A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GASPAR, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares, SANTOS, Silvio Aparecido dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/151
Resumo: O artigo apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa que busca associar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Cursos de graduação - PPC (entendido como estratégia a ser desenvolvida e alcançada), o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento em processos de mudança no interior das Instituições de Ensino Superior. O objetivo desta etapa é analisar o processo de elaboração do PPC utilizando uma abordagem de gestão do conhecimento. A partir da análise dos processos de reformulação dos PPC’s de dois cursos de graduação em uma universidade pública e utilizando a classificação de Probst, Raub e Ramhardt (2002), a pesquisa procurou demonstrar de forma específica dois aspectos: a) a possível relação existente entre os elementos do PCC e da gestão do conhecimento a partir das novas características da universidade; b) o nível de utilização de técnicas e procedimentos próprios da gestão do conhecimento durante o desenvolvimento desses processos. Constatou-se um grau incipiente de utilização das técnicas durante a realização dos PPCs, ou seja, a universidade identifica e desenvolve o conhecimento individual e coletivo de seus professores, alunos, funcionários e stakeholders de forma intuitiva, sem uma metodologia clara. Portanto, em um nível muito inferior ao que poderia fazê-lo, ensejando o aprofundamento dos estudos para a elaboração de uma metodologia (procedimentos, tarefas, métodos e responsabilidades) para uma maior efetivação da gestão do conhecimento na instituição universitária, visto ser a construção do PPC um dos seus processos essenciais.
id USCS-1_a07534bce625d641a7125f6d3f3a492b
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/151
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação2010-042010-08-17T00:16:32Z2010-08-17T00:16:32ZUNIMEPO artigo apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa que busca associar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Cursos de graduação - PPC (entendido como estratégia a ser desenvolvida e alcançada), o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento em processos de mudança no interior das Instituições de Ensino Superior. O objetivo desta etapa é analisar o processo de elaboração do PPC utilizando uma abordagem de gestão do conhecimento. A partir da análise dos processos de reformulação dos PPC’s de dois cursos de graduação em uma universidade pública e utilizando a classificação de Probst, Raub e Ramhardt (2002), a pesquisa procurou demonstrar de forma específica dois aspectos: a) a possível relação existente entre os elementos do PCC e da gestão do conhecimento a partir das novas características da universidade; b) o nível de utilização de técnicas e procedimentos próprios da gestão do conhecimento durante o desenvolvimento desses processos. Constatou-se um grau incipiente de utilização das técnicas durante a realização dos PPCs, ou seja, a universidade identifica e desenvolve o conhecimento individual e coletivo de seus professores, alunos, funcionários e stakeholders de forma intuitiva, sem uma metodologia clara. Portanto, em um nível muito inferior ao que poderia fazê-lo, ensejando o aprofundamento dos estudos para a elaboração de uma metodologia (procedimentos, tarefas, métodos e responsabilidades) para uma maior efetivação da gestão do conhecimento na instituição universitária, visto ser a construção do PPC um dos seus processos essenciais.Submitted by Marcos Gaspar (marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T18:15:22Z No. of bitstreams: 1 Gestao do Conhecimento no Projeto Politico-pedagogico.pdf: 167942 bytes, checksum: 9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6 (MD5)Approved for entry into archive by Marcos Gaspar(marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T18:24:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gestao do Conhecimento no Projeto Politico-pedagogico.pdf: 167942 bytes, checksum: 9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6 (MD5)Approved for entry into archive by Rita null(rita@uscs.edu.br) on 2010-08-17T00:16:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gestao do Conhecimento no Projeto Politico-pedagogico.pdf: 167942 bytes, checksum: 9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6 (MD5)Made available in DSpace on 2010-08-17T00:16:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gestao do Conhecimento no Projeto Politico-pedagogico.pdf: 167942 bytes, checksum: 9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6 (MD5) Previous issue date: 2010-04Gestão do conhecimentoEnsino superiorProjeto político-pedagógicohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/151DMD_hdl_123456789/151GASPAR, Marcos Antonio; PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares; SANTOS, Silvio Aparecido dos. Gestão do conhecimento na formulação do projeto político-Pedagógico em cursos de graduação. RAU-Revista de Administração da UNIMEP, Piracicaba, v.8, n. 1, p. 1-15, jan.-abr. 2010.GASPAR, Marcos AntonioPALÁCIOS, Fernando Antonio ColaresSANTOS, Silvio Aparecido dosporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGestao%20do%20Conhecimento%20no%20Projeto%20Politico-pedagogico.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/151/2/Gestao%20do%20Conhecimento%20no%20Projeto%20Politico-pedagogico.pdfapplication/pdf167942http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/151/2/Gestao%20do%20Conhecimento%20no%20Projeto%20Politico-pedagogico.pdf9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6MD5123456789_151_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/151Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:14.093Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
title A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
spellingShingle A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
GASPAR, Marcos Antonio
Gestão do conhecimento
Ensino superior
Projeto político-pedagógico
title_short A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
title_full A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
title_fullStr A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
title_sort A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
author GASPAR, Marcos Antonio
author_facet GASPAR, Marcos Antonio
PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares
SANTOS, Silvio Aparecido dos
author_role author
author2 PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares
SANTOS, Silvio Aparecido dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GASPAR, Marcos Antonio
PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares
SANTOS, Silvio Aparecido dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Ensino superior
Projeto político-pedagógico
topic Gestão do conhecimento
Ensino superior
Projeto político-pedagógico
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O artigo apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa que busca associar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Cursos de graduação - PPC (entendido como estratégia a ser desenvolvida e alcançada), o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento em processos de mudança no interior das Instituições de Ensino Superior. O objetivo desta etapa é analisar o processo de elaboração do PPC utilizando uma abordagem de gestão do conhecimento. A partir da análise dos processos de reformulação dos PPC’s de dois cursos de graduação em uma universidade pública e utilizando a classificação de Probst, Raub e Ramhardt (2002), a pesquisa procurou demonstrar de forma específica dois aspectos: a) a possível relação existente entre os elementos do PCC e da gestão do conhecimento a partir das novas características da universidade; b) o nível de utilização de técnicas e procedimentos próprios da gestão do conhecimento durante o desenvolvimento desses processos. Constatou-se um grau incipiente de utilização das técnicas durante a realização dos PPCs, ou seja, a universidade identifica e desenvolve o conhecimento individual e coletivo de seus professores, alunos, funcionários e stakeholders de forma intuitiva, sem uma metodologia clara. Portanto, em um nível muito inferior ao que poderia fazê-lo, ensejando o aprofundamento dos estudos para a elaboração de uma metodologia (procedimentos, tarefas, métodos e responsabilidades) para uma maior efetivação da gestão do conhecimento na instituição universitária, visto ser a construção do PPC um dos seus processos essenciais.
description O artigo apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa que busca associar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Cursos de graduação - PPC (entendido como estratégia a ser desenvolvida e alcançada), o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento em processos de mudança no interior das Instituições de Ensino Superior. O objetivo desta etapa é analisar o processo de elaboração do PPC utilizando uma abordagem de gestão do conhecimento. A partir da análise dos processos de reformulação dos PPC’s de dois cursos de graduação em uma universidade pública e utilizando a classificação de Probst, Raub e Ramhardt (2002), a pesquisa procurou demonstrar de forma específica dois aspectos: a) a possível relação existente entre os elementos do PCC e da gestão do conhecimento a partir das novas características da universidade; b) o nível de utilização de técnicas e procedimentos próprios da gestão do conhecimento durante o desenvolvimento desses processos. Constatou-se um grau incipiente de utilização das técnicas durante a realização dos PPCs, ou seja, a universidade identifica e desenvolve o conhecimento individual e coletivo de seus professores, alunos, funcionários e stakeholders de forma intuitiva, sem uma metodologia clara. Portanto, em um nível muito inferior ao que poderia fazê-lo, ensejando o aprofundamento dos estudos para a elaboração de uma metodologia (procedimentos, tarefas, métodos e responsabilidades) para uma maior efetivação da gestão do conhecimento na instituição universitária, visto ser a construção do PPC um dos seus processos essenciais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-17T00:16:32Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-17T00:16:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/151
DMD_hdl_123456789/151
dc.identifier.citation.fl_str_mv GASPAR, Marcos Antonio; PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares; SANTOS, Silvio Aparecido dos. Gestão do conhecimento na formulação do projeto político-Pedagógico em cursos de graduação. RAU-Revista de Administração da UNIMEP, Piracicaba, v.8, n. 1, p. 1-15, jan.-abr. 2010.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/151
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/151
GASPAR, Marcos Antonio; PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares; SANTOS, Silvio Aparecido dos. Gestão do conhecimento na formulação do projeto político-Pedagógico em cursos de graduação. RAU-Revista de Administração da UNIMEP, Piracicaba, v.8, n. 1, p. 1-15, jan.-abr. 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIMEP
publisher.none.fl_str_mv UNIMEP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950119054442496