o estranho caso do "Cidadão Quinlan"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piozzi, Patrizia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644153
Resumo: Em "Touch of Evil", Orson Welles, diretor e ator, dá vida a um personagem e a um enredo onde elementos de crítica social se entrelaçam em busca de respostas para o enigma de vidas "marcadas pela maldade". A trama, aparentemente apenas mais um exemplo do duelo mortal entre "bandido e mocinho", tão recorrente na cinematografia hollywoodiana, desenvolve-se numa atmosfera estranha e misteriosa, onde situações improváveis e personagens inusitados compõem imagens, ora grotescas, ora dramáticas, da condição humana degradada. O espectador encontra aí a mesma intrigante ambigüidade presente em outros fUmes de Welles, como "Cidadão Kane" (1941) e "Grilhões do passado" (1955), onde o abuso do poder e da riqueza associa-se a um destino trágico de solidão e de morte. O cineasta parece oscilar permanentemente entre a vontade política e pedagógica de denunciar e "punir" os maus e o impulso irresistível de desvendar a história íntima dos personagens, trazendo à tona o segredo de suas vidas. Sob este aspecto, a história é para o espectador um "fio de Ariadne", chamando-o a penetrar, atrás da divisão estereotipada entre bem e mal, os motivos ocultos que levam indivíduos sensíveis e íntegros ao crime e à corrupção. A tensão entre estes dois enfoques contribui para criar efeitos desconcertantes na obra de Welles, onde múltiplos sentidos se cruzam impossibilitando qualquer leitura linear. Em "Touch of Evil", o bom e o mau, empenhados num combate sem trégua, são construídos por um contraste berrante na caracterização visual, na ação, no discurso; no entanto, além deste contraste, responsável pela dinâmica da história, pode-se perceber um lastro comum entre eles, a ponto de um parecer apenas a imagem antitética do outro, como Dorian Gray e seu retrato.
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