A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Artur José Renda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642421
Resumo: Ao imantar o positivo, a diferença, os fluxos, os agenciamentos – expressões essas que denotam o que é vivo, a dobra e a redobra, a duração e os signos geradores de potencialidades –, o artigo interroga: como instalar na e pela multiplicidade das coisas vivas para aprender “a repetição como passagem de um estado das diferenças gerais à diferença singular, das diferenças exteriores à diferença interna – em suma, a repetição como o diferenciador da diferença” (Deleuze, 1988, p. 136)? Ao buscar delinear, pelas potências dos possíveis, a didática como diferenciador da diferen- ça, conclui-se que essa didática exerce um duplo papel: 1) mostra o conteúdo da força; e 2) permite as passagens entre virtual e atual, revelando, distintamente, a ontologia da pura diferença.Abstract To magnetize the positive, the difference, the flux, the agencies - expressions which denote what is alive, the folding and the refolding, the duration and the generators signs of potentialities - the article asks: how to install in and by the multiplicity of the alive things to learn “the repetition as passage from a state of general differences to the singular difference, from external differences to internal differences, in short, the repetition as the differentiator of difference “(DELEUZE, 1988, p. 136)? In seeking to delineate, by the potency of possible things, the didactic as differentiator of the difference, it is concluded that this didactic plays a dual role: 1) shows the contents of the force, and 2) allows the passages between virtual and actual, revealing distinct one, the ontology of the pure difference.Keywords: didacticism, difference, Deleuze, issues of the possible things, dramatization
id UNICAMP-18_4ba371448b304bb93173345c212d0d20
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642421
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveisDidática. Diferença. Deleuze. Questão dos possíveis. DramatizaçãoEducaçãoAo imantar o positivo, a diferença, os fluxos, os agenciamentos – expressões essas que denotam o que é vivo, a dobra e a redobra, a duração e os signos geradores de potencialidades –, o artigo interroga: como instalar na e pela multiplicidade das coisas vivas para aprender “a repetição como passagem de um estado das diferenças gerais à diferença singular, das diferenças exteriores à diferença interna – em suma, a repetição como o diferenciador da diferença” (Deleuze, 1988, p. 136)? Ao buscar delinear, pelas potências dos possíveis, a didática como diferenciador da diferen- ça, conclui-se que essa didática exerce um duplo papel: 1) mostra o conteúdo da força; e 2) permite as passagens entre virtual e atual, revelando, distintamente, a ontologia da pura diferença.Abstract To magnetize the positive, the difference, the flux, the agencies - expressions which denote what is alive, the folding and the refolding, the duration and the generators signs of potentialities - the article asks: how to install in and by the multiplicity of the alive things to learn “the repetition as passage from a state of general differences to the singular difference, from external differences to internal differences, in short, the repetition as the differentiator of difference “(DELEUZE, 1988, p. 136)? In seeking to delineate, by the potency of possible things, the didactic as differentiator of the difference, it is concluded that this didactic plays a dual role: 1) shows the contents of the force, and 2) allows the passages between virtual and actual, revealing distinct one, the ontology of the pure difference.Keywords: didacticism, difference, Deleuze, issues of the possible things, dramatizationUniversidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642421Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 123-138Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 123-138Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 123-1381980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642421/10234Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVitorino, Artur José Renda2016-02-18T14:45:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642421Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:45:56Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis
title A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis
spellingShingle A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis
Vitorino, Artur José Renda
Didática. Diferença. Deleuze. Questão dos possíveis. Dramatização
Educação
title_short A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis
title_full A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis
title_fullStr A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis
title_full_unstemmed A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis
title_sort A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis
author Vitorino, Artur José Renda
author_facet Vitorino, Artur José Renda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Artur José Renda
dc.subject.por.fl_str_mv Didática. Diferença. Deleuze. Questão dos possíveis. Dramatização
Educação
topic Didática. Diferença. Deleuze. Questão dos possíveis. Dramatização
Educação
description Ao imantar o positivo, a diferença, os fluxos, os agenciamentos – expressões essas que denotam o que é vivo, a dobra e a redobra, a duração e os signos geradores de potencialidades –, o artigo interroga: como instalar na e pela multiplicidade das coisas vivas para aprender “a repetição como passagem de um estado das diferenças gerais à diferença singular, das diferenças exteriores à diferença interna – em suma, a repetição como o diferenciador da diferença” (Deleuze, 1988, p. 136)? Ao buscar delinear, pelas potências dos possíveis, a didática como diferenciador da diferen- ça, conclui-se que essa didática exerce um duplo papel: 1) mostra o conteúdo da força; e 2) permite as passagens entre virtual e atual, revelando, distintamente, a ontologia da pura diferença.Abstract To magnetize the positive, the difference, the flux, the agencies - expressions which denote what is alive, the folding and the refolding, the duration and the generators signs of potentialities - the article asks: how to install in and by the multiplicity of the alive things to learn “the repetition as passage from a state of general differences to the singular difference, from external differences to internal differences, in short, the repetition as the differentiator of difference “(DELEUZE, 1988, p. 136)? In seeking to delineate, by the potency of possible things, the didactic as differentiator of the difference, it is concluded that this didactic plays a dual role: 1) shows the contents of the force, and 2) allows the passages between virtual and actual, revealing distinct one, the ontology of the pure difference.Keywords: didacticism, difference, Deleuze, issues of the possible things, dramatization
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642421
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642421/10234
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 123-138
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 123-138
Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 123-138
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183899353088