Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarello, Marinete Rosa Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barros, Maria Elizabeth Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643636
Resumo: Este estudo qualitativo aborda as estratégias inventivas que professores/as de uma escola pública de Vitória, Espírito Santo, utilizam para lidar com a precariedade das situações de trabalho. Pesquisa as vivências de prazer e sofrimento dos/as docentes, com ênfase nas ações que apontam a recriação da atividade que implica resultados para o trabalho e para o processo de saúde dos sujeitos. Utiliza como estratégias de pesquisa a cartografia e a vivência institucional no cotidiano da escola, entrevistas semi-estruturadas individuais e registros em diário de campo. A pesquisa constata a instituição de diversas estratégias que subvertem as normas prescritas e a precariedade das condições de trabalho, como as relações intersubjetivas que instituem sistema de cooperação entre vários docentes que se integram em projetos comuns, e relações mais próximas e afetivas com o alunado, para facilitar o processo de aprendizagem, produzindo prazer e saúde em sua atividadeAbstract: This qualitative study is intended to show the inventive strategies that teachers in a public school in Vitória, State of Espírito Santo, Brazil, utilize to deal with the precariousness of their working situations. A study was developed about teachers’ experiences of pleasure and suffering, emphasizing actions which indicate the re-creation of activities leading to results in the individuals’ working and health conditions. Cartography, institutional of the school daily routine, semi-structured individual interviews and records in a field diary have been used as research strategies. The research has verified the institution of several strategies which subvert the prescribed rules and the precariousness of working conditions. These strategies include inter-subjective relations that establish a system of cooperation among several teachers who participate in common projects and closer and tenderer relationship with students in order to facilitate the learning process, producing pleasure and health in their activities.Key words: Education. Working organization. Teachers’ work. Health. Illness
id UNICAMP-18_70b06e03fae7fa725e43dc7addc4bcbc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643636
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola públicaEducação. Organização do trabalho. Trabalho docente. Saúde. DoençaEducaçãoEste estudo qualitativo aborda as estratégias inventivas que professores/as de uma escola pública de Vitória, Espírito Santo, utilizam para lidar com a precariedade das situações de trabalho. Pesquisa as vivências de prazer e sofrimento dos/as docentes, com ênfase nas ações que apontam a recriação da atividade que implica resultados para o trabalho e para o processo de saúde dos sujeitos. Utiliza como estratégias de pesquisa a cartografia e a vivência institucional no cotidiano da escola, entrevistas semi-estruturadas individuais e registros em diário de campo. A pesquisa constata a instituição de diversas estratégias que subvertem as normas prescritas e a precariedade das condições de trabalho, como as relações intersubjetivas que instituem sistema de cooperação entre vários docentes que se integram em projetos comuns, e relações mais próximas e afetivas com o alunado, para facilitar o processo de aprendizagem, produzindo prazer e saúde em sua atividadeAbstract: This qualitative study is intended to show the inventive strategies that teachers in a public school in Vitória, State of Espírito Santo, Brazil, utilize to deal with the precariousness of their working situations. A study was developed about teachers’ experiences of pleasure and suffering, emphasizing actions which indicate the re-creation of activities leading to results in the individuals’ working and health conditions. Cartography, institutional of the school daily routine, semi-structured individual interviews and records in a field diary have been used as research strategies. The research has verified the institution of several strategies which subvert the prescribed rules and the precariousness of working conditions. These strategies include inter-subjective relations that establish a system of cooperation among several teachers who participate in common projects and closer and tenderer relationship with students in order to facilitate the learning process, producing pleasure and health in their activities.Key words: Education. Working organization. Teachers’ work. Health. IllnessUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643636Pro-Posições; Vol. 17 No. 2: maio./ago.2006[50]; 211-231Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 2: maio./ago.2006[50]; 211-231Pro-Posições; v. 17 n. 2: maio./ago.2006[50]; 211-2311980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643636/11155Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMascarello, Marinete Rosa PereiraBarros, Maria Elizabeth Barros2016-02-29T14:03:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643636Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:03:44Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública
title Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública
spellingShingle Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública
Mascarello, Marinete Rosa Pereira
Educação. Organização do trabalho. Trabalho docente. Saúde. Doença
Educação
title_short Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública
title_full Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública
title_fullStr Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública
title_full_unstemmed Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública
title_sort Percorrendo o labirinto1 : trabalho, relações intersubjetivas e a saúde de professores/as de uma escola pública
author Mascarello, Marinete Rosa Pereira
author_facet Mascarello, Marinete Rosa Pereira
Barros, Maria Elizabeth Barros
author_role author
author2 Barros, Maria Elizabeth Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascarello, Marinete Rosa Pereira
Barros, Maria Elizabeth Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Organização do trabalho. Trabalho docente. Saúde. Doença
Educação
topic Educação. Organização do trabalho. Trabalho docente. Saúde. Doença
Educação
description Este estudo qualitativo aborda as estratégias inventivas que professores/as de uma escola pública de Vitória, Espírito Santo, utilizam para lidar com a precariedade das situações de trabalho. Pesquisa as vivências de prazer e sofrimento dos/as docentes, com ênfase nas ações que apontam a recriação da atividade que implica resultados para o trabalho e para o processo de saúde dos sujeitos. Utiliza como estratégias de pesquisa a cartografia e a vivência institucional no cotidiano da escola, entrevistas semi-estruturadas individuais e registros em diário de campo. A pesquisa constata a instituição de diversas estratégias que subvertem as normas prescritas e a precariedade das condições de trabalho, como as relações intersubjetivas que instituem sistema de cooperação entre vários docentes que se integram em projetos comuns, e relações mais próximas e afetivas com o alunado, para facilitar o processo de aprendizagem, produzindo prazer e saúde em sua atividadeAbstract: This qualitative study is intended to show the inventive strategies that teachers in a public school in Vitória, State of Espírito Santo, Brazil, utilize to deal with the precariousness of their working situations. A study was developed about teachers’ experiences of pleasure and suffering, emphasizing actions which indicate the re-creation of activities leading to results in the individuals’ working and health conditions. Cartography, institutional of the school daily routine, semi-structured individual interviews and records in a field diary have been used as research strategies. The research has verified the institution of several strategies which subvert the prescribed rules and the precariousness of working conditions. These strategies include inter-subjective relations that establish a system of cooperation among several teachers who participate in common projects and closer and tenderer relationship with students in order to facilitate the learning process, producing pleasure and health in their activities.Key words: Education. Working organization. Teachers’ work. Health. Illness
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643636
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643636/11155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 17 No. 2: maio./ago.2006[50]; 211-231
Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 2: maio./ago.2006[50]; 211-231
Pro-Posições; v. 17 n. 2: maio./ago.2006[50]; 211-231
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185744846848