successes and, on the other hand, subjected to systematic criticism from those who believed that radio broadcasting should be used as an instrument to disseminate the “true” culture. Through the use of sound and print records, the text seeks to understand the reasons behind the success of this genre and, in so doing, to identify the criticisms that these programs directed through humor at the school, at education and its agents, which were brought forward in conflicts between sonorous popular traditions and school knowledge.Key words Tadio broadcasting. Humor. EducationUniversidade Estadual de Campinas2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 195-212Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 195-212Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 195-2121980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850/10424Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvadori, Maria Angela Borges2016-02-18T14:43:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642850Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:31Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
title Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
spellingShingle Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
Salvadori, Maria Angela Borges
Radiodifusão. Humor. Educação
Educação
title_short Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
title_full Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
title_fullStr Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
title_full_unstemmed Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
title_sort Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940)
author Salvadori, Maria Angela Borges
author_facet Salvadori, Maria Angela Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvadori, Maria Angela Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Radiodifusão. Humor. Educação
Educação
topic Radiodifusão. Humor. Educação
Educação
description Este artigo analisa repercussões satíricas dos processos de escolarização do social no Brasil, presentes em antigos programas humorísticos de rádio, que, geralmente organizados pelo diálogo entre um professor e seus alunos, foram simultaneamente grandes sucessos em termos de audiência e alvos de uma crítica sistemática por parte daqueles que defendiam a radiodifusão como instrumento de divulgação da “verdadeira” cultura. Por meio do uso de fontes sonoras e impressas, objetiva compreender as razões do sucesso do gênero e, neste percurso, identificar as críticas à escola, à educação e seus sujeitos, que, jocosamente, veicularam, explicitadas em conflitos entre sonoras tradições populares e saberes escolares.AbstractThis article analyzes satirical repercussions of the social schooling processes in Brazil found in old radio comedies which, usually built around the dialogue between a teacher and his or her students, were, on the one hand, huge audience successes and, on the other hand, subjected to systematic criticism from those who believed that radio broadcasting should be used as an instrument to disseminate the “true” culture. Through the use of sound and print records, the text seeks to understand the reasons behind the success of this genre and, in so doing, to identify the criticisms that these programs directed through humor at the school, at education and its agents, which were brought forward in conflicts between sonorous popular traditions and school knowledge.Key words Tadio broadcasting. Humor. Education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642850/10424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 195-212
Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 195-212
Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 195-212
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184338706432