Cooperação no âmbito do ensino superior: ser estudante angolano em universidades portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Margarida Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643423
Resumo: No presente artigo desenvolver-se-á uma análise sobre o lugar desempenhado por Portugal na formação escolar superior de estudantes angolanos, procurando dar conta dos aspectos simbólicos, afectivos, culturais e económicos subjacentes a essa escolha. A análise incidirá, ainda, sobre uma caracterização sociológica das trajectórias educacionais e socioeconómicas das suas famílias, e destas por relação com a estrutura social angolana em situação de mudança. Procurará ainda cruzar a trajectória dessas famílias e o valor atribuído ao capital escolar com a trajectória de Angola e o investimento no ensino, desde o período da independência. Esta caracterização, quer dos estudantes quer das famílias, far-se-á igualmente por relação com outras situações sociais, por esses grupos entendidas como outras. Nesta última abordagem, procurar-se-á analisar a forma como esses estudantes representam as elites no poder e, ainda, como essa representação interfere nas suas expectativas em relação ao futuro, nomeadamente no que se refere ao retorno ao seu país. PaAbstract: The author analyses Angolan students’ higher education while studying in Portugal, by taking into account the symbolic, affective, cultural and economic aspects influencing the choice of studying that country. The analysis will also characterize educational and socioeconomic routes defined by the students’ families, as well as their relations to the current social changes taking place in Angola. One of these changes is the increased value given to higher education, specifically after independence. The national intervention in this area is related to the families’ investment in a dialectic discussion between short-term individual actions and long-term structural changes. It is hypothesized that the value given to education depends on individual socio-economic and political positions. This idea is reinforced by the analysis of the way students interviewed conceive other groups of students who chose other countries for higher education, as well as the way they see themselves in relation to the current Angolan elite. Finally we discuss how they see their future and their expectations concerning their return to Angola, after obtaining their diploma.Key words: Advanced education. Migration. Elite. Cooperation. Angola
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