E. Claparède: os primeiros estudos sobre a psicologia das crianças pequenas no Institut Jean-Jacques Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colinvaux, Dominique
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Banks-Leite, Luci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642896
Resumo: Edouard Claparède, pesquisador genebrino que viveu de 1873 a 1940, é um nome bastante familiar no Brasil, particularmente para os que realizaram estudos universitários em psicologia e em pedagogia, em um período anterior a 1980. Vários de seus livros, escritos na primeira metade do século XX, eram frequentemente lidos pelos estudantes desejosos de melhor compreender o pensamento infantil e as ideias do movimento de renovação educacional, denominado “Escola Nova”. Entre eles, destacam-se: Psicologia da criança e pedagogia experimental (Psychologie de l´enfant et pédagogie expérimentale, 1905), A escola sob medida (L’école sur mesure, 1920) e A educação funcional (L’éducation fonctionnelle, 1931). Ele próprio esteve no Brasil em 1930, a convite de sua ex-aluna e colaboradora russa, Helena Antipoff, formada em Paris e em Genebra, cujo nome está estreitamente relacionado a importantes trabalhos no campo educacional em nosso país, particularmente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro2
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spelling E. Claparède: os primeiros estudos sobre a psicologia das crianças pequenas no Institut Jean-Jacques RousseauEducaçãoEdouard Claparède, pesquisador genebrino que viveu de 1873 a 1940, é um nome bastante familiar no Brasil, particularmente para os que realizaram estudos universitários em psicologia e em pedagogia, em um período anterior a 1980. Vários de seus livros, escritos na primeira metade do século XX, eram frequentemente lidos pelos estudantes desejosos de melhor compreender o pensamento infantil e as ideias do movimento de renovação educacional, denominado “Escola Nova”. Entre eles, destacam-se: Psicologia da criança e pedagogia experimental (Psychologie de l´enfant et pédagogie expérimentale, 1905), A escola sob medida (L’école sur mesure, 1920) e A educação funcional (L’éducation fonctionnelle, 1931). Ele próprio esteve no Brasil em 1930, a convite de sua ex-aluna e colaboradora russa, Helena Antipoff, formada em Paris e em Genebra, cujo nome está estreitamente relacionado a importantes trabalhos no campo educacional em nosso país, particularmente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro2Universidade Estadual de Campinas2016-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642896Pro-Posições; Vol. 23 No. 2: maio./ago.2012[68]; 217-220Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 2: maio./ago.2012[68]; 217-220Pro-Posições; v. 23 n. 2: maio./ago.2012[68]; 217-2201980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642896/10467Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessColinvaux, DominiqueBanks-Leite, Luci2016-02-18T14:43:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642896Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:05Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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