Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Mariana Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254
Resumo: Arguing that the early 21st century saw an important push to higher education internationalization, this study shows the results of a bibliographical review on the topic. To do so, a set of 36 articles, published between 2014 and 2019, in education journals of excellence were selected via specific research descriptors. From our analysis it seems that, although most articles can be categorized either from the perspective of students’ experiences or from a public policy to internationalize higher education, we find great porosity in addressing the theme, which hinders summarization.
id UNICAMP-18_4b1bb6d7f9ff2023174ae08046ad90fc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672254
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?A internacionalização da educação superior: como o tema é tratado pelo campo da educação?A internacionalização da educação superior: como o tema é tratado pelo campo da educação?InternacionalizaçãoEducação superiorCampo da educaçãoInternacionalizaçãoEducação superiorCampo da educaçãoInternationalizationHigher educationEducational studiesArguing that the early 21st century saw an important push to higher education internationalization, this study shows the results of a bibliographical review on the topic. To do so, a set of 36 articles, published between 2014 and 2019, in education journals of excellence were selected via specific research descriptors. From our analysis it seems that, although most articles can be categorized either from the perspective of students’ experiences or from a public policy to internationalize higher education, we find great porosity in addressing the theme, which hinders summarization.Partindo da premissa de que no início do século XXI houve um importante impulso aos processos de internacionalização da Educação Superior, este trabalho apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico a respeito da temática em revistas de excelência na área de Educação. Para tanto, foi selecionado um conjunto de 36 artigos, publicados entre 2014 e 2019, que corresponderam aos descritores utilizados na pesquisa. Da sua análise percebe-se que, apesar de a maioria dos trabalhos poder ser categorizada na perspectiva da política pública da internacionalização da Educação Superior ou da experiência estudantil, há uma grande porosidade no trato da temática, o que dificulta o esforço de síntese.Partindo da premissa de que no início do século XXI houve um importante impulso aos processos de internacionalização da Educação Superior, este trabalho apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico a respeito da temática em revistas de excelência na área de Educação. Para tanto, foi selecionado um conjunto de 36 artigos, publicados entre 2014 e 2019, que corresponderam aos descritores utilizados na pesquisa. Da sua análise percebe-se que, apesar de a maioria dos trabalhos poder ser categorizada na perspectiva da política pública da internacionalização da Educação Superior ou da experiência estudantil, há uma grande porosidade no trato da temática, o que dificulta o esforço de síntese.Universidade Estadual de Campinas2022-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202101111980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254/31092https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254/31093Brazil; Century XXIBrasil; Siglo XXIBrasil; Século XXICopyright (c) 2022 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Claudia Regina Baukat Silveira Ribeiro, Mariana Pires 2023-02-06T20:04:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672254Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-02-06T20:04:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?
A internacionalização da educação superior: como o tema é tratado pelo campo da educação?
A internacionalização da educação superior: como o tema é tratado pelo campo da educação?
title Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?
spellingShingle Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?
Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira
Internacionalização
Educação superior
Campo da educação
Internacionalização
Educação superior
Campo da educação
Internationalization
Higher education
Educational studies
title_short Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?
title_full Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?
title_fullStr Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?
title_full_unstemmed Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?
title_sort Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?
author Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira
author_facet Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira
Ribeiro, Mariana Pires
author_role author
author2 Ribeiro, Mariana Pires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira
Ribeiro, Mariana Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Educação superior
Campo da educação
Internacionalização
Educação superior
Campo da educação
Internationalization
Higher education
Educational studies
topic Internacionalização
Educação superior
Campo da educação
Internacionalização
Educação superior
Campo da educação
Internationalization
Higher education
Educational studies
description Arguing that the early 21st century saw an important push to higher education internationalization, this study shows the results of a bibliographical review on the topic. To do so, a set of 36 articles, published between 2014 and 2019, in education journals of excellence were selected via specific research descriptors. From our analysis it seems that, although most articles can be categorized either from the perspective of students’ experiences or from a public policy to internationalize higher education, we find great porosity in addressing the theme, which hinders summarization.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254/31092
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254/31093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Century XXI
Brasil; Siglo XXI
Brasil; Século XXI
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111
Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190420447232