Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kishimoto, Tizuko Morchida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643463
Resumo: Trata-se de uma pesquisa realizada com crianças de 2 a 10 anos de idade, freqüentadoras da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da USP, de março de 2005 a março de 2006, tendo como objetivo o estabelecimento de relações entre brinquedo, gênero e educação. A pesquisa qualitativa, etnográfica, utiliza: diário de bordo, filmagens, transcrições de episódios de brincadeira e relatos. A partir da teoria pós-estruturalista feminista, que usa uma concepção de subjetividade precária, contraditória e constantemente se reconstituindo no discurso, propomos uma concepção de gênero performativa, instaurada pela performance repetida de atores sociais, para desenvolver a eqüidade no brincar de meninos e meninas. Os resultados indicam a difícil tarefa de eliminar os preconceitos de gênero, que dependem de fatores externos à Brinquedoteca, mas há indícios de mudança, reforçando a crença de que é possível adotar uma política de valorização de eqüidade no brincar infantil, estimulando meninos e meninas a brincarem juntos.Abstract:This text is about a research project carried out with children ranging from age 2 to 10, at the Education College Toy Library at the University of São Paulo from March 2005 to March 2006, with the objective of establishing relations between toys, gender and education. The qualitative and ethnographic research includes a logbook, video recordings, transcriptions of episodes in which children are playing and personal stories. Drawing on the post-structural feminist theory, based on a conception of subjectivity as precarious, contradictory and constantly reconstructed in discourse, the author suggests a concept of gender based on the performance of social actors as a means to develop equity in playing for both boys and girls. The results show the difficult task of eliminating gender preconceptions, which depends on factors that are external to the Toy Library environment. They also reveal the evidence of changes, strengthening the belief that it is possible do adopt a policy that stimulates equity in childhood playing, encouraging boys and girls to play together.Key words: Gender. Toys. Tost-structural feminist theories. Toy library. Equity in playing
id UNICAMP-18_6aeb538404600bff3da02b5537e0491b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643463
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Brinquedo, gênero e educação na brinquedotecaGênero. Brinquedo. Teorias pós-estruturalistas feministas. Brinquedoteca. Eqüidade no brincarEducaçãoTrata-se de uma pesquisa realizada com crianças de 2 a 10 anos de idade, freqüentadoras da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da USP, de março de 2005 a março de 2006, tendo como objetivo o estabelecimento de relações entre brinquedo, gênero e educação. A pesquisa qualitativa, etnográfica, utiliza: diário de bordo, filmagens, transcrições de episódios de brincadeira e relatos. A partir da teoria pós-estruturalista feminista, que usa uma concepção de subjetividade precária, contraditória e constantemente se reconstituindo no discurso, propomos uma concepção de gênero performativa, instaurada pela performance repetida de atores sociais, para desenvolver a eqüidade no brincar de meninos e meninas. Os resultados indicam a difícil tarefa de eliminar os preconceitos de gênero, que dependem de fatores externos à Brinquedoteca, mas há indícios de mudança, reforçando a crença de que é possível adotar uma política de valorização de eqüidade no brincar infantil, estimulando meninos e meninas a brincarem juntos.Abstract:This text is about a research project carried out with children ranging from age 2 to 10, at the Education College Toy Library at the University of São Paulo from March 2005 to March 2006, with the objective of establishing relations between toys, gender and education. The qualitative and ethnographic research includes a logbook, video recordings, transcriptions of episodes in which children are playing and personal stories. Drawing on the post-structural feminist theory, based on a conception of subjectivity as precarious, contradictory and constantly reconstructed in discourse, the author suggests a concept of gender based on the performance of social actors as a means to develop equity in playing for both boys and girls. The results show the difficult task of eliminating gender preconceptions, which depends on factors that are external to the Toy Library environment. They also reveal the evidence of changes, strengthening the belief that it is possible do adopt a policy that stimulates equity in childhood playing, encouraging boys and girls to play together.Key words: Gender. Toys. Tost-structural feminist theories. Toy library. Equity in playingUniversidade Estadual de Campinas2016-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643463Pro-Posições; Vol. 19 No. 3: set./dez.2008[57]; 209-223Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 3: set./dez.2008[57]; 209-223Pro-Posições; v. 19 n. 3: set./dez.2008[57]; 209-2231980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643463/10991Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKishimoto, Tizuko Morchida2016-02-22T12:15:42Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643463Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T12:15:42Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca
title Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca
spellingShingle Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca
Kishimoto, Tizuko Morchida
Gênero. Brinquedo. Teorias pós-estruturalistas feministas. Brinquedoteca. Eqüidade no brincar
Educação
title_short Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca
title_full Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca
title_fullStr Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca
title_full_unstemmed Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca
title_sort Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca
author Kishimoto, Tizuko Morchida
author_facet Kishimoto, Tizuko Morchida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kishimoto, Tizuko Morchida
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Brinquedo. Teorias pós-estruturalistas feministas. Brinquedoteca. Eqüidade no brincar
Educação
topic Gênero. Brinquedo. Teorias pós-estruturalistas feministas. Brinquedoteca. Eqüidade no brincar
Educação
description Trata-se de uma pesquisa realizada com crianças de 2 a 10 anos de idade, freqüentadoras da Brinquedoteca da Faculdade de Educação da USP, de março de 2005 a março de 2006, tendo como objetivo o estabelecimento de relações entre brinquedo, gênero e educação. A pesquisa qualitativa, etnográfica, utiliza: diário de bordo, filmagens, transcrições de episódios de brincadeira e relatos. A partir da teoria pós-estruturalista feminista, que usa uma concepção de subjetividade precária, contraditória e constantemente se reconstituindo no discurso, propomos uma concepção de gênero performativa, instaurada pela performance repetida de atores sociais, para desenvolver a eqüidade no brincar de meninos e meninas. Os resultados indicam a difícil tarefa de eliminar os preconceitos de gênero, que dependem de fatores externos à Brinquedoteca, mas há indícios de mudança, reforçando a crença de que é possível adotar uma política de valorização de eqüidade no brincar infantil, estimulando meninos e meninas a brincarem juntos.Abstract:This text is about a research project carried out with children ranging from age 2 to 10, at the Education College Toy Library at the University of São Paulo from March 2005 to March 2006, with the objective of establishing relations between toys, gender and education. The qualitative and ethnographic research includes a logbook, video recordings, transcriptions of episodes in which children are playing and personal stories. Drawing on the post-structural feminist theory, based on a conception of subjectivity as precarious, contradictory and constantly reconstructed in discourse, the author suggests a concept of gender based on the performance of social actors as a means to develop equity in playing for both boys and girls. The results show the difficult task of eliminating gender preconceptions, which depends on factors that are external to the Toy Library environment. They also reveal the evidence of changes, strengthening the belief that it is possible do adopt a policy that stimulates equity in childhood playing, encouraging boys and girls to play together.Key words: Gender. Toys. Tost-structural feminist theories. Toy library. Equity in playing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643463
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643463/10991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 19 No. 3: set./dez.2008[57]; 209-223
Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 3: set./dez.2008[57]; 209-223
Pro-Posições; v. 19 n. 3: set./dez.2008[57]; 209-223
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185220558848