A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Dagoberto José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643422
Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre o papel que as universidades paulistas e paranaenses desempenham no processo de formação acadêmica dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), em particular os angolanos. Essa formação na instituição de ensino superior propicia novos diálogos e novas sínteses identitárias possibilitadas por outras práticas culturais apreendidas no contato com alunos, docentes, funcionários, instituições acadêmicas e de pesquisa que ignoram a realidade vivenciada por eles em Angola. Constituiremos, assim, o cenário histórico-cultural; o percurso acadêmico e identitário do estudante angolano; o contexto estudantil angolano; a história recente desse país; o lugar do intelectual e do professor universitário; o papel e o uso da língua portuguesa no Brasil e em Angola no ambiente estudantil, familiar e na rua. Buscamos entender o imaginário do jovem estudante intercambista angolano que convive com os conflitos do estigma do migrante temporário e do estereótipo do refugiado de guerraAbstract:This article is a reflection about the role that the São Paulo and Paraná State Universities play in developing the academic educational process of Portuguese-speaking African or PALOP students, especially Angolan students. Working on a degree at a higher education institution fosters new dialogues and new identity syntheses made possible by different cultural practices learned in the contact with students, professors, employees, academic institutions and research institutions that ignore people's daily life conditions in Angola. This text includes views on the Angolan historical-cultural scene, the Angolan students' academic route and identity, the present student environment in Angola, the recent history of this country; the intellectuals and university professors' social positions, and the role and use of the Portuguese language in Brazil and in Angola in scholar, familiar and colloquial situations. The study has been an attempt to understand the imaginary world of young Angolan exchange students who have to face the conflicts of the temporary migrant and the war refugee stereotypes. Key words: University. Student. Identity. Imaginary world. Exchange
id UNICAMP-18_646ed1a32dec5273496f550cc9d7f105
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643422
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no BrasilUniversidade. Estudante. Identidade. Imaginário. IntercâmbioEducaçãoEste artigo é uma reflexão sobre o papel que as universidades paulistas e paranaenses desempenham no processo de formação acadêmica dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), em particular os angolanos. Essa formação na instituição de ensino superior propicia novos diálogos e novas sínteses identitárias possibilitadas por outras práticas culturais apreendidas no contato com alunos, docentes, funcionários, instituições acadêmicas e de pesquisa que ignoram a realidade vivenciada por eles em Angola. Constituiremos, assim, o cenário histórico-cultural; o percurso acadêmico e identitário do estudante angolano; o contexto estudantil angolano; a história recente desse país; o lugar do intelectual e do professor universitário; o papel e o uso da língua portuguesa no Brasil e em Angola no ambiente estudantil, familiar e na rua. Buscamos entender o imaginário do jovem estudante intercambista angolano que convive com os conflitos do estigma do migrante temporário e do estereótipo do refugiado de guerraAbstract:This article is a reflection about the role that the São Paulo and Paraná State Universities play in developing the academic educational process of Portuguese-speaking African or PALOP students, especially Angolan students. Working on a degree at a higher education institution fosters new dialogues and new identity syntheses made possible by different cultural practices learned in the contact with students, professors, employees, academic institutions and research institutions that ignore people's daily life conditions in Angola. This text includes views on the Angolan historical-cultural scene, the Angolan students' academic route and identity, the present student environment in Angola, the recent history of this country; the intellectuals and university professors' social positions, and the role and use of the Portuguese language in Brazil and in Angola in scholar, familiar and colloquial situations. The study has been an attempt to understand the imaginary world of young Angolan exchange students who have to face the conflicts of the temporary migrant and the war refugee stereotypes. Key words: University. Student. Identity. Imaginary world. ExchangeUniversidade Estadual de Campinas2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643422Pro-Posições; Vol. 20 No. 1: jan./abr.2009[58]; 23-44Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 1: jan./abr.2009[58]; 23-44Pro-Posições; v. 20 n. 1: jan./abr.2009[58]; 23-441980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643422/10966Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Dagoberto José2017-01-13T11:52:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643422Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-01-13T11:52:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil
title A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil
spellingShingle A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil
Fonseca, Dagoberto José
Universidade. Estudante. Identidade. Imaginário. Intercâmbio
Educação
title_short A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil
title_full A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil
title_fullStr A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil
title_full_unstemmed A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil
title_sort A tripla perspectiva: a vinda, a permanência e a volta de estudantes angolanos no Brasil
author Fonseca, Dagoberto José
author_facet Fonseca, Dagoberto José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Dagoberto José
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade. Estudante. Identidade. Imaginário. Intercâmbio
Educação
topic Universidade. Estudante. Identidade. Imaginário. Intercâmbio
Educação
description Este artigo é uma reflexão sobre o papel que as universidades paulistas e paranaenses desempenham no processo de formação acadêmica dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), em particular os angolanos. Essa formação na instituição de ensino superior propicia novos diálogos e novas sínteses identitárias possibilitadas por outras práticas culturais apreendidas no contato com alunos, docentes, funcionários, instituições acadêmicas e de pesquisa que ignoram a realidade vivenciada por eles em Angola. Constituiremos, assim, o cenário histórico-cultural; o percurso acadêmico e identitário do estudante angolano; o contexto estudantil angolano; a história recente desse país; o lugar do intelectual e do professor universitário; o papel e o uso da língua portuguesa no Brasil e em Angola no ambiente estudantil, familiar e na rua. Buscamos entender o imaginário do jovem estudante intercambista angolano que convive com os conflitos do estigma do migrante temporário e do estereótipo do refugiado de guerraAbstract:This article is a reflection about the role that the São Paulo and Paraná State Universities play in developing the academic educational process of Portuguese-speaking African or PALOP students, especially Angolan students. Working on a degree at a higher education institution fosters new dialogues and new identity syntheses made possible by different cultural practices learned in the contact with students, professors, employees, academic institutions and research institutions that ignore people's daily life conditions in Angola. This text includes views on the Angolan historical-cultural scene, the Angolan students' academic route and identity, the present student environment in Angola, the recent history of this country; the intellectuals and university professors' social positions, and the role and use of the Portuguese language in Brazil and in Angola in scholar, familiar and colloquial situations. The study has been an attempt to understand the imaginary world of young Angolan exchange students who have to face the conflicts of the temporary migrant and the war refugee stereotypes. Key words: University. Student. Identity. Imaginary world. Exchange
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643422
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643422/10966
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 20 No. 1: jan./abr.2009[58]; 23-44
Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 1: jan./abr.2009[58]; 23-44
Pro-Posições; v. 20 n. 1: jan./abr.2009[58]; 23-44
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185178615808