LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CASTILHO, Júnior Cezar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4742
Resumo: Considerando a importante função da escola na formação de leitores autônomos e críticos, esta pesquisa tem por objetivo destacar alguns procedimentos didático- pedagógicos que podem ser seguidos pelos docentes a fim de desenvolverem o prazer pela leitura literária em seus alunos, tornando-os leitores competentes. Para tanto, propõe-se a realização de um estudo bibliográfico sobre algumas das propostas metodológicas apresentadas por pesquisadores na área de leitura literária, objetivando sistematizar textualmente algumas das propostas encontradas visando à apropriação plena do texto literário. É fundamental que o aluno saiba, primeiramente, a diferença entre texto literário e texto não- literário. Ao deparar-se com um texto literário, é fundamental que o leitor tenha em mente que está diante de um texto que interpreta aspectos da realidade, de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário. Para este tipo de leitura é preciso um leitor crítico, que esteja acostumado com vários outros tipos de leituras. Naturalmente, o aluno que não foi preparado adequadamente para ser um leitor autônomo, dificilmente sentirá prazer de ler obras recomendadas pelos vestibulares.Frente a essa situação, observa-se que muitos professores restringem suas atividades a analisar enredo, espaço, tempo, personagens e narrador, de forma mecânica, valorizando o modelo exigido pelo vestibular. Ao utilizar o texto como pretexto, temos o afastamento entre a relação texto- leitor.Em uma análise mais detalhada, é possível observar que o problema da má formação de leitores no ensino médio provém do despreparo do professor que não possui orientação suficiente para sistematizar os procedimentos didáticos a serem utilizados em sala. Diante desse problema, vemos que algumas práticas motivadoras podem ser utilizadas para atrair e formar leitores críticos, não apenas de obras literárias, mas dos diversos gêneros textuais.Com este estudo, espera-se contribuir para a prática pedagógica de docentes envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, comprometidos na realização de uma leitura crítica dos diversos gêneros literários.
id UNICESU -1_96e3dc235acba58277eb0f763d64e730
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4742
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOSFormação do leitorLeitura literáriaProcedimentos didáticosConsiderando a importante função da escola na formação de leitores autônomos e críticos, esta pesquisa tem por objetivo destacar alguns procedimentos didático- pedagógicos que podem ser seguidos pelos docentes a fim de desenvolverem o prazer pela leitura literária em seus alunos, tornando-os leitores competentes. Para tanto, propõe-se a realização de um estudo bibliográfico sobre algumas das propostas metodológicas apresentadas por pesquisadores na área de leitura literária, objetivando sistematizar textualmente algumas das propostas encontradas visando à apropriação plena do texto literário. É fundamental que o aluno saiba, primeiramente, a diferença entre texto literário e texto não- literário. Ao deparar-se com um texto literário, é fundamental que o leitor tenha em mente que está diante de um texto que interpreta aspectos da realidade, de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário. Para este tipo de leitura é preciso um leitor crítico, que esteja acostumado com vários outros tipos de leituras. Naturalmente, o aluno que não foi preparado adequadamente para ser um leitor autônomo, dificilmente sentirá prazer de ler obras recomendadas pelos vestibulares.Frente a essa situação, observa-se que muitos professores restringem suas atividades a analisar enredo, espaço, tempo, personagens e narrador, de forma mecânica, valorizando o modelo exigido pelo vestibular. Ao utilizar o texto como pretexto, temos o afastamento entre a relação texto- leitor.Em uma análise mais detalhada, é possível observar que o problema da má formação de leitores no ensino médio provém do despreparo do professor que não possui orientação suficiente para sistematizar os procedimentos didáticos a serem utilizados em sala. Diante desse problema, vemos que algumas práticas motivadoras podem ser utilizadas para atrair e formar leitores críticos, não apenas de obras literárias, mas dos diversos gêneros textuais.Com este estudo, espera-se contribuir para a prática pedagógica de docentes envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, comprometidos na realização de uma leitura crítica dos diversos gêneros literários.UniCesumar2020-01-31T18:04:44Z2020-01-31T18:04:44Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4742otherFELIX, Flávia Ribeiro dos SantosCASTILHO, Júnior Cezarreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:54Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:15.873Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
title LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
spellingShingle LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos
Formação do leitor
Leitura literária
Procedimentos didáticos
title_short LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
title_full LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
title_fullStr LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
title_full_unstemmed LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
title_sort LEITURA LITERÁRIA: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
author FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos
author_facet FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos
CASTILHO, Júnior Cezar
author_role author
author2 CASTILHO, Júnior Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIX, Flávia Ribeiro dos Santos
CASTILHO, Júnior Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do leitor
Leitura literária
Procedimentos didáticos
topic Formação do leitor
Leitura literária
Procedimentos didáticos
dc.description.none.fl_txt_mv Considerando a importante função da escola na formação de leitores autônomos e críticos, esta pesquisa tem por objetivo destacar alguns procedimentos didático- pedagógicos que podem ser seguidos pelos docentes a fim de desenvolverem o prazer pela leitura literária em seus alunos, tornando-os leitores competentes. Para tanto, propõe-se a realização de um estudo bibliográfico sobre algumas das propostas metodológicas apresentadas por pesquisadores na área de leitura literária, objetivando sistematizar textualmente algumas das propostas encontradas visando à apropriação plena do texto literário. É fundamental que o aluno saiba, primeiramente, a diferença entre texto literário e texto não- literário. Ao deparar-se com um texto literário, é fundamental que o leitor tenha em mente que está diante de um texto que interpreta aspectos da realidade, de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário. Para este tipo de leitura é preciso um leitor crítico, que esteja acostumado com vários outros tipos de leituras. Naturalmente, o aluno que não foi preparado adequadamente para ser um leitor autônomo, dificilmente sentirá prazer de ler obras recomendadas pelos vestibulares.Frente a essa situação, observa-se que muitos professores restringem suas atividades a analisar enredo, espaço, tempo, personagens e narrador, de forma mecânica, valorizando o modelo exigido pelo vestibular. Ao utilizar o texto como pretexto, temos o afastamento entre a relação texto- leitor.Em uma análise mais detalhada, é possível observar que o problema da má formação de leitores no ensino médio provém do despreparo do professor que não possui orientação suficiente para sistematizar os procedimentos didáticos a serem utilizados em sala. Diante desse problema, vemos que algumas práticas motivadoras podem ser utilizadas para atrair e formar leitores críticos, não apenas de obras literárias, mas dos diversos gêneros textuais.Com este estudo, espera-se contribuir para a prática pedagógica de docentes envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, comprometidos na realização de uma leitura crítica dos diversos gêneros literários.
description Considerando a importante função da escola na formação de leitores autônomos e críticos, esta pesquisa tem por objetivo destacar alguns procedimentos didático- pedagógicos que podem ser seguidos pelos docentes a fim de desenvolverem o prazer pela leitura literária em seus alunos, tornando-os leitores competentes. Para tanto, propõe-se a realização de um estudo bibliográfico sobre algumas das propostas metodológicas apresentadas por pesquisadores na área de leitura literária, objetivando sistematizar textualmente algumas das propostas encontradas visando à apropriação plena do texto literário. É fundamental que o aluno saiba, primeiramente, a diferença entre texto literário e texto não- literário. Ao deparar-se com um texto literário, é fundamental que o leitor tenha em mente que está diante de um texto que interpreta aspectos da realidade, de maneira indireta, recriando o real num plano imaginário. Para este tipo de leitura é preciso um leitor crítico, que esteja acostumado com vários outros tipos de leituras. Naturalmente, o aluno que não foi preparado adequadamente para ser um leitor autônomo, dificilmente sentirá prazer de ler obras recomendadas pelos vestibulares.Frente a essa situação, observa-se que muitos professores restringem suas atividades a analisar enredo, espaço, tempo, personagens e narrador, de forma mecânica, valorizando o modelo exigido pelo vestibular. Ao utilizar o texto como pretexto, temos o afastamento entre a relação texto- leitor.Em uma análise mais detalhada, é possível observar que o problema da má formação de leitores no ensino médio provém do despreparo do professor que não possui orientação suficiente para sistematizar os procedimentos didáticos a serem utilizados em sala. Diante desse problema, vemos que algumas práticas motivadoras podem ser utilizadas para atrair e formar leitores críticos, não apenas de obras literárias, mas dos diversos gêneros textuais.Com este estudo, espera-se contribuir para a prática pedagógica de docentes envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, comprometidos na realização de uma leitura crítica dos diversos gêneros literários.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-31T18:04:44Z
2020-01-31T18:04:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4742
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4742
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948615669317632