Experiências de leitura literária digital por leitores jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072021000100510 |
Resumo: | Resumo A leitura literária se modificou com a cultura digital, por meio de obras diferentes daquelas produzidas pela cultura impressa. Neste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros de 15 a 17 anos. Apresentamos as experiências de leitura literária digital de jovens leitores, procurando identificar as formas de busca e de acesso às obras literárias digitais e digitalizadas lidas por eles. A investigação adotou uma perspectiva quantitativa, com aplicação de questionários, e qualitativa, com acompanhamento das práticas de leitura literária digital de leitores jovens. Verificamos que os ambientes digitais de busca são diversos, mas nem sempre fáceis de serem conhecidos pelos jovens leitores. Para cada tipo de leitura literária digital, existem formas específicas de aceso nos ambientes digitais que as disponibilizam, bem como para cada ambiente digital que disponibiliza obras literárias são necessários procedimentos específicos para localização das obras. |
id |
UNICAMP-18_7698100c30e60a8368f584d953c4ea91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-73072021000100510 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências de leitura literária digital por leitores jovensleitura literária digitalleitores jovensformação de leitoresResumo A leitura literária se modificou com a cultura digital, por meio de obras diferentes daquelas produzidas pela cultura impressa. Neste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros de 15 a 17 anos. Apresentamos as experiências de leitura literária digital de jovens leitores, procurando identificar as formas de busca e de acesso às obras literárias digitais e digitalizadas lidas por eles. A investigação adotou uma perspectiva quantitativa, com aplicação de questionários, e qualitativa, com acompanhamento das práticas de leitura literária digital de leitores jovens. Verificamos que os ambientes digitais de busca são diversos, mas nem sempre fáceis de serem conhecidos pelos jovens leitores. Para cada tipo de leitura literária digital, existem formas específicas de aceso nos ambientes digitais que as disponibilizam, bem como para cada ambiente digital que disponibiliza obras literárias são necessários procedimentos específicos para localização das obras.UNICAMP - Faculdade de Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072021000100510Pro-Posições v.32 2021reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1980-6248-2018-0027info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Mônica Daisy VieiraFrade,Isabel Cristina Alves da Silvapor2021-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072021000100510Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2021-05-26T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de leitura literária digital por leitores jovens |
title |
Experiências de leitura literária digital por leitores jovens |
spellingShingle |
Experiências de leitura literária digital por leitores jovens Araújo,Mônica Daisy Vieira leitura literária digital leitores jovens formação de leitores |
title_short |
Experiências de leitura literária digital por leitores jovens |
title_full |
Experiências de leitura literária digital por leitores jovens |
title_fullStr |
Experiências de leitura literária digital por leitores jovens |
title_full_unstemmed |
Experiências de leitura literária digital por leitores jovens |
title_sort |
Experiências de leitura literária digital por leitores jovens |
author |
Araújo,Mônica Daisy Vieira |
author_facet |
Araújo,Mônica Daisy Vieira Frade,Isabel Cristina Alves da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Frade,Isabel Cristina Alves da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Mônica Daisy Vieira Frade,Isabel Cristina Alves da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura literária digital leitores jovens formação de leitores |
topic |
leitura literária digital leitores jovens formação de leitores |
description |
Resumo A leitura literária se modificou com a cultura digital, por meio de obras diferentes daquelas produzidas pela cultura impressa. Neste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros de 15 a 17 anos. Apresentamos as experiências de leitura literária digital de jovens leitores, procurando identificar as formas de busca e de acesso às obras literárias digitais e digitalizadas lidas por eles. A investigação adotou uma perspectiva quantitativa, com aplicação de questionários, e qualitativa, com acompanhamento das práticas de leitura literária digital de leitores jovens. Verificamos que os ambientes digitais de busca são diversos, mas nem sempre fáceis de serem conhecidos pelos jovens leitores. Para cada tipo de leitura literária digital, existem formas específicas de aceso nos ambientes digitais que as disponibilizam, bem como para cada ambiente digital que disponibiliza obras literárias são necessários procedimentos específicos para localização das obras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072021000100510 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072021000100510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-6248-2018-0027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições v.32 2021 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1748950195789365248 |