Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côco, Dilza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gontijo, Cláudia Maria Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651749
Resumo: O artigo objetiva compreender os sentidos produzidos para o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Alfabetização (Paebes-Alfa). Utiliza como referencial teórico contribuições do círculo de Mikhail Bakhtin e adota o estudo de caso como metodologia de pesquisa. Privilegia a análise dos diálogos com e dos sujeitos participantes do programa. Integram o corpus da pesquisa fontes documentais e registros dos diálogos durante a aplicação dos testes de avaliação de Língua Portuguesa realizada em salas de 1.º e 2.º anos do Ensino Fundamental. Conclui, apesar do caráter impositivo e prescritivo do Paebes-Alfa, que os sujeitos produzem posicionamentos críticos sobre o programa, subvertendo a ordem imposta.
id UNICAMP-18_6f6e84dcad14737f8c39dab90ee8fc5a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651749
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito SantoAvaliação externa. Alfabetização. Leitura. Escrita.O artigo objetiva compreender os sentidos produzidos para o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Alfabetização (Paebes-Alfa). Utiliza como referencial teórico contribuições do círculo de Mikhail Bakhtin e adota o estudo de caso como metodologia de pesquisa. Privilegia a análise dos diálogos com e dos sujeitos participantes do programa. Integram o corpus da pesquisa fontes documentais e registros dos diálogos durante a aplicação dos testes de avaliação de Língua Portuguesa realizada em salas de 1.º e 2.º anos do Ensino Fundamental. Conclui, apesar do caráter impositivo e prescritivo do Paebes-Alfa, que os sujeitos produzem posicionamentos críticos sobre o programa, subvertendo a ordem imposta.Universidade Estadual de Campinas2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651749Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 63-87Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 63-87Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 63-871980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651749/17634Copyright (c) 2018 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCôco, DilzaGontijo, Cláudia Maria Mendes2018-04-04T13:28:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651749Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:28:32Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo
title Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo
spellingShingle Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo
Côco, Dilza
Avaliação externa. Alfabetização. Leitura. Escrita.
title_short Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo
title_full Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo
title_fullStr Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo
title_full_unstemmed Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo
title_sort Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo
author Côco, Dilza
author_facet Côco, Dilza
Gontijo, Cláudia Maria Mendes
author_role author
author2 Gontijo, Cláudia Maria Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Côco, Dilza
Gontijo, Cláudia Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa. Alfabetização. Leitura. Escrita.
topic Avaliação externa. Alfabetização. Leitura. Escrita.
description O artigo objetiva compreender os sentidos produzidos para o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Alfabetização (Paebes-Alfa). Utiliza como referencial teórico contribuições do círculo de Mikhail Bakhtin e adota o estudo de caso como metodologia de pesquisa. Privilegia a análise dos diálogos com e dos sujeitos participantes do programa. Integram o corpus da pesquisa fontes documentais e registros dos diálogos durante a aplicação dos testes de avaliação de Língua Portuguesa realizada em salas de 1.º e 2.º anos do Ensino Fundamental. Conclui, apesar do caráter impositivo e prescritivo do Paebes-Alfa, que os sujeitos produzem posicionamentos críticos sobre o programa, subvertendo a ordem imposta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651749
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8651749/17634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 63-87
Pro-Posições; Vol. 28 (2017): Supl. 1; 63-87
Pro-Posições; v. 28 (2017): Supl. 1; 63-87
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188520427520