O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matheus, Danielle dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lope, Alice Casimiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643269
Resumo: Com base na abordagem do ciclo de políticas de Ball e na teoria do discurso de Laclau, analisamos a política curricular da rede municipal de Niterói (RJ) no triênio 2005 – 2008, focando o processo de significação da proposta de integração curricular e as articulações e as disputas travadas entre o contexto de produção de textos e o contexto da prática. Analisando os sentidos em jogo, destacamos duas concepções particulares de currículo integrado: uma que visa a fomentar o diálogo entre as disciplinas escolares e outra que se constitui como forma de superação da disciplinarização. Integração curricular e interdisciplinaridade são significantes flutuantes que, apesar de defendidos em ambos os contextos, assumem sentidos distintos e em consonância com as demandas apresentadas pelos grupos que, diante das articulações políticas, buscam hegemonizar o que vem sendo significado como integração curricular.Abstract:Based on the perspective of Ball’s policies cycle and on Laclau’s discourse theory, we analyzed the curriculum policy of the municipal school system of Niterói (RJ) in the three-year period 2005 – 2008, focusing on the meaning of the curricular integration proposal and the articulations and disputes between the context of text production and the context of practice. We noted two particular meanings of integrated curriculum in dispute: one that aims to foster dialogue among school subjects and another that is trying to prevail over the school subjects. In both, the senses of curricular integration and interdisciplinarity are fluctuating, according to the demands in play and in view of the political articulations. Accordingly, the social groups are trying to hegemonize a given meaning of curricular integration.Key words: Curriculum policy. Curricular integration. Interdisciplinarity
id UNICAMP-18_4b7ffa2bf82a9b518d10ecfc3707e1f6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643269
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJPolítica de currículo. Integração curricular. InterdisciplinaridadeEducaçãoCom base na abordagem do ciclo de políticas de Ball e na teoria do discurso de Laclau, analisamos a política curricular da rede municipal de Niterói (RJ) no triênio 2005 – 2008, focando o processo de significação da proposta de integração curricular e as articulações e as disputas travadas entre o contexto de produção de textos e o contexto da prática. Analisando os sentidos em jogo, destacamos duas concepções particulares de currículo integrado: uma que visa a fomentar o diálogo entre as disciplinas escolares e outra que se constitui como forma de superação da disciplinarização. Integração curricular e interdisciplinaridade são significantes flutuantes que, apesar de defendidos em ambos os contextos, assumem sentidos distintos e em consonância com as demandas apresentadas pelos grupos que, diante das articulações políticas, buscam hegemonizar o que vem sendo significado como integração curricular.Abstract:Based on the perspective of Ball’s policies cycle and on Laclau’s discourse theory, we analyzed the curriculum policy of the municipal school system of Niterói (RJ) in the three-year period 2005 – 2008, focusing on the meaning of the curricular integration proposal and the articulations and disputes between the context of text production and the context of practice. We noted two particular meanings of integrated curriculum in dispute: one that aims to foster dialogue among school subjects and another that is trying to prevail over the school subjects. In both, the senses of curricular integration and interdisciplinarity are fluctuating, according to the demands in play and in view of the political articulations. Accordingly, the social groups are trying to hegemonize a given meaning of curricular integration.Key words: Curriculum policy. Curricular integration. InterdisciplinarityUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643269Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 173-188Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 173-188Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 173-1881980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643269/10814Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatheus, Danielle dos SantosLope, Alice Casimiro2016-02-18T14:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643269Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:03Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJ
title O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJ
spellingShingle O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJ
Matheus, Danielle dos Santos
Política de currículo. Integração curricular. Interdisciplinaridade
Educação
title_short O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJ
title_full O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJ
title_fullStr O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJ
title_full_unstemmed O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJ
title_sort O processo de significação da Política de Integração Curricular em Niterói, RJ
author Matheus, Danielle dos Santos
author_facet Matheus, Danielle dos Santos
Lope, Alice Casimiro
author_role author
author2 Lope, Alice Casimiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matheus, Danielle dos Santos
Lope, Alice Casimiro
dc.subject.por.fl_str_mv Política de currículo. Integração curricular. Interdisciplinaridade
Educação
topic Política de currículo. Integração curricular. Interdisciplinaridade
Educação
description Com base na abordagem do ciclo de políticas de Ball e na teoria do discurso de Laclau, analisamos a política curricular da rede municipal de Niterói (RJ) no triênio 2005 – 2008, focando o processo de significação da proposta de integração curricular e as articulações e as disputas travadas entre o contexto de produção de textos e o contexto da prática. Analisando os sentidos em jogo, destacamos duas concepções particulares de currículo integrado: uma que visa a fomentar o diálogo entre as disciplinas escolares e outra que se constitui como forma de superação da disciplinarização. Integração curricular e interdisciplinaridade são significantes flutuantes que, apesar de defendidos em ambos os contextos, assumem sentidos distintos e em consonância com as demandas apresentadas pelos grupos que, diante das articulações políticas, buscam hegemonizar o que vem sendo significado como integração curricular.Abstract:Based on the perspective of Ball’s policies cycle and on Laclau’s discourse theory, we analyzed the curriculum policy of the municipal school system of Niterói (RJ) in the three-year period 2005 – 2008, focusing on the meaning of the curricular integration proposal and the articulations and disputes between the context of text production and the context of practice. We noted two particular meanings of integrated curriculum in dispute: one that aims to foster dialogue among school subjects and another that is trying to prevail over the school subjects. In both, the senses of curricular integration and interdisciplinarity are fluctuating, according to the demands in play and in view of the political articulations. Accordingly, the social groups are trying to hegemonize a given meaning of curricular integration.Key words: Curriculum policy. Curricular integration. Interdisciplinarity
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643269
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643269/10814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 173-188
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 173-188
Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 173-188
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184740311040