A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/151 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa que busca associar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Cursos de graduação - PPC (entendido como estratégia a ser desenvolvida e alcançada), o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento em processos de mudança no interior das Instituições de Ensino Superior. O objetivo desta etapa é analisar o processo de elaboração do PPC utilizando uma abordagem de gestão do conhecimento. A partir da análise dos processos de reformulação dos PPC’s de dois cursos de graduação em uma universidade pública e utilizando a classificação de Probst, Raub e Ramhardt (2002), a pesquisa procurou demonstrar de forma específica dois aspectos: a) a possível relação existente entre os elementos do PCC e da gestão do conhecimento a partir das novas características da universidade; b) o nível de utilização de técnicas e procedimentos próprios da gestão do conhecimento durante o desenvolvimento desses processos. Constatou-se um grau incipiente de utilização das técnicas durante a realização dos PPCs, ou seja, a universidade identifica e desenvolve o conhecimento individual e coletivo de seus professores, alunos, funcionários e stakeholders de forma intuitiva, sem uma metodologia clara. Portanto, em um nível muito inferior ao que poderia fazê-lo, ensejando o aprofundamento dos estudos para a elaboração de uma metodologia (procedimentos, tarefas, métodos e responsabilidades) para uma maior efetivação da gestão do conhecimento na instituição universitária, visto ser a construção do PPC um dos seus processos essenciais. |
id |
USCS-1_a07534bce625d641a7125f6d3f3a492b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/151 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação2010-042010-08-17T00:16:32Z2010-08-17T00:16:32ZUNIMEPO artigo apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa que busca associar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Cursos de graduação - PPC (entendido como estratégia a ser desenvolvida e alcançada), o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento em processos de mudança no interior das Instituições de Ensino Superior. O objetivo desta etapa é analisar o processo de elaboração do PPC utilizando uma abordagem de gestão do conhecimento. A partir da análise dos processos de reformulação dos PPC’s de dois cursos de graduação em uma universidade pública e utilizando a classificação de Probst, Raub e Ramhardt (2002), a pesquisa procurou demonstrar de forma específica dois aspectos: a) a possível relação existente entre os elementos do PCC e da gestão do conhecimento a partir das novas características da universidade; b) o nível de utilização de técnicas e procedimentos próprios da gestão do conhecimento durante o desenvolvimento desses processos. Constatou-se um grau incipiente de utilização das técnicas durante a realização dos PPCs, ou seja, a universidade identifica e desenvolve o conhecimento individual e coletivo de seus professores, alunos, funcionários e stakeholders de forma intuitiva, sem uma metodologia clara. Portanto, em um nível muito inferior ao que poderia fazê-lo, ensejando o aprofundamento dos estudos para a elaboração de uma metodologia (procedimentos, tarefas, métodos e responsabilidades) para uma maior efetivação da gestão do conhecimento na instituição universitária, visto ser a construção do PPC um dos seus processos essenciais.Submitted by Marcos Gaspar (marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T18:15:22Z No. of bitstreams: 1 Gestao do Conhecimento no Projeto Politico-pedagogico.pdf: 167942 bytes, checksum: 9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6 (MD5)Approved for entry into archive by Marcos Gaspar(marcos.gaspar@uscs.edu.br) on 2010-08-12T18:24:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gestao do Conhecimento no Projeto Politico-pedagogico.pdf: 167942 bytes, checksum: 9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6 (MD5)Approved for entry into archive by Rita null(rita@uscs.edu.br) on 2010-08-17T00:16:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gestao do Conhecimento no Projeto Politico-pedagogico.pdf: 167942 bytes, checksum: 9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6 (MD5)Made available in DSpace on 2010-08-17T00:16:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gestao do Conhecimento no Projeto Politico-pedagogico.pdf: 167942 bytes, checksum: 9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6 (MD5) Previous issue date: 2010-04Gestão do conhecimentoEnsino superiorProjeto político-pedagógicohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/151DMD_hdl_123456789/151GASPAR, Marcos Antonio; PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares; SANTOS, Silvio Aparecido dos. Gestão do conhecimento na formulação do projeto político-Pedagógico em cursos de graduação. RAU-Revista de Administração da UNIMEP, Piracicaba, v.8, n. 1, p. 1-15, jan.-abr. 2010.GASPAR, Marcos AntonioPALÁCIOS, Fernando Antonio ColaresSANTOS, Silvio Aparecido dosporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGestao%20do%20Conhecimento%20no%20Projeto%20Politico-pedagogico.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/151/2/Gestao%20do%20Conhecimento%20no%20Projeto%20Politico-pedagogico.pdfapplication/pdf167942http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/151/2/Gestao%20do%20Conhecimento%20no%20Projeto%20Politico-pedagogico.pdf9589637bd05a1e19314a98b24e1257f6MD5123456789_151_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/151Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:14.093Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação |
title |
A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação |
spellingShingle |
A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação GASPAR, Marcos Antonio Gestão do conhecimento Ensino superior Projeto político-pedagógico |
title_short |
A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação |
title_full |
A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação |
title_fullStr |
A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação |
title_full_unstemmed |
A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação |
title_sort |
A gestão do conhecimento na formulação do projeto político-pedagógico em cursos de graduação |
author |
GASPAR, Marcos Antonio |
author_facet |
GASPAR, Marcos Antonio PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares SANTOS, Silvio Aparecido dos |
author_role |
author |
author2 |
PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares SANTOS, Silvio Aparecido dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GASPAR, Marcos Antonio PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares SANTOS, Silvio Aparecido dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Ensino superior Projeto político-pedagógico |
topic |
Gestão do conhecimento Ensino superior Projeto político-pedagógico |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O artigo apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa que busca associar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Cursos de graduação - PPC (entendido como estratégia a ser desenvolvida e alcançada), o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento em processos de mudança no interior das Instituições de Ensino Superior. O objetivo desta etapa é analisar o processo de elaboração do PPC utilizando uma abordagem de gestão do conhecimento. A partir da análise dos processos de reformulação dos PPC’s de dois cursos de graduação em uma universidade pública e utilizando a classificação de Probst, Raub e Ramhardt (2002), a pesquisa procurou demonstrar de forma específica dois aspectos: a) a possível relação existente entre os elementos do PCC e da gestão do conhecimento a partir das novas características da universidade; b) o nível de utilização de técnicas e procedimentos próprios da gestão do conhecimento durante o desenvolvimento desses processos. Constatou-se um grau incipiente de utilização das técnicas durante a realização dos PPCs, ou seja, a universidade identifica e desenvolve o conhecimento individual e coletivo de seus professores, alunos, funcionários e stakeholders de forma intuitiva, sem uma metodologia clara. Portanto, em um nível muito inferior ao que poderia fazê-lo, ensejando o aprofundamento dos estudos para a elaboração de uma metodologia (procedimentos, tarefas, métodos e responsabilidades) para uma maior efetivação da gestão do conhecimento na instituição universitária, visto ser a construção do PPC um dos seus processos essenciais. |
description |
O artigo apresenta os resultados da primeira etapa de uma pesquisa que busca associar a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de Cursos de graduação - PPC (entendido como estratégia a ser desenvolvida e alcançada), o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento em processos de mudança no interior das Instituições de Ensino Superior. O objetivo desta etapa é analisar o processo de elaboração do PPC utilizando uma abordagem de gestão do conhecimento. A partir da análise dos processos de reformulação dos PPC’s de dois cursos de graduação em uma universidade pública e utilizando a classificação de Probst, Raub e Ramhardt (2002), a pesquisa procurou demonstrar de forma específica dois aspectos: a) a possível relação existente entre os elementos do PCC e da gestão do conhecimento a partir das novas características da universidade; b) o nível de utilização de técnicas e procedimentos próprios da gestão do conhecimento durante o desenvolvimento desses processos. Constatou-se um grau incipiente de utilização das técnicas durante a realização dos PPCs, ou seja, a universidade identifica e desenvolve o conhecimento individual e coletivo de seus professores, alunos, funcionários e stakeholders de forma intuitiva, sem uma metodologia clara. Portanto, em um nível muito inferior ao que poderia fazê-lo, ensejando o aprofundamento dos estudos para a elaboração de uma metodologia (procedimentos, tarefas, métodos e responsabilidades) para uma maior efetivação da gestão do conhecimento na instituição universitária, visto ser a construção do PPC um dos seus processos essenciais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-17T00:16:32Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-17T00:16:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/151 DMD_hdl_123456789/151 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GASPAR, Marcos Antonio; PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares; SANTOS, Silvio Aparecido dos. Gestão do conhecimento na formulação do projeto político-Pedagógico em cursos de graduação. RAU-Revista de Administração da UNIMEP, Piracicaba, v.8, n. 1, p. 1-15, jan.-abr. 2010. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/151 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/151 GASPAR, Marcos Antonio; PALÁCIOS, Fernando Antonio Colares; SANTOS, Silvio Aparecido dos. Gestão do conhecimento na formulação do projeto político-Pedagógico em cursos de graduação. RAU-Revista de Administração da UNIMEP, Piracicaba, v.8, n. 1, p. 1-15, jan.-abr. 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIMEP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIMEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950119054442496 |