Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254 |
Resumo: | Arguing that the early 21st century saw an important push to higher education internationalization, this study shows the results of a bibliographical review on the topic. To do so, a set of 36 articles, published between 2014 and 2019, in education journals of excellence were selected via specific research descriptors. From our analysis it seems that, although most articles can be categorized either from the perspective of students’ experiences or from a public policy to internationalize higher education, we find great porosity in addressing the theme, which hinders summarization. |
id |
UNICAMP-18_4b1bb6d7f9ff2023174ae08046ad90fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672254 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Higher education internationalization : how do education field studies address the topic?A internacionalização da educação superior: como o tema é tratado pelo campo da educação?A internacionalização da educação superior: como o tema é tratado pelo campo da educação?InternacionalizaçãoEducação superiorCampo da educaçãoInternacionalizaçãoEducação superiorCampo da educaçãoInternationalizationHigher educationEducational studiesArguing that the early 21st century saw an important push to higher education internationalization, this study shows the results of a bibliographical review on the topic. To do so, a set of 36 articles, published between 2014 and 2019, in education journals of excellence were selected via specific research descriptors. From our analysis it seems that, although most articles can be categorized either from the perspective of students’ experiences or from a public policy to internationalize higher education, we find great porosity in addressing the theme, which hinders summarization.Partindo da premissa de que no início do século XXI houve um importante impulso aos processos de internacionalização da Educação Superior, este trabalho apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico a respeito da temática em revistas de excelência na área de Educação. Para tanto, foi selecionado um conjunto de 36 artigos, publicados entre 2014 e 2019, que corresponderam aos descritores utilizados na pesquisa. Da sua análise percebe-se que, apesar de a maioria dos trabalhos poder ser categorizada na perspectiva da política pública da internacionalização da Educação Superior ou da experiência estudantil, há uma grande porosidade no trato da temática, o que dificulta o esforço de síntese.Partindo da premissa de que no início do século XXI houve um importante impulso aos processos de internacionalização da Educação Superior, este trabalho apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico a respeito da temática em revistas de excelência na área de Educação. Para tanto, foi selecionado um conjunto de 36 artigos, publicados entre 2014 e 2019, que corresponderam aos descritores utilizados na pesquisa. Da sua análise percebe-se que, apesar de a maioria dos trabalhos poder ser categorizada na perspectiva da política pública da internacionalização da Educação Superior ou da experiência estudantil, há uma grande porosidade no trato da temática, o que dificulta o esforço de síntese.Universidade Estadual de Campinas2022-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202101111980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254/31092https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254/31093Brazil; Century XXIBrasil; Siglo XXIBrasil; Século XXICopyright (c) 2022 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Claudia Regina Baukat Silveira Ribeiro, Mariana Pires 2023-02-06T20:04:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672254Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-02-06T20:04:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Higher education internationalization : how do education field studies address the topic? A internacionalização da educação superior: como o tema é tratado pelo campo da educação? A internacionalização da educação superior: como o tema é tratado pelo campo da educação? |
title |
Higher education internationalization : how do education field studies address the topic? |
spellingShingle |
Higher education internationalization : how do education field studies address the topic? Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira Internacionalização Educação superior Campo da educação Internacionalização Educação superior Campo da educação Internationalization Higher education Educational studies |
title_short |
Higher education internationalization : how do education field studies address the topic? |
title_full |
Higher education internationalization : how do education field studies address the topic? |
title_fullStr |
Higher education internationalization : how do education field studies address the topic? |
title_full_unstemmed |
Higher education internationalization : how do education field studies address the topic? |
title_sort |
Higher education internationalization : how do education field studies address the topic? |
author |
Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira |
author_facet |
Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira Ribeiro, Mariana Pires |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Mariana Pires |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Claudia Regina Baukat Silveira Ribeiro, Mariana Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Educação superior Campo da educação Internacionalização Educação superior Campo da educação Internationalization Higher education Educational studies |
topic |
Internacionalização Educação superior Campo da educação Internacionalização Educação superior Campo da educação Internationalization Higher education Educational studies |
description |
Arguing that the early 21st century saw an important push to higher education internationalization, this study shows the results of a bibliographical review on the topic. To do so, a set of 36 articles, published between 2014 and 2019, in education journals of excellence were selected via specific research descriptors. From our analysis it seems that, although most articles can be categorized either from the perspective of students’ experiences or from a public policy to internationalize higher education, we find great porosity in addressing the theme, which hinders summarization. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254/31092 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672254/31093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Century XXI Brasil; Siglo XXI Brasil; Século XXI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111 Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111 Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210111 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217190420447232 |