Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307
Resumo: Tratar da gestão na Educação Superior remete a considerar princípios que vêm fundamentando políticas no âmbito da relação de indissociabilidade institucionalpedagógica nesse nível de ensino. Nessa direção, o presente texto versa sobre a possibilidade de um lugar de ensino sistematizado que leve em conta questões de ordem didático-pedagógica na gestão no Ensino Superior, refletindo sobre a relação institucional-pedagógica nesse cenário. O estudo tem como foco a compreensão de que uma gestão democrática se concretiza a partir das tensões e dos conflitos presentes no cotidiano. Por um lado, a gestão nesse contexto evidencia demandas apresentadas aos docentes que atuam no setor público, decorrentes de exigências dos processos avaliativos que trazem como consequência ações de produtividade as quais vêm acarretando a intensificação do trabalho docente. E, por outro lado, ela indicia possibilidades de alargar uma atuação colegiada nos processos decisórios dos rumos da gestão no Ensino Superior.
id UNICAMP-18_4b41061eea080958ce685257353b619c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648307
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superiorEducação superior. Gestão no ensino superior. Projeto pedagógico.Tratar da gestão na Educação Superior remete a considerar princípios que vêm fundamentando políticas no âmbito da relação de indissociabilidade institucionalpedagógica nesse nível de ensino. Nessa direção, o presente texto versa sobre a possibilidade de um lugar de ensino sistematizado que leve em conta questões de ordem didático-pedagógica na gestão no Ensino Superior, refletindo sobre a relação institucional-pedagógica nesse cenário. O estudo tem como foco a compreensão de que uma gestão democrática se concretiza a partir das tensões e dos conflitos presentes no cotidiano. Por um lado, a gestão nesse contexto evidencia demandas apresentadas aos docentes que atuam no setor público, decorrentes de exigências dos processos avaliativos que trazem como consequência ações de produtividade as quais vêm acarretando a intensificação do trabalho docente. E, por outro lado, ela indicia possibilidades de alargar uma atuação colegiada nos processos decisórios dos rumos da gestão no Ensino Superior.Universidade Estadual de Campinas2017-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo bibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-2361980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307/15104Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Maria da Conceição Carrilho de2017-02-23T13:31:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648307Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-02-23T13:31:46Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
title Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
spellingShingle Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
Educação superior. Gestão no ensino superior. Projeto pedagógico.
title_short Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
title_full Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
title_fullStr Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
title_full_unstemmed Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
title_sort Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no ensino superior
author Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
author_facet Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior. Gestão no ensino superior. Projeto pedagógico.
topic Educação superior. Gestão no ensino superior. Projeto pedagógico.
description Tratar da gestão na Educação Superior remete a considerar princípios que vêm fundamentando políticas no âmbito da relação de indissociabilidade institucionalpedagógica nesse nível de ensino. Nessa direção, o presente texto versa sobre a possibilidade de um lugar de ensino sistematizado que leve em conta questões de ordem didático-pedagógica na gestão no Ensino Superior, refletindo sobre a relação institucional-pedagógica nesse cenário. O estudo tem como foco a compreensão de que uma gestão democrática se concretiza a partir das tensões e dos conflitos presentes no cotidiano. Por um lado, a gestão nesse contexto evidencia demandas apresentadas aos docentes que atuam no setor público, decorrentes de exigências dos processos avaliativos que trazem como consequência ações de produtividade as quais vêm acarretando a intensificação do trabalho docente. E, por outro lado, ela indicia possibilidades de alargar uma atuação colegiada nos processos decisórios dos rumos da gestão no Ensino Superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648307/15104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236
Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236
Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 221-236
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188448075776