Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307 |
Resumo: | Tratar da gestão na Educação Superior remete a considerar princípios que vêm fundamentando políticas no âmbito da relação de indissociabilidade institucionalpedagógica nesse nível de ensino. Nessa direção, o presente texto versa sobre a possibilidade de um lugar de ensino sistematizado que leve em conta questões de ordem didático-pedagógica na gestão no Ensino Superior, refletindo sobre a relação institucional-pedagógica nesse cenário. O estudo tem como foco a compreensão de que uma gestão democrática se concretiza a partir das tensões e dos conflitos presentes no cotidiano. Por um lado, a gestão nesse contexto evidencia demandas apresentadas aos docentes que atuam no setor público, decorrentes de exigências dos processos avaliativos que trazem como consequência ações de produtividade as quais vêm acarretando a intensificação do trabalho docente. E, por outro lado, ela indicia possibilidades de alargar uma atuação colegiada nos processos decisórios dos rumos da gestão no Ensino Superior. |
id |
UNICAMP-18_4b41061eea080958ce685257353b619c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648307 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superiorEducação superior. Gestão no ensino superior. Projeto pedagógico.Tratar da gestão na Educação Superior remete a considerar princípios que vêm fundamentando políticas no âmbito da relação de indissociabilidade institucionalpedagógica nesse nível de ensino. Nessa direção, o presente texto versa sobre a possibilidade de um lugar de ensino sistematizado que leve em conta questões de ordem didático-pedagógica na gestão no Ensino Superior, refletindo sobre a relação institucional-pedagógica nesse cenário. O estudo tem como foco a compreensão de que uma gestão democrática se concretiza a partir das tensões e dos conflitos presentes no cotidiano. Por um lado, a gestão nesse contexto evidencia demandas apresentadas aos docentes que atuam no setor público, decorrentes de exigências dos processos avaliativos que trazem como consequência ações de produtividade as quais vêm acarretando a intensificação do trabalho docente. E, por outro lado, ela indicia possibilidades de alargar uma atuação colegiada nos processos decisórios dos rumos da gestão no Ensino Superior.Universidade Estadual de Campinas2017-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo bibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-2361980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307/15104Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Maria da Conceição Carrilho de2017-02-23T13:31:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648307Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-02-23T13:31:46Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior |
title |
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior |
spellingShingle |
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de Educação superior. Gestão no ensino superior. Projeto pedagógico. |
title_short |
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior |
title_full |
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior |
title_fullStr |
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior |
title_sort |
Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior |
author |
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de |
author_facet |
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior. Gestão no ensino superior. Projeto pedagógico. |
topic |
Educação superior. Gestão no ensino superior. Projeto pedagógico. |
description |
Tratar da gestão na Educação Superior remete a considerar princípios que vêm fundamentando políticas no âmbito da relação de indissociabilidade institucionalpedagógica nesse nível de ensino. Nessa direção, o presente texto versa sobre a possibilidade de um lugar de ensino sistematizado que leve em conta questões de ordem didático-pedagógica na gestão no Ensino Superior, refletindo sobre a relação institucional-pedagógica nesse cenário. O estudo tem como foco a compreensão de que uma gestão democrática se concretiza a partir das tensões e dos conflitos presentes no cotidiano. Por um lado, a gestão nesse contexto evidencia demandas apresentadas aos docentes que atuam no setor público, decorrentes de exigências dos processos avaliativos que trazem como consequência ações de produtividade as quais vêm acarretando a intensificação do trabalho docente. E, por outro lado, ela indicia possibilidades de alargar uma atuação colegiada nos processos decisórios dos rumos da gestão no Ensino Superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo bibliográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307/15104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236 Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236 Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188448075776 |