A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lígia Márcia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8541
Resumo: O estudo das dimensões consciente e inconsciente do psiquismo humano marca as próprias origens da psicologia. Enfoques prevalentes ora sobre uma dimensão ora sobre outra conduziram a interpretações distintas e antagônicas que foram firmando-se nas diversas matrizes do pensamento psicológico. Segundo Vygotski e seguidores, os rumos dicotômicos trilhados pela psicologia determinaram mudanças lógico-metodológicas tendo em vista a ampliação dos princípios de estruturação da própria ciência psicológica. Com este empenho, se conduziram na direção da sistematização da teoria histórico-cultural, fundamentando-a nos princípios metodológicos materialistas dialéticos. Por essa via, conferiram ao psiquismo humano um enfoque unitário, pelo qual as dimensões consciente e inconsciente resultam apreendidas como polos opostos, todavia, interiores um ao outro. À luz deste referencial esse estudo tem como objetivo apresentar a concepção histórico-dialética acerca da dinâmica consciente/inconsciente, tendo em vista contribuir com a análise sistêmica dos fenômenos psíquicos. Conclui-se que o conteúdo da consciência é dado pelo significado da palavra – o não verbal resulta oculto e foge ao controle consciente; o significado da palavra se forma e se transforma na relação ativa sujeito-objeto; o psiquismo humano não se limita à sua vertente consciente, por isso é licito considerar que o inconsciente é potencialmente consciente e vice versa.
id UNESP-15_b5efc3bee76862a8d3ded33267989ed3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8541
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-culturalPsicologia histórico-cultural. Psiquismo. Consciência. Inconsciente.O estudo das dimensões consciente e inconsciente do psiquismo humano marca as próprias origens da psicologia. Enfoques prevalentes ora sobre uma dimensão ora sobre outra conduziram a interpretações distintas e antagônicas que foram firmando-se nas diversas matrizes do pensamento psicológico. Segundo Vygotski e seguidores, os rumos dicotômicos trilhados pela psicologia determinaram mudanças lógico-metodológicas tendo em vista a ampliação dos princípios de estruturação da própria ciência psicológica. Com este empenho, se conduziram na direção da sistematização da teoria histórico-cultural, fundamentando-a nos princípios metodológicos materialistas dialéticos. Por essa via, conferiram ao psiquismo humano um enfoque unitário, pelo qual as dimensões consciente e inconsciente resultam apreendidas como polos opostos, todavia, interiores um ao outro. À luz deste referencial esse estudo tem como objetivo apresentar a concepção histórico-dialética acerca da dinâmica consciente/inconsciente, tendo em vista contribuir com a análise sistêmica dos fenômenos psíquicos. Conclui-se que o conteúdo da consciência é dado pelo significado da palavra – o não verbal resulta oculto e foge ao controle consciente; o significado da palavra se forma e se transforma na relação ativa sujeito-objeto; o psiquismo humano não se limita à sua vertente consciente, por isso é licito considerar que o inconsciente é potencialmente consciente e vice versa.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/854110.21723/RIAEE.v11.n2.p678Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 679-689Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 679-6891982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8541/5821Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Lígia Márcia2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8541Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural
title A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural
spellingShingle A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural
Martins, Lígia Márcia
Psicologia histórico-cultural. Psiquismo. Consciência. Inconsciente.
title_short A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural
title_full A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural
title_fullStr A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural
title_sort A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural
author Martins, Lígia Márcia
author_facet Martins, Lígia Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Lígia Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia histórico-cultural. Psiquismo. Consciência. Inconsciente.
topic Psicologia histórico-cultural. Psiquismo. Consciência. Inconsciente.
description O estudo das dimensões consciente e inconsciente do psiquismo humano marca as próprias origens da psicologia. Enfoques prevalentes ora sobre uma dimensão ora sobre outra conduziram a interpretações distintas e antagônicas que foram firmando-se nas diversas matrizes do pensamento psicológico. Segundo Vygotski e seguidores, os rumos dicotômicos trilhados pela psicologia determinaram mudanças lógico-metodológicas tendo em vista a ampliação dos princípios de estruturação da própria ciência psicológica. Com este empenho, se conduziram na direção da sistematização da teoria histórico-cultural, fundamentando-a nos princípios metodológicos materialistas dialéticos. Por essa via, conferiram ao psiquismo humano um enfoque unitário, pelo qual as dimensões consciente e inconsciente resultam apreendidas como polos opostos, todavia, interiores um ao outro. À luz deste referencial esse estudo tem como objetivo apresentar a concepção histórico-dialética acerca da dinâmica consciente/inconsciente, tendo em vista contribuir com a análise sistêmica dos fenômenos psíquicos. Conclui-se que o conteúdo da consciência é dado pelo significado da palavra – o não verbal resulta oculto e foge ao controle consciente; o significado da palavra se forma e se transforma na relação ativa sujeito-objeto; o psiquismo humano não se limita à sua vertente consciente, por isso é licito considerar que o inconsciente é potencialmente consciente e vice versa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8541
10.21723/RIAEE.v11.n2.p678
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8541
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8541/5821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 679-689
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 679-689
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854831370240