o Brasilde Olavo Bilac e Manoel Bonfim: A construção política de uma identidade nacional através do ensino
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643950 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos ide"ntificaros símbolos que Olavo Bilac e Manuel Bonfim usaram em Através doBrasi~para apresentar seu país e sua gente aos leitores que pretendiam fossem estudantes do curso primário. Acreditamos que Olavo Bilac e Manuel Bonfim trazem, em Através do Brasi~ três elementos emblemáticos dos debates sobre a constituição da nação durante a Primeira República. Esses elementos, a partir do final do século XIX, seriam considerados, no Brasil, fundamentais para a construção da identidade nacional: a) a delimitação geográfica do corpo físico da nação, o território; b) a existência de um passado comum aos habitantes deste território e c) a comunhão de sentimentos e valores destes mesmos habitantes.Abstract:In this article, we have intended to identify the symbols that Olavo Bilac and Manuel Bonfim used in Através do BrasÍl to present their country and their people to readers, which they understood to be the students of primary school. We believe that Olavo Bilac and Manuel Bonfim bring, into Através do BrasÍl, three emblematic elements of the debates about the constitution of the nation during the First Republic. Those elements, starting fram the end of the century XIX, would be considered, in Brazil, fundamental to the construction of the national identity: a) the geographical delimitation of the physical body of the nation, its territory; b) the existence of a past common to the inhabitants of this territory and c) the communion of feelings and values of these same inhabitants. Key-words: XIX Century Brazil. Identity. National. School handbook. Primary school. Images. Representations |
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o Brasilde Olavo Bilac e Manoel Bonfim: A construção política de uma identidade nacional através do ensinoBrasil Século XIX. Identidade. Nacional. Manual escolar. Escola primária. Imagens. RepresentaçõesEducaçãoNeste artigo, pretendemos ide"ntificaros símbolos que Olavo Bilac e Manuel Bonfim usaram em Através doBrasi~para apresentar seu país e sua gente aos leitores que pretendiam fossem estudantes do curso primário. Acreditamos que Olavo Bilac e Manuel Bonfim trazem, em Através do Brasi~ três elementos emblemáticos dos debates sobre a constituição da nação durante a Primeira República. Esses elementos, a partir do final do século XIX, seriam considerados, no Brasil, fundamentais para a construção da identidade nacional: a) a delimitação geográfica do corpo físico da nação, o território; b) a existência de um passado comum aos habitantes deste território e c) a comunhão de sentimentos e valores destes mesmos habitantes.Abstract:In this article, we have intended to identify the symbols that Olavo Bilac and Manuel Bonfim used in Através do BrasÍl to present their country and their people to readers, which they understood to be the students of primary school. We believe that Olavo Bilac and Manuel Bonfim bring, into Através do BrasÍl, three emblematic elements of the debates about the constitution of the nation during the First Republic. Those elements, starting fram the end of the century XIX, would be considered, in Brazil, fundamental to the construction of the national identity: a) the geographical delimitation of the physical body of the nation, its territory; b) the existence of a past common to the inhabitants of this territory and c) the communion of feelings and values of these same inhabitants. Key-words: XIX Century Brazil. Identity. National. School handbook. Primary school. Images. RepresentationsUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643950Pro-Posições; Vol. 13 No. 2: maio./ago.2002[38]; 21-33Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 2: maio./ago.2002[38]; 21-33Pro-Posições; v. 13 n. 2: maio./ago.2002[38]; 21-331980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643950/11406Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ediógenes AragãoMonteiro, Regina Maria2016-03-07T13:58:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643950Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T13:58:52Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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