Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Henrique César
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643656
Resumo: Com aportes do campo dos estudos sobre linguagem e do campo da epistemologia, apresenta-se uma perspectiva de leitura de imagens no âmbito do ensino de ciências, de tal modo que se explicite sua não-transparência em relação à realidade que representam. Privilegia-se a questão da relação entre imagem e realidade, apontando que toda imagem é construção sobre a realidade, havendo, portanto, um distanciamento entre o objeto “dentro” da imagem e o objeto real que ela representa. Esse distanciamento pode variar, implicando diferentes relações icônicas e epistemológicas. Propõe-se o uso simultâneo de diferentes imagens de um mesmo objeto ou situação, com diferentes graus de iconicidade, no sentido de trabalhar a diferença nas condições de produção que caracterizam a relação entre imagem e referente, colocando em contato diferentes perspectivas epistemológicas implicadas na produção das diferentes imagens. Esse modo de leitura proposto insere-se numa perspectiva que vê o conhecimento escolar como lugar de confronto e relação entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico e lugar de formação de leitores de imagens na sociedade atual.Abstract:In this paper we present an approach for reading images in science education, based on studies about language and epistemology. This is aimed at showing the nontransparency of images in relation to the reality that they represent. We focus on the relation between image and reality, pointing out that images are constructions about reality; thus, there is a distance between the object “inside” the image and the real object represented by the image. This distance may vary, causing different iconic and epistemological relations. We propose the simultaneous use of different images of the same object or situation; images with different degrees of iconicity, to work on the different production conditions that characterize the image/reference concept relation. The reading mode we propose is based on an approach according to which school knowledge is an area of confrontation and relation between common knowledge and scientific knowledge, and where the formation of image readers takes place in today’s society.Key words: Images. Realism. Science teaching. Iconicity. Language. Epistemology
id UNICAMP-18_45c0a77470bb3a7167d37140867f0f9e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643656
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidadeEducaçãoCom aportes do campo dos estudos sobre linguagem e do campo da epistemologia, apresenta-se uma perspectiva de leitura de imagens no âmbito do ensino de ciências, de tal modo que se explicite sua não-transparência em relação à realidade que representam. Privilegia-se a questão da relação entre imagem e realidade, apontando que toda imagem é construção sobre a realidade, havendo, portanto, um distanciamento entre o objeto “dentro” da imagem e o objeto real que ela representa. Esse distanciamento pode variar, implicando diferentes relações icônicas e epistemológicas. Propõe-se o uso simultâneo de diferentes imagens de um mesmo objeto ou situação, com diferentes graus de iconicidade, no sentido de trabalhar a diferença nas condições de produção que caracterizam a relação entre imagem e referente, colocando em contato diferentes perspectivas epistemológicas implicadas na produção das diferentes imagens. Esse modo de leitura proposto insere-se numa perspectiva que vê o conhecimento escolar como lugar de confronto e relação entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico e lugar de formação de leitores de imagens na sociedade atual.Abstract:In this paper we present an approach for reading images in science education, based on studies about language and epistemology. This is aimed at showing the nontransparency of images in relation to the reality that they represent. We focus on the relation between image and reality, pointing out that images are constructions about reality; thus, there is a distance between the object “inside” the image and the real object represented by the image. This distance may vary, causing different iconic and epistemological relations. We propose the simultaneous use of different images of the same object or situation; images with different degrees of iconicity, to work on the different production conditions that characterize the image/reference concept relation. The reading mode we propose is based on an approach according to which school knowledge is an area of confrontation and relation between common knowledge and scientific knowledge, and where the formation of image readers takes place in today’s society.Key words: Images. Realism. Science teaching. Iconicity. Language. EpistemologyUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643656Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 71-83Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 71-83Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 71-831980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643656/11173Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Henrique César2016-02-29T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643656Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidade
title Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidade
spellingShingle Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidade
Silva, Henrique César
Educação
title_short Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidade
title_full Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidade
title_fullStr Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidade
title_full_unstemmed Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidade
title_sort Lendo imagens na educaÁ„o cientÌfica: construÁ„o e realidade
author Silva, Henrique César
author_facet Silva, Henrique César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Henrique César
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Com aportes do campo dos estudos sobre linguagem e do campo da epistemologia, apresenta-se uma perspectiva de leitura de imagens no âmbito do ensino de ciências, de tal modo que se explicite sua não-transparência em relação à realidade que representam. Privilegia-se a questão da relação entre imagem e realidade, apontando que toda imagem é construção sobre a realidade, havendo, portanto, um distanciamento entre o objeto “dentro” da imagem e o objeto real que ela representa. Esse distanciamento pode variar, implicando diferentes relações icônicas e epistemológicas. Propõe-se o uso simultâneo de diferentes imagens de um mesmo objeto ou situação, com diferentes graus de iconicidade, no sentido de trabalhar a diferença nas condições de produção que caracterizam a relação entre imagem e referente, colocando em contato diferentes perspectivas epistemológicas implicadas na produção das diferentes imagens. Esse modo de leitura proposto insere-se numa perspectiva que vê o conhecimento escolar como lugar de confronto e relação entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico e lugar de formação de leitores de imagens na sociedade atual.Abstract:In this paper we present an approach for reading images in science education, based on studies about language and epistemology. This is aimed at showing the nontransparency of images in relation to the reality that they represent. We focus on the relation between image and reality, pointing out that images are constructions about reality; thus, there is a distance between the object “inside” the image and the real object represented by the image. This distance may vary, causing different iconic and epistemological relations. We propose the simultaneous use of different images of the same object or situation; images with different degrees of iconicity, to work on the different production conditions that characterize the image/reference concept relation. The reading mode we propose is based on an approach according to which school knowledge is an area of confrontation and relation between common knowledge and scientific knowledge, and where the formation of image readers takes place in today’s society.Key words: Images. Realism. Science teaching. Iconicity. Language. Epistemology
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643656
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643656/11173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 71-83
Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 71-83
Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 71-83
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185758478336