A Marca da Maldade - Seqüência inicial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644159 |
Resumo: | Em '~ Marca da Maldade", de Orson Welles, podemos pensar na grande seqüência inicial como uma seqüência coreográfica, assemelhando-se muito a um filine musical devido às suas características espaciais, de movimentação gestual e teatral dentro da música e, principalmente, pelo posicionamento de câmera e dinâmica de filinagem. Na primeira imagem, um indivíduo segura uma bomba junto ao corpo, de modo a exibi-Ia frontalmente para o espectador. Ao acioná-Ia, ouve-se uma risada feminina ao fundo que funciona como um "detonador" da ação coreográfica que se segue. O rapaz, com a bomba nas mãos, virase em direção ao local de onde vem a risada, e aponta-a (como apontaria um revólver) para o casal que vem à pé em sua direção, indicando o alvo para o qual ela se destina. Nesse momento, estabelece-se um ritmo de ação (que permanece até o final da tomada) apoiado no tema musical que se inicia, e que percursivamente imita o tic-tac de um relógio, norteando toda a movimentação coreográfica |
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A Marca da Maldade - Seqüência inicialEducaçãoEm '~ Marca da Maldade", de Orson Welles, podemos pensar na grande seqüência inicial como uma seqüência coreográfica, assemelhando-se muito a um filine musical devido às suas características espaciais, de movimentação gestual e teatral dentro da música e, principalmente, pelo posicionamento de câmera e dinâmica de filinagem. Na primeira imagem, um indivíduo segura uma bomba junto ao corpo, de modo a exibi-Ia frontalmente para o espectador. Ao acioná-Ia, ouve-se uma risada feminina ao fundo que funciona como um "detonador" da ação coreográfica que se segue. O rapaz, com a bomba nas mãos, virase em direção ao local de onde vem a risada, e aponta-a (como apontaria um revólver) para o casal que vem à pé em sua direção, indicando o alvo para o qual ela se destina. Nesse momento, estabelece-se um ritmo de ação (que permanece até o final da tomada) apoiado no tema musical que se inicia, e que percursivamente imita o tic-tac de um relógio, norteando toda a movimentação coreográficaUniversidade Estadual de Campinas2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644159Pro-Posições; Vol. 9 No. 1: mar./1998[25]; 180-181Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 1: mar./1998[25]; 180-181Pro-Posições; v. 9 n. 1: mar./1998[25]; 180-1811980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644159/11598Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGeraldi, Snvia2016-03-14T09:02:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644159Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-14T09:02:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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