Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668336 |
Resumo: | This article deals with an investigation on the induction to teaching in disciplines that offer the practice as a curricular component (PCC) in the context of a Federal Institute of Education. In this work we focus on the current work model of PCCs, suggesting some possible means to articulate them with basic education. Data consisted of institutional documents and narratives of undergraduate students of Chemistry and Biology. The initial results indicate that the PCCs comply with Brazilian legislation regarding academic load, institutions implemented several significant practices such as the construction of models, experiments, games, and practical classes. However, they also present weaknesses as to the overvaluation of specific knowledge formation to the detriment of teaching training. |
id |
UNICAMP-18_5d7d5f4212883def367dcaedc6e2faf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668336 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular componentA formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricularA formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricularFormação inicial de professoresPrática curricularInserção à docênciaEstágioFormación inicial del profesoradoPráctica curricularInserción en la docenciaPrácticasInitial teacher trainingCurricular practiceInsertion into teachingThis article deals with an investigation on the induction to teaching in disciplines that offer the practice as a curricular component (PCC) in the context of a Federal Institute of Education. In this work we focus on the current work model of PCCs, suggesting some possible means to articulate them with basic education. Data consisted of institutional documents and narratives of undergraduate students of Chemistry and Biology. The initial results indicate that the PCCs comply with Brazilian legislation regarding academic load, institutions implemented several significant practices such as the construction of models, experiments, games, and practical classes. However, they also present weaknesses as to the overvaluation of specific knowledge formation to the detriment of teaching training.Este artigo trata de uma investigação que está sendo realizada no contexto de um Instituto Federal de Educação, cujo objetivo é identificar como ocorre a iniciação à docência nas disciplinas que oferecem a prática como componente curricular (PCC). Neste recorte, será focalizado como se dá o atual modelo de trabalho com as PCC e serão sinalizados alguns caminhos para a articulação destas com a escola de educação básica. Utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos e a recolha de narrativas com licenciandos dos cursos de Química e de Ciências Biológicas. Os resultados iniciais apontaram que as PCC cumprem o disposto na legislação brasileira em relação à carga horária, verificando-se que várias práticas de inserção à docência estão ocorrendo, tais como a construção de modelos, experimentos, jogos e aplicação de aulas práticas. Entretanto, identificam-se fragilidades, sobretudo, no nível da sobrevalorização da formação dos conhecimentos específicos, em detrimento da formação pedagógica para a docência.Este artigo trata de uma investigação que está sendo realizada no contexto de um Instituto Federal de Educação, cujo objetivo é identificar como ocorre a iniciação à docência nas disciplinas que oferecem a prática como componente curricular (PCC). Neste recorte, será focalizado como se dá o atual modelo de trabalho com as PCC e serão sinalizados alguns caminhos para a articulação destas com a escola de educação básica. Utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos e a recolha de narrativas com licenciandos dos cursos de Química e de Ciências Biológicas. Os resultados iniciais apontaram que as PCC cumprem o disposto na legislação brasileira em relação à carga horária, verificando-se que várias práticas de inserção à docência estão ocorrendo, tais como a construção de modelos, experimentos, jogos e aplicação de aulas práticas. Entretanto, identificam-se fragilidades, sobretudo, no nível da sobrevalorização da formação dos conhecimentos específicos, em detrimento da formação pedagógica para a docência.Universidade Estadual de Campinas2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668336Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190011Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190011Pro-Posições; v. 32 (2021): Publicação Contínua; e201900111980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668336/28013https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668336/28014Brazil; ComtemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2021 Rosenilde Nogueira Paniago, Patrícia Gouvêa Nunes, Teresa Jacinto Sarmento, José Luis Coelho da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPaniago, Rosenilde Nogueira Nunes, Patrícia Gouvêa Sarmento, Teresa Jacinto Silva, José Luis Coelho da 2022-03-18T18:45:02Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668336Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-03-18T18:45:02Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular |
title |
Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component |
spellingShingle |
Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component Paniago, Rosenilde Nogueira Formação inicial de professores Prática curricular Inserção à docência Estágio Formación inicial del profesorado Práctica curricular Inserción en la docencia Prácticas Initial teacher training Curricular practice Insertion into teaching |
title_short |
Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component |
title_full |
Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component |
title_fullStr |
Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component |
title_full_unstemmed |
Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component |
title_sort |
Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component |
author |
Paniago, Rosenilde Nogueira |
author_facet |
Paniago, Rosenilde Nogueira Nunes, Patrícia Gouvêa Sarmento, Teresa Jacinto Silva, José Luis Coelho da |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Patrícia Gouvêa Sarmento, Teresa Jacinto Silva, José Luis Coelho da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paniago, Rosenilde Nogueira Nunes, Patrícia Gouvêa Sarmento, Teresa Jacinto Silva, José Luis Coelho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Prática curricular Inserção à docência Estágio Formación inicial del profesorado Práctica curricular Inserción en la docencia Prácticas Initial teacher training Curricular practice Insertion into teaching |
topic |
Formação inicial de professores Prática curricular Inserção à docência Estágio Formación inicial del profesorado Práctica curricular Inserción en la docencia Prácticas Initial teacher training Curricular practice Insertion into teaching |
description |
This article deals with an investigation on the induction to teaching in disciplines that offer the practice as a curricular component (PCC) in the context of a Federal Institute of Education. In this work we focus on the current work model of PCCs, suggesting some possible means to articulate them with basic education. Data consisted of institutional documents and narratives of undergraduate students of Chemistry and Biology. The initial results indicate that the PCCs comply with Brazilian legislation regarding academic load, institutions implemented several significant practices such as the construction of models, experiments, games, and practical classes. However, they also present weaknesses as to the overvaluation of specific knowledge formation to the detriment of teaching training. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668336 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668336/28013 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668336/28014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Comtemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190011 Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190011 Pro-Posições; v. 32 (2021): Publicação Contínua; e20190011 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217190009405440 |